Todas as pessoas iniciadas na Jurema recebem o nome de juremeiras e elas tem suas raízes mais precisamente na Paraíba, Rio Grande do Norte e no Sertão pernambucano. Nos primórdios, os índios cultuavam os espíritos de antigos pajés até conseguir invocações nos religiosos. Além disso, tinham a capacidade de realizar trabalhos voltados para os encantamentos dos rios e das matas.
Conhecedores dos benefícios das plantas, os índios trabalhavam a cura através das árvores. A Jurema, em especial, tem poderes curativos em todas as suas partes, como raiz, casca, folhas e sementes. Por isso a planta passou a ser utilizada como uma linha de trabalho, dos mestres e dos encantados da Jurema.
Com o passar dos anos, o Brasil foi recebendo novos povos, como os europeus e logo depois os africanos. A presença do catolicismo dos portugueses e das religiões africanas passaram a influenciar nos costumes e rituais da Jurema. Outras divindades começaram a compor as ritualísticas desta religião e por isso ela é conhecida como uma doutrina afro-ameríndia.
Trata-se, portanto, de uma religião propriamente brasileira, mas que de certa maneira recebeu influência de outras manifestações religiosas. Por esta razão, poucas pessoas conseguem diferenciar esta doutrina das demais, mesmo que elas sejam diferentes e tenham raízes distintas.