O que são e para que servem os verbos defectivos em espanhol

Verbos defectivos, também chamados verbos incompletos, são aqueles que não são conjugados em todos os tempos e pessoas gramaticais. Tal fenômeno ocorre devido a uma série de fatores, como significado, estrutura, entre outros.

Os verbos defectivos mais comuns na língua espanhola são: amanecer, anochecer, nevar, llover, soler, atañer, abolir, adir, balbucir, concernir, colorir, fallir, garantir, guarnir e usucapir.

Os verbos defectivos em espanhol

Verbos que são conjugados apenas na 3ª pessoa do singular

O que são e para que servem os verbos defectivos em espanhol

Foto: depositphotos

Neste caso, destacam-se os verbos que fazem referência a fenômenos da natureza. Exemplos: amanecer, anochecer, atardecer, clarear, diluviar, granizar, llover, lloviznar, helar, ventar, oscurecer, relampaguear, tronar.

Outros verbos também se comportam do mesmo modo. São eles: bastar, caber, constar, convenir, suceder, urgir, holgar.

Verbos que são conjugados apenas na 3ª pessoa do singular e do plural

Exemplos: gustar, atañer, placer.

Verbo “soler”

O verbo “soler” somente é utilizado no presente e no pretérito imperfeito do indicativo, em todas as pessoas gramaticais. Não é usado no pretérito perfecto simple, futuro, condicional, imperativo e nem nos tempos compostos

Importante! Na 22ª edição do “Diccionario de la Lengua Española”, editado pela Real Academia Española em 2001, alguns verbos anteriormente considerados defectivos passaram a apresentam todas as formas da conjugação. Esse é o caso dos verbos agredir e transgredir.

 

Sobre o autor

Avatar
Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.