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O examinador da dissertação não irá realizar um juízo de valor em relação a opinião do aluno, mesmo que esta seja contrária a opinião do examinador.
Por exemplo: o tema aborto. Imaginamos que o aluno seja a favor do aborto e que ele use como argumento o fato de que seja a favor do aborto por não valorizar a vida humana.
Não cabe ao examinador julgar o aluno por ser a favor do aborto, este não é o papel, não é esta a função do examinador durante a análise da dissertação.
O que há dentro da análise do examinador é um juízo objetivo da argumentação que o aluno utilizou para defender a sua posição favorável ao aborto.
A análise do aluno diante dos fatos, para ser correta, deve ser ampla e universal. Sua análise é levada ainda mais em consideração pelo examinador, caso o aluno tenha fundamentado um estudo em cima do tema abordado.
A análise incorreta ocorre quando o aluno discorre sobre observações pessoais, sem peso argumentativo, de um universo mínimo e possivelmente de seu cotidiano.
Para compreendermos melhor confira os exemplos abaixo do que seria uma dissertação elaborada de forma correta e outra de forma incorreta:
Como vimos acima, pouco importa a sua opinião pessoal e direta. O aluno precisa entender que o seu ponto de vista sempre será presente, no entanto, o importante é analisar como a sua opinião aparece diante do tema abordado.
A maneira como o aluno irá articular suas ideias, a maneira como estas ideias serão apresentadas é o que de fato será importante para o examinador da dissertação.
Dica: utilize sempre para dar como exemplo em sua dissertação, embasamentos, argumentos e dados, informações de origem de autoridades, como, por exemplo: Presidenta do Brasil, ministros do supremo, pesquisadores de grandes universidades, pesquisas do IBGE, políticos, formadores de opinião e estudiosos sobre o assunto.
É um texto em que se faz uma argumentação, isto é, questionamentos sobre determinado assunto.
Argumentar significa que o aluno deve questionar, levantar questões sobre o tema em questão. Por exemplo: “Vale a pena o aborto continuar sendo proibido no Brasil em caso de gravidez indesejada, não provenientes de alguma violência contra a mulher?”
Este questionamento induz o leitor ao convencimento de que o aborto é algo positivo, de maneira objetiva.
Transmite conhecimentos de um modo geral e busca ensinar diretamente, com o verbo na terceira pessoa. É, portanto, impessoal. Por exemplo:
“Diz-se que uma pessoa tem boa memória quando é capaz de lembrar prontamente o que deseja lembrar. Em outras palavras, sua memória é retentiva e seletiva. Por outro lado, a assim chamada “memória fotográfica” é, realmente, uma desvantagem porque significa que a mente fica atravancada de detalhes não essenciais de que não há necessidade de lembrar.”
A organização dentro de uma dissertação requer uma técnica que deve ser dividida em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão.
Introdução: deve apresentar de maneira clara o assunto que será abordado, delimitando questões, referentes ao tema em questão. Aqui o aluno pode formular uma tese, que deverá ser discutida e aprovada durante o desenvolvimento da dissertação e explicada na conclusão.
Desenvolvimento: é onde as ideias, pontos de vista, conceitos, pesquisas e informações serão desenvolvidas e descritas de forma progressiva.
Conclusão: É o momento de finalização do texto, na conclusão o aluno deve apresentar um resumo forte de tudo o que foi exposto, deve realizar uma avaliação final trazendo uma conclusão ao assunto discutido.
Dica: cuidado para não se contradizer, ou seja, o aluno deve estar preparado para convencer o examinador de que ele não possui fundamentos e deve estar munido de informações convincentes para que possa fazê-lo.