O que entender por educação no trânsito. Entenda de forma descomplicada

A educação no trânsito é fundamental para manter a paz e a segurança entre motoristas, pedestres e outros usuários dos meios de transporte. Para isso, diversos órgãos e entidades ligadas ao trânsito promovem campanhas educativas para melhorar a educação nesse setor.

O Conselho Nacional de Trânsito, o Contran, por exemplo, promove ações educativas periodicamente. De acordo com o site da instituição um programa chamado “Minha escolha faz a diferença no trânsito” realiza todos os meses campanhas educativas.

Os temas são os mais diversos, como conscientização de volta às aulas, que movimenta o trânsito depois das férias escolares; projetos voltados para motociclistas, ciclistas, pedestres, uso do celular e o perigo do álcool ao volante.

De acordo com o site do Governo Federal, a ideia das campanhas educativas de trânsito é que “a população se sinta responsável pelas ações de promoção da educação para o trânsito e seja protagonista de um processo que trará mais segurança para o trânsito”.

O que entender por educação no trânsito

Foto: depositphotos

Campanhas em prol da educação no trânsito

O Detran de vários estados também realiza atividades para popularizar a série de regras que fazem parte da educação no trânsito. Para isso, o órgão de Pernambuco, tem até uma Escola Pública de Trânsito, cuja principal missão descrita no portal oficial é “ser uma instituição de ensino que contribua para um trânsito seguro, humanizado e com inclusão social através da qualificação contínua da sociedade”.

Entre os cursos que fazem parte da Escola Pública de Trânsito estão o de Pilotagem Defensiva, Mecânica para Mulheres e Formação de Artistas-Educadores em Educação para o Trânsito.

Educação no trânsito e as crianças

É importante lembrar que a educação no trânsito passeia por várias esferas da sociedade e não só por aqueles que dirigem. As crianças são parte fundamental desse processo. Por isso, a educação no trânsito deve começar em sala de aula.

Educação no trânsito e as crianças

Depois disso, vem a educação para aqueles que conduzem veículos de qualquer porte. Em seguida, os pedestres também precisam ser conscientizados. Desta forma, é possível contribuir significantemente para um trânsito mais calmo e livre de acidentes e sinistros.

Bebida alcoólica e direção

Um dos maiores entraves da educação no trânsito é a conscientização dos riscos que envolve a bebida alcoólica com a direção. Em entrevista à rádio EBC, o psiquiatra Arthur Guerra, diretor do Centro de Informação sobre Saúde e Álcool (Cisa), analisa que, aos poucos, muitos jovens brasileiros já têm feito essa associação de que se for beber é melhor não dirigir. Essa consciência é fruto de uma árdua educação de trânsito feita no Brasil.

Sobre o autor

Avatar
Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.