,

O que é um GPS? Saiba!

Antes do uso restrito para militares coma finalidade bélica, o GPS passou a ser um serviço utilizado pela população em geral

Há uma série de tecnologias que tornam o dia a dia mais fácil, sendo um bom exemplo delas o GPS. Eis a importância de conhecer o que é um aparelho GPS.

Antigamente durante viagens, as pessoas tinham ferramentas como bússolas e mapas para se guiar com clareza em grandes percursos. O GPS nada mais é do que uma evolução dessas ferramentas.

O que é um GPS?

Descubra o que é um aparelho GPS sem muita dificuldade

É importante para todos saber o que é um aparelho GPS (Foto: depositphotos)

A sigla GPS, refere-se ao nome Global Positioning System (Sistema de Posicionamento Global, em tradução livre), que é o nome do sistema utilizado. A nomenclatura também é usada para se referir ao aparelho utilizado para o próprio serviço de GPS.

Tal aparelho tem uma pequena tela que normalmente possui de quatro a sete polegadas. De maneira dinâmica, a ferramenta mostra a localização do usuário em um mapa detalhado. Assim como ele exibe as possíveis rotas que o mesmo pode fazer.

Alguns dispositivos de GPS, ainda dispõem de comandos de voz, fazendo com que quem o esteja utilizando não precise tirar a atenção do percurso para saber o que tem que fazer.

O serviço pode dispor ainda de informações sobre horários, condições atmosféricas e até mesmo TV digital.

Veja também: Saiba como ver o seu histórico de localização no Google Maps

Breve história do GPS

O funcionamento do sistema GPS se dá através do uso de satélites. O primeiro satélite artificial enviado ao espaço foi o Sputinik 1, lançado em 4 de outubro 1957 pela União Soviética.

Apesar do satélite soviético não ter nada a ver com geolocalização, já que tudo que ele fazia era emitir um “beep”, seu lançamento deu início para a corrida espacial. Como consequência, veio o grande avanço das tecnologias, sendo o GPS uma delas.

A tecnologia de posicionamento global que é utilizado hoje em dia foi criada pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos para fins bélicos, durante a Guerra do Golfo (1990 – 1991).

Durante esse período, o GPS era utilizado para bombardeios aéreos ou lançamento de misseis. Por muito tempo, o GPS foi de uso exclusivo de militares. Todavia, posteriormente foi disponibilizado para civis e até hoje é uma ferramenta muito útil.

Tipos de GPS

Atualmente, existem dois sistemas de posicionamento geográfico via satélite que são utilizados: o americano NAVSTAR e o russo GLONASS.

Há dois outros sistemas que devem ser implementados, o Galileo, da União Europeia, e o Compass, um sistema que vem sendo desenvolvido pela China.

Mas porque todos não usam um único sistema de GPS? O NAVSTAR, apesar de poder ser utilizado por civis, ainda é operado pelo Departamento de Defesa dos Estado Unidos. Não existem garantias sobre esse serviço ter continuidade em tempos de guerra.