O que saber antes de matricular o filho na escola 

O que saber antes de matricular o filho em uma escola? Essa pode parecer uma pergunta boba para alguns pais, mas escolher uma instituição de ensino boa pode ser mais complicado do que parece.

Todo início e fim de ano são marcados pela correria de pais em busca de uma unidade escolar para colocarem seus filhos.

Esse tipo de preocupação é extremamente válida, levando em consideração que o ambiente escolar é um local onde as crianças passam boa parte do seu tempo.

Além de ser um ambiente importante para aprender a conviver em sociedade, cada escola possui seu próprio código de conduta e moral. Isto pode influenciar diretamente desenvolvimento dos valores da criança.

Para matricular os filhos na escola é preciso ponderar sobre a proximidade com a residência

Pelo menos três pontos precisam ser analisados com atenção (Foto: depositphotos)

Há alguns pontos que podem ser seguidos, a fim de garantir a melhor educação que esteja ao acesso de seus filhos.

O que levar em conta antes de efetuar a matrícula?

No momento de escolher uma escola e matricular seu filho nela, é importante não apenas avaliar o nível de aprendizado do local, mas também se o seu filho se sente confortável. A educação é a melhor herança que os pais podem deixar para os filhos.

Distância

As vezes o fator geográfico pode ser um obstáculo, já que a escola escolhida pelos pais pode ser muito longe de onde moram.

Apesar de não parecer um fator tão importante a primeira vista, é preciso levar em consideração que o trajeto para uma localidade distante pode ser cansativo para o aluno.

Veja tambémAprenda como lidar com o início da vida escolar dos filhos

Um aluno com energia esgotada certamente vai ter um rendimento muito baixo. É importante que os pais analisem a rotina da casa e deem preferência à uma unidade escolar mais próxima.

Ambiente

Assim como o item acima, esse pode não parecer tão importante, mas o ambiente é muito importante para um bom rendimento escolar.

Uma unidade escolar bem iluminada, limpa, com áreas de convivência equipadas com itens de segurança básicos, certamente está mais preparada para cuidar dos seus alunos, além de deixar os pais emocionalmente mais tranquilos.

Um outro ponto que pode ser levado em consideração, é a capacidade e a quantidade de alunos por sala de aula. Afinal de contas, uma sala de aula abarrotada de pessoas pode atrapalhar o rendimento escolar.

Veja tambémSaiba como fazer um requerimento escolar

Ranqueamento no Enem

Muitos pais comparam a qualidade da instituição escolar pelo seu ranqueamento no Enem. Apesar de não ser errado, o ideal é não basear a escolha apenas nesse ponto.

Segundo o doutor em educação, Leonardo Humberto Soares, esse ranqueamento está diretamente vinculado a questões de marketing. Essas questões não estão vinculados a proposta do MEC.

Além disso, em seu canal no Youtube, Leonardo também aponta que, infelizmente, algumas escolas se utilizam de meios ilícitos para conseguir uma boa colocação no ranking do Enem.

Veja tambémEspecialista esclarece sobre como é possível acabar com o preconceito na escola

Sobre o autor

Jornalista formado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo (UniFavip-DeVry). Possui experiência prática de dois anos na área de produção de textos para web e social media (MTB/PE: 6771). Atualmente trabalha com produção de conteúdo audiovisual para plataformas digitais, sendo as principais os canais do Remédio Caseiro e do Clube para Cachorros, no YouTube.