O sistema operacional Linux Ubuntu; vantagens, desvantagens e como instalar

Esse sistema pode ser usado em Mac Books, smartphones, tablets, entre outros

Conhecido como sendo um dos sistemas operacionais mais populares da atualidade, o Linux Ubuntu é totalmente gratuito e defende algumas teorias que tornam-no ainda mais próximos do público consumidor. Trata-se de um sistema completo que pode ser instalado em computadores, Mac Books, smartphones, tablets, entre outros.

O Linux Ubuntu é produzido pela empresa africana Canonical, fundada pelo sul-africano Mark Shuttleworth. Sua filosofia difere dos demais sistemas por defender que ele seja usado pelas pessoas em suas línguas locais. Além do mais, ele pode ser personalizado de forma a atender toda e qualquer necessidade do usuário.

Por se tratar de um software criado para fazer a comunicação de outros programas, o Linux pode escolher entre diversos aplicativos para executar a mesma tarefa ou função. Isso acaba facilitando a realização da tarefa e escolha da forma de execução pelo usuário.

O Linux Ubuntu é conhecido por ser mais resistente a vírus

Linux Ubuntu é totalmente gratuito (Foto: depositphotos)

Benefícios do Linux

O Linux pode operar em qualquer computador, mesmo os mais antigos. Além da gratuidade e da forma fácil com que se pode trabalhar com ele, o sistema operacional também é mais resistente a vírus. Isso ocorre porque a grande parte dos golpes praticados são voltados para o Windows e OS X. Sendo assim, dificilmente o Linux será afetado pelas ameaças.

Veja também: O sistema operacional Windows

Desvantagens do Linux Ubuntu

Não só de pontos positivos é formado o sistema operacional Linux Ubuntu. Por ele não suportar programas executados pelo Windows, alguns deles podem não estar disponíveis na versão para o Linux. O pacote Microsoft Officer também não é compatível a ele.

Alguns problemas que, eventualmente aparecem, não terão as mesmas soluções usadas quando o sistema operacional é o Windows. Sendo assim, o usuário tem de estar preparado para encontrar as soluções.

Se adaptando ao Linux

Se você deseja migrar de um sistema operacional para outro é necessário está ciente do processo de adaptação. A primeira dificuldade vem da diferença na interface gráfica. Alguns aplicativos vão ter atalhos de teclado diferentes dos que você está acostumado no Windows. Isso pode acabar desacelerando a produtividade.

Quando algum problema aparecer, geralmente os usuários tem de ir buscar informação para que ele seja resolvido em fóruns. Um exemplo são os dispositivos que necessitam de drivers específicos, fornecidos por terceiros para que sejam executados.

Veja também: Qual o melhor sistema: Android, iOS ou Windows Phone?

Como instalar o Linux

Depois de levar em consideração todos os prós e contras em relação ao uso do Linux Ubuntu, chegou a hora de conhecer a forma de instalação do sistema operacional.

O primeiro passo a ser seguido é que você baixe o arquivo IOS contendo a distribuição escolhida. Depois, basta gravar a mídia em um disco para que ele possa ser rodado na inicialização do computador. Isso acarreta na inicialização a partir da mídia, como funciona com o Windows.

Em alguns casos, o usuário pode usar o Linux diretamente no computador sem que ele seja necessariamente instalado. Isso permite que o usuário tenha uma experiência preliminar, sem comprometer o PC.

Com o Linux instalado, o usuário terá a possibilidade de escolher qual o sistema operacional que quer utilizar, quando o computador for ligado. Vale lembrar também que todos os arquivos do usuário estarão disponíveis para o Linux, caso essa seja a escolha dele.

Veja também: Conheça o iPhone 7, suas vantagens e desvantagens

Sobre o autor

Avatar
Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Estudo Prático.