O que é, para que serve e como funciona um diapasão

De acordo com a Secretaria Estadual de Educação do Paraná, diapasão é “um instrumento metálico em forma de forquilha, que serve para afinar instrumentos e vozes através da vibração de um som musical de determinada altura”. O diapasão deve ser utilizado em dois passos:

– Primeiro passo: bater no diapasão e fazer com que os seus dois braços vibrem e produzam uma nota que será a mesma utilizada para afinar o instrumento musical. Ambos os lados da forquilha geram uma espécie de zumbido. A maior parte dos diapasões, ao vibrarem, produzem a nota Lá na frequência de 440Hz. Desta forma, os músicos podem afinar os seus instrumentos de corda.

Segundo passo: um dos braços do diapasão deve ser acoplado em uma caixa de ressonância do instrumento utilizado. Isso vai fazer com que o som emitido pelo instrumento ganhe amplitude e revele-se à distância. Assim, a afinação poderá ser melhor conferida.

A diapasão serve para afinar instrumentos e vozes

Esse instrumento é metálico e em forma de forquilha (Foto: depositphotos)

Curiosidades sobre instrumentos musicais

Para quem não é do universo musical, saber o que é e para que serve um diapasão é algo raro. Mas, não é só isso que soa estranho. Existem muitos instrumentos musicais que são bem diferentes e que valem a pena você conhecer! Conheça alguns:

– Berrante: o primeiro instrumento musical é o berrante. Ele é exótico pois é feito com chifres de boi ou de outros animais. Ele é muito utilizado para conduzir e comandar gados. Sua inspiração seria africana.

O berrante é feito com chifres de boi ou de outros animais

O berrante é usado para conduzir e comandar gados (Foto: Reprodução | Wikimedia Commons)

– Didjeridu: é um instrumento raro utilizado pelos aborígenes australianos. Ele é de sopro e o som é provocado pela vibração do ar. Alguns estudos afirmam que o didjeridu existe há mais de 1.500 anos.

Veja também: Como a música pode influenciar no desenvolvimento de uma criança

Didjeridu existe há mais de 1.500 anos

Didjeridu é um instrumento usado por aborígenes australianos (Foto: depositphotos)

– Gaita de fole: é um instrumento composto de uma cantadeira, onde a música é digitada de um assoprador e um reservatório de ar ou bolsa. Uma curiosidade das gaitas de fole é que elas podem ser tocadas continuamente pelos músicos, pois por conta do ar que elas contêm, não é preciso que o instrumentista pare para respirar.

A gaita de fole é tido com um instrumento complexo de ser tocado

A gaita de fole é um instrumento muito usado na escócia (Foto: depositphotos)

– Pife: é um instrumento tipicamente brasileiro, mais conhecido como pífano. Ele é um modelo regionalizado desenvolvido pelos caboclos nordestinos que se inspiraram nas flautas utilizadas pelos índios. Os índios por sua vez já haviam adaptado essas flautas da cultura europeia.

O pife também é conhecido por pífano

O pife é tipicamento brasileiro (Foto: Reprodução | YouTube)

Ocarina: é um dos instrumentos musicais mais antigos do mundo. Ele pertence à família das flautas e era feito originalmente de porcelana, madeira, pedra ou terracota.

Veja também: Descubra quais os benefícios de estudar música

A ocarina é um dos instrumentos mais antigos do mundo

A ocarina é um tipo de flauta (Foto: depositphotos)

Sobre o autor

Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.