Redação

O texto resenha

A resenha caracteriza-se por ser, no geral, um resumo crítico. Nesta produção textual, o autor faz uma descrição e uma breve apreciação a respeito de acontecimentos culturais ou obras (sejam elas cinematográficas, musicais, teatrais ou literárias), a fim de divulgar um objeto de consumo cultural, de maneira resumida, convidando o leitor ou espectador a conhecer a obra na íntegra. Em geral, a resenha é veiculada por jornais e revistas.

Tipos de resenha

No geral, o texto resenha deve conter uma análise e um julgamento, seja de verdade ou de valor. Por tratar-se de um resumo crítico, este tipo de texto exige que o resenhista seja alguém com conhecimentos na área, pois só assim poderá avaliar e julgar a obra criticamente.

Uma resenha pode ser descrita ou crítica (opinativa):

Resenha descritiva

Neste tipo de resenha, a apreciação, ou julgamento é feito em cima das ideias do autor, isto é, da consistência e pertinência de suas colocações ao longo da descrição da obra. Neste caso, trata-se de um julgamento de verdade.

A resenha descritiva pode ser encontrada nos resumos de livros técnicos, também denominadas resenhas técnicas ou científicas.

Resenha crítica ou opinativa

Na resenha crítica ou opinativa, o conteúdo é apresentado mais detalhadamente do que na resenha descritiva. Neste tipo de texto, os critérios de julgamento são de valor, de beleza da forma e estilo do objeto cultural.

O ato de explorar mais profundamente os detalhes ocorre devido à necessidade de que o autor fundamente as suas críticas, sejam elas positivas ou negativas. Além de resumir o objeto, o autor da resenha crítica faz uma avaliação sobre ele. Assim sendo, trata-se de um texto de informação e de opinião.

Passos necessários na produção de uma resenha

Antes de se produzir uma resenha de um livro, por exemplo, é necessário seguir estes passos:

Em uma resenha devem constar os seguintes itens:

*Débora Silva é graduada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas)