O uso das redes sociais para conseguir um emprego

Em tempos de crise as empresas acabam cortando uma parte expressiva de funcionários e a condição de desempregado tem aumentado consideravelmente no país. De acordo com os últimos dados divulgados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), a taxa de desemprego atinge 11,9% da população brasileira.

Diante desta situação, o Brasil encerrou 2016 com mais de 12 milhões de desempregados, ainda segundo dados do Pnad. Por esta razão, a luta para conseguir uma vaga de emprego é ainda mais concorrida e qualquer detalhe no currículo ou no perfil do candidato pode ser crucial durante a seleção. Um desses detalhes é o uso das redes sociais que podem ajudar ou atrapalhar na contratação, segundo a headhunter e executive coach, Luciana Tegon.

Facebook, LinkedIn, Instagram, YouTube etc. A rede social não importa, o que realmente conta é como o usuário está utilizando deste serviço. Assim, a especialista lista algumas dicas para que as pessoas saibam usar a internet à favor delas mesmas.

O uso das redes sociais para conseguir um emprego

Foto: depositphotos

Como usar as redes sociais sem atrapalhar no profissional?

“Os candidatos devem prestar bastante atenção em seus perfis na internet, pois todos os recrutadores costumam olhar seus comportamentos no Facebook e LinkedIn, por exemplo. Na entrevista presencial nós conseguimos ver o que o candidato quer passar, mas existe sempre um outro lado que ele não conta, e gostamos de conhecer o lado pessoal de cada um deles”, explica Luciana.

Para a coach, as redes sociais são como vitrines da vida pessoal dos candidatos, por isso tudo o que há nelas pode ser avaliado, como fotos, compartilhamentos, comentários, conversas etc. Sendo assim, é importante prestar atenção ao conteúdo que está sendo vinculado com o nome do usuário, para não correr o risco de ser eliminado ainda na seleção.

Dicas da coach

  • Tenha bom senso quando for postar fotos em seu perfil, tendo em vista que possíveis exageros podem ser vistos como situações constrangedoras;
  • Pense duas vezes antes de postar o que sente nas redes sociais, isto porque algumas mensagens podem transparecer uma certa imaturidade;
  • É importante ficar atento aos comentários sobre temas polêmicos, como política e religião. É claro que as pessoas podem defender os seus lados e suas crenças, mas não devem ofender quem pensa diferente;
  • Se você não deseja modificar o seu perfil e continuar postando o que gosta, cheque a privacidade de seus conteúdos. Há uma maneira de deixar fotos e postagens visíveis apenas para quem você desejar;
  • Na foto do perfil, é ideal que você esteja nítido. Além disso, evite colocar imagens de personagens que não sejam você;
  • Na sua descrição, invista em expor suas qualidades, cursos e atividades.

Sobre o autor

Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.