Inglês

O uso do ‘a’ e do ‘an’ na língua inglesa

O uso correto dos artigos indefinidos a e an pode, a princípio, parecer complicado, mas algumas regras da língua inglesa facilitam a compreensão e ajudam bastante na hora de saber qual utilizar. Para começar, notamos que ao contrário do português, o a e o an (que podem ser traduzidos como um ou uma) não possuem gênero. Ou seja, não mudam nem para o feminino nem para o masculino, seu significado é o mesmo. Veja:

O mesmo ocorre para o a:

Quando usar “an”?

O uso do artigo indefinido an é dado quando ele anteceder substantivos ou adjetivos que comecem com o som de vogal. Atenção: que comece com o som de vogal. Isso quer dizer que há palavras que começam com consoantes, mas mesmo assim tem som de vogal. Vejamos nos exemplos:

No inglês, artigos indefinidos 'a' e 'an' não possuem gênero

Quando usar “a”?

Se an é usado quando o início da palavra tem som de vogal, o a é usado justamente no início de palavras com som de consoantes. Observe:

O uso da regra com palavras que comecem com “h”

Caso a palavra comece com “h”, a regra segue a mesma: prestar atenção no som da pronúncia do início. Uma dica é que no inglês existem apenas quatro palavras com o “h” mudo, ou seja, não audível. Você deve prestar atenção nos derivados dessas palavras, pois estes também devem ser precedidos de an. Essas palavras são:

Seus derivados podem aparecer assim:

A regra do “eu” e do “you”.

            Utilizamos a e não an antes de palavras que comecem com o ou e – mas que o som pareça com o w, tipo “eu” ou “uon”, e u – quem tem som de y, tipo “you”.

Exemplos:

Adjetivos

Preste atenção que no inglês, os adjetivos muitas vezes vem antes do substantivo. Então direcione a regra para eles. Veja: