,

O que fazer depois do Enem?

Após prestar o Enem, é importante que o candidato mantenha o foco nos outros vestibulares e fique antenado nos resultados

Realizado anualmente em novembro, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) leva vários estudantes a saírem de casa em dois dias por ano para fazer uma prova de teste de conhecimentos. Mas passado isso, eis que surge uma dúvida na mente de muitos: O que fazer depois do Enem?

O resultado do Enem é o passo mais importante para aqueles que desejam ingressar em instituições de ensino superior públicas.

A nota também é um fator importante para conseguir bolsas em instituições privadas. Isso através do Programa Universidade para Todos (ProUni). Ou ainda, ter o curso financiado através do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies).

Algumas universidades de Portugal também utilizam a nota do segundo maior exame vestibular do mundo. Isso para avaliar futuros alunos brasileiros.

Após o fim de uma avaliação tão importante e cansativa como o Enem, não é de se espantar que quem passou o ano inteiro estudando, não saiba bem o que fazer.

É importante esclarecer a mente sobre o que fazer depois do Enem

Muitos são os estudantes que se questionam o que fazer depois do Enem (Foto: depositphotos)

Etapas depois do Enem; veja o que fazer!

Mas… a primeira coisa que deve ser feita é descansar. Afinal de contas, as semanas que antecedem o Enem podem ser extremamente exaustivas. E claro, depois é ficar de olho nos resultados.

Todos os anos no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), se tem o cronograma de divulgação dos resultados da prova. Geralmente, os gabaritos do Enem são divulgados após três dias úteis do último dia de avaliação.

Resultados individuais

Mas os candidatos que prestam o Enem têm que esperar mais um pouco para ter acesso aos resultados individuais.

Segundo cronograma disponibilizado pelo INEP anualmente, os resultados são divulgados por área de conhecimento em janeiro do ano seguinte ao da realização da prova.

Dois são os motivos de não se ter uma data exata para a divulgação dos resultados. 1) A grande quantidade de provas. E 2) A complexidade da correção das redações. Porém, baseando-se em anos anteriores, as pontuações sempre saem na primeira quinzena de janeiro.

Veja também: Saiba o que fazer na reta final dos vestibulares

Outros vestibulares

A vida de quem deseja ingressar no ensino superior nem sempre é fácil. Além do próprio Enem, ainda há vários vestibulares que precisam ser feitos para aumentar ainda mais a chance de fazer aquele tão sonhada graduação.

Para aqueles que ainda irão enfrentar “mais batalhas”, é preciso manter o foco. Não é porque o Enem é considerada uma avaliação “muito importante”, que as outras não são significativas ou até mesmo mais fáceis.

Mantenha a mesma dedicação que teve no Enem também para outros vestibulares. Você estudou o ano inteiro, então não desperdice o seu potencial.

Passado o Enem, o que realmente você deve fazer é relaxar. E claro, já ir se preparando para eventuais próximas fases e/ou outros vestibulares.