ONG e sua atuação na ajuda humanitária pelo mundo

A Organização das Nações Unidas, a ONU, é uma das entidades que mais prestam ajuda humanitária no mundo inteiro. A Carta das Nações Unidas exemplifica bem o que se deve entender por ajuda humanitária.

O documento afirma que a principal função da organização é “preservar as gerações vindouras do flagelo da guerra, que por duas vezes, no espaço da nossa vida, trouxe sofrimentos indizíveis à humanidade, e a reafirmar a fé nos direitos fundamentais do homem, na dignidade e no valor do ser humano, na igualdade de direito dos homens e das mulheres, assim como das nações grandes e pequenas, e a estabelecer condições sob as quais a justiça e o respeito às obrigações decorrentes de tratados e de outras fontes do direito internacional possam ser mantidos, e a promover o progresso social e melhores condições de vida dentro de uma liberdade ampla”.

ONG`s pelo mundo

Existem diversas outras ongs especializadas em oferecer ajuda humanitária. A Path, por exemplo, concentra seus trabalhos nas áreas de saúde da população mais carente. O site dela é http://www.path.org/.

O que entender por ajuda humanitária

Foto: depositphotos

Outra grande organização à nível mundial é os Médicos Sem Fronteiras. O grupo francês é uma organização médico-humanitária internacional que leva auxílio para pessoas espalhadas ao redor do planeta vítimas de catástrofes naturais, guerras e outros conflitos. O site oficial é http://www.msf.org.br/.

No Brasil, a ong Viva Rio presta ajuda humanitária na área do desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a cultura de paz e inclusão social para isso ela desenvolve desde a década de 90, ações em parcerias de população civil, militar, religiosas e educacionais para reduzir a violência na cidade do Rio de Janeiro. O site é http://vivario.org.br/.

A Care é outra organização internacional que presta ajuda humanitária às pessoas mais pobres. Ela atua principalmente em conjunto com a força feminina, com a intenção de melhorar a educação básica, prevenir doenças, promover o saneamento e de expandir as oportunidades econômicas para as famílias em maior vulnerabilidade social. O site é http://www.care.org/index.asp.

Desafio da DRC

Em tempos da maior crise humanitária de toda a Europa, a DRC, que é a Danish Refugee Council atua no problema de refugiados no Velho Continente. Assim, como as demais organizações, ela não possui fins lucrativos ou qualquer interferência do governo. Diante disso, o Conselho Dinamarquês para os Refugiados existe desde 1956, mas atualmente está diante do seu maior desafio. Milhares de refugiados estão deixando os seus países, a maioria árabes, em busca de abrigo na Europa. A principal função deles é oferecer assistência jurídica, integração e asilo para essas pessoas. O site é http://www.drc.dk/.

Sobre o autor

Avatar
Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.