,

O que é a filosofia

As atividades sobre reflexão filosófica foram trazidas ao Brasil pelos padres jesuítas, no século XVI

Quando se fala de grandes pensadores, sejam eles antigos ou não, normalmente refere-se a eles como filósofos. Apesar do uso frequente do termo, muitas pessoas sequer sabem o que é a filosofia.

Não é de se espantar sua falta de popularidade, já que a ciência é pouco abordada durante a escola por não ser uma exigência em vestibulares ou no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Entenda do que se trata a filosofia

Nem todo mundo sabe o que é precisamente a filosofia

Muitas pessoas têm dúvida sobre o que é filosofia (Foto: depositphotos)

A filosofia busca estudar e entender as questões gerais e fundamentais relacionadas à natureza da existência humana. Isso inclui falar da moral, do conhecimento, da estética, da mente e do universo em geral.

O estudo dessas questões essenciais para humanidade tem como objetivo a busca de uma maior compreensão da realidade. E além disso: de como o ser humano se relaciona com o mundo.

Ao contrário da religião e da mitologia, a filosofia é trabalhada através da argumentação racional. Porém, não chega a ser considerada ciência, já que não usa procedimentos empíricos em seus estudos.

Segundo o filósofo e educador brasileiro, Mário Sérgio Cortella, em sua coluna na Rádio CBN, o atual sentido de ciência, como um estudo matematizado e que passa por experimentos para ser provado, faz com que a filosofia deixe de ser considerada uma ciência para ser categorizada como um saber, já que é mais racional do que empírica.

Mesmo assim, a filosofia é considerada até hoje a mãe de todas as ciências. Por ela ser um produto de questionamento, acabou sendo o estopim para o surgimento da matemática e da astronomia por exemplo. 

Etimologia

A palavra filosofia vem do gregophilosophia (Φιλοσοφία). Philo vem de philia (φιλια), que significa amizade ou amor fraterno. Já sophia (σοφία ou Σοφία), vem de sophos (σοφός), que traduzido para nossa língua exprime sabedoria.

O vocábulo filosofia significa amor pelo conhecimento, pela sabedoria ou pelo saber. O filósofo vai além daquele que possui uma formação superior na área. Isso porque nada mais é do que aquele que ama o saber.

O termo filosofia, foi criado pelo filósofo e matemático Pitágoras de Samos (570 a.C – 490 a.C). Ele foi um importante pensador pré-socrático.

Filosofia na história

Quando se fala de filosofia, existem duas grandes escolas: a filosofia oriental e a ocidental. O primeiro filosofo ocidental que se tem conhecimento, é Tales de Mileto (623 a.C – 528 a.C).

Infelizmente, sabe-se muito pouco sobre Tales. Isso porque boa parte dos seus escritos se perderam com o tempo. Suas ideias filosóficas só são conhecidas graças aos trabalhos de filósofos posteriores, como Aristóteles por exemplo.

Apesar de Tales de Mileto ser considerado o primeiro, quando se fala de filosofia ocidental, os principais pensadores citados são Sócrates e o seu pupilo, Platão. 

A filosofia oriental, apesar de não ser tão mencionada nas escolas, é praticada e admirada por muitos. Algumas das suas principais escolas são: confucionismo, taoismo e budismo. 

Filosofia no Brasil

As atividades sobre reflexão filosófica foram trazidas ao Brasil pelos padres jesuítas, no século XVI.

Um dos primeiros a utilizar a expressão “filosofia no Brasil”, foi o sergipano Silvio Romero, em seu livro A filosofia no Brasil (1878). Em 1908, o país ganhou a sua primeira faculdade de filosofia, a Faculdade de São Bento.

Em 1961, o presidente João Gourlat (PTB), sancionou a lei 4.024/61, que tirou a obrigatoriedade da disciplina ser lecionada nas instituições de ensino médio.

O ensino passou a ser retomado a partir de 1990, mas somente durante o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ensino da disciplina voltou a ser obrigatório.

Sobre o autor

Avatar
Jornalista formado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo (UniFavip-DeVry). Possui experiência prática de dois anos na área de produção de textos para web e social media (MTB/PE: 6771). Atualmente trabalha com produção de conteúdo audiovisual para plataformas digitais, sendo as principais os canais do Remédio Caseiro e do Clube para Cachorros, no YouTube.