O que é uma storytelling

Storytelling é um termo da língua inglesa que define a atividade social e cultural de compartilhar histórias. A palavra tem relação com as expressões “tell a story” e “storyteller”, que significam “contar uma história” e “contador de histórias”, respectivamente.

Nos dias atuais, o storytelling está presente em diversas áreas de expressão, como a literatura, televisão, cinema, teatro, videogames e estratégias de marketing.

Storytelling: A arte de contar histórias

As histórias estão presentes em nossas vidas desde a tenra idade. Desde a infância, nós somos fascinados pela arte de contar histórias, que podem causar encanto e despertar variadas emoções. Desde tempos imemoriais, as narrativas vêm sendo compartilhadas em cada cultura como um meio de entreter, educar e preservar valores.

Existem cursos que abordam algumas técnicas usadas no storytelling

Vocabulário adequado e personagens envolventes dão o tom para uma boa narrativa (Foto: depositphotos)

O storytelling pode ser compreendido como um método que utiliza palavras, sons e/ou imagens para transmitir uma história, seja esta improvisada ou detalhadamente trabalhada.

Os elementos básicos das histórias e do storytelling envolvem o desenvolvimento de um enredo, personagens e ponto de vista narrativo. Uma história interessante é envolvente e encanta o público, somando fatores como um vocabulário adequado, a capacidade de despertar emoções, bons personagens, um enredo inteligente e elementos visuais, tais como imagens, ilustrações, vídeos, entre outros.

Veja também: Entenda o que é a técnica solilóquio

Objetivos da Storytelling

A prática de contar histórias está profundamente enraizada na História da humanidade. Há milhares de anos, elas eram contadas oralmente, servindo para perpetuar a experiência dos antepassados. Nos dias atuais, existem cursos que abordam algumas técnicas usadas no storytelling, uma vez que essa aptidão pode ser desenvolvida e aplicada em alguma ferramenta.

Atualmente, muitas empresas escolhem o ato de contar histórias como o caminho para vender produtos e aproximar a marca de seu público-alvo, utilizando-se de características como uma boa narrativa interativa, visual, com diálogo realista e com apelo aos sentidos. Pode-se afirmar, portanto, que a prática de produzir narrativas admiráveis tem o objetivo de induzir o leitor ou ouvinte a comover-se com um discurso, seja oral ou impresso, abraçando a ideia que está sendo vendida.

Storytelling na atualidade

Atualmente, o storytelling vem sendo cada vez mais adotado pelas empresas, podendo ser utilizado como estratégia de marketing, na campanha de publicidade de um produto, para motivar os colaboradores internos etc.

Veja tambémEntenda o que é o Preciosismo

É importante ressaltar que, para alcançar essa etapa, os empresários devem escutar a clientela com bastante atenção e colocar em prática algumas etapas fundamentais, como ouvir, aprender, descobrir, criar e encantar. Para alcançar o sucesso, não basta criar uma boa narrativa, é necessário saber transmiti-la corretamente ao público, ganhando a atenção, a confiança, o coração e a mente dos indivíduos.

Sobre o autor

Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.