,

O que é o adultério e de onde originou esse termo

Nos dicionários a palavra adultério tem como significado: “infidelidade conjugal; falsificação; adulteração”. Portanto, o termo que deriva do latim adulterium, pode ser usada para caracterizar uma relação falsa ou algo que esteja corrompido. Alguns autores, porém, creditam o surgimento desta palavra da “ad alterum torum”, uma expressão que significava “na cama de outro (a)”.

Mesmo tendo três significados diferentes, este termo é mais utilizado quando o assunto é traição amorosa, evento cada vez mais comum dentro das sociedades.

E é exatamente com esta terminologia que o Estudo Prático vai trabalhar, trazendo a tona como o adultério já foi visto na sociedade e como é encarado atualmente.

O que é o adultério e de onde originou esse termo

Foto: depositphotos

A história do adultério no Brasil e no mundo

Pode até parecer inacreditável, mas o adultério no Brasil já foi considerado crime, com direito a pena e tudo. De acordo com a legislação brasileira, mais precisamente no Código Penal de 1940, o indivíduo que traísse o parceiro poderia pegar até seis meses de reclusão. Porém, em 2005, a promulgação de Lei 11.106 derrubou as ideias sobre estas questões e o adultério deixou der um ato ilícito.

Contudo, em outros países a realidade é ainda brutal. Para as leis islâmicas, o adultério é caracterizado como crime e quem o comete tem como sentença a pena de morte.

O adultério hoje em dia

Apesar de alguns lugares mudarem suas concepções jurídicas a respeito do adultério, como é o caso do Brasil, o adultério ainda é tido como uma situação imoral dentro da sociedade. Isto ocorre porque as pessoas ainda estão muito conectadas as tradições cristãs, as quais julgam a traição conjugal como um dos pecados mais críticos.

A ética e a confiança são duas instituições sociais destruídas quando um caso de adultério ocorre entre duas pessoas, por isso que mesmo não sendo considerado um crime este assunto tem a capacidade de fomentar debates profundos a respeito das relações de amor e ao matrimônio.

Sobre o autor

Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.