O que são e como vivem os ciganos no Brasil. Conheça essa cultura

O povo cigano não tem uma linguagem escrita própria. Portanto, tudo o que se sabe deles foi passado pela tradição oral. E é por meio dela que se acredita que o povo cigano se originou na Índia, por volta de 3 mil anos antes de Cristo.

Isso se dá, principalmente, pelo idioma original falado por eles, que se parece muito com o sânscrito, um dos mais antigos do mundo e que era falado nesse país.

Mas não é só o idioma que se aparece com a Índia, os costumes também se assemelham, como as roupas coloridas e as crenças religiosas, como por exemplo, na reencarnação. Ambos os povos, consideram a religião um ponto muito importante no que diz respeito à convivência social e familiar.

Conheça um pouco dos costumes ciganos

O que são e como vivem os ciganos no Brasil

Foto: depositphotos

Uma das mais notáveis característica dos ciganos é a forma como eles se vestem. Os homens costumam ser mais discretos, entretanto as mulheres vestem-se batas coloridas, saias longas e bijuterias grandes.

Por conta do seu estilo de vida, os ciganos mais organizados costumam morar em tendas. Outros vivem pelas ruas ou em abrigos públicos.

Em casa, é o homem que manda e desmanda e as famílias, na maioria das vezes, são numerosas. Embora místicos, eles não são religiosos, por isso, os matrimônios não acontecem em nenhum templo, mas sim com grandes festas, assim como os funerais.

Conheça as atividades mais comuns dos ciganos

Os ciganos são nômades. Eles são conhecidos por não terem residência fixa e saírem morando de cidade em cidade. Por conta disso, ganharam a fama de mendigos ou ladrões. Entretanto, alguns deles praticam atividades bem típicas do povo.

O que são e como vivem os ciganos no Brasil - Quiromancia

Foto: depositphotos

A primeira atividade tem a ver com o universo místico que cerca toda a tradição do povo cigano. É a quiromancia, que é a leitura das mãos. Além disso, os ciganos praticam leituras de cartas, tarô e até acreditam no poder das ervas para a cura do corpo e da mente.

A segunda atividade mais comum praticada pelos ciganos é a música. Inclusive o ritmo cigano já foi bem popular na Europa. Atrelado a isso, está a dança cigana. O ritmo já inspirou a música espanhola e as touradas na Espanha.

Outra atividade bem comum aos ciganos, principalmente no Velho Continente, envolve os negócios com cavalos e outros equinos. Por vezes, eles costumam também negociar com madeira, metal e outras mercadorias em feiras locais ou até mesmo porta a porta.

Sobre o autor

Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.