Veja como se fala “obrigado” em inglês

O termo de agradecimento em inglês pode se comportar como um verbo a depender da situação. Entenda melhor

Como se fala ‘’ obrigado” em inglês e como se escreve “obrigado” em inglês é um dos pontos que o aprendiz da língua mais precisa ter praticado tendo em vista uma comunicação eficaz e educada para a maior parte das situações que o trato social diariamente nos impõe.

A gentileza é uma das maiores premissas da sociedade moderna, que, embora esteja quase extinta em alguns setores, é um dos acontecimentos mais facilmente responsabilizáveis por manter-nos ligados e em harmonia uns com os outros. Por isso, na hora de aprender uma nova língua, é importante que tenhamos facilmente gravado em nosso léxico-mental as formas de exercitar a gentileza.

Primeiramente, em português, se eu for homem eu vou dizer “obrigado”, enquanto que se eu for mulher eu direi “obrigada” nas situações em que precise demonstrar agradecimento pelo que alguém fez ou disse a mim.

A primeira coisa que se precisa ter em mente é que, em inglês, o gênero não é importante a ser considerado no agradecimento por algo que alguém me disse ou que tenha me feito. Quaisquer que sejam as formas de agradecimento que eu escolher podem ser indistintamente utilizadas, seja eu homem ou mulher.

Logo, essa primeira regra de gênero para os agradecimentos que nos são ensinadas em português, na língua inglesa não são importantes.

Formas básicas de dizer “OBRIGADO (A)” em inglês

Em inglês, a forma mais formal a ser utilizada quando um agradecimento precisar ser feito é pronunciar a estrutura: THANK YOU. Essa será, sem dúvida, a forma mais completa e bem utilizável do agradecimento na língua inglesa.

Placa com agradecimento em inglês

Thank you quer dizer brigado em inglês (Foto: depositphotos)

Se sua intenção não for simplesmente dizer: “obrigado”, mas, o que lhe obriga a agradecer seja tão importante que você precise dizer “muito obrigado”, fazendo ênfase no quão grato esteja, a forma a ser utilizada é: THANK YOU VERY MUCH.

Existem, no entanto, maneiras informais de dizer em inglês tanto “obrigado”, quanto “muito obrigado”. Informalmente eu posso dizer “obrigado” utilizando-me da palavra: THANKS. E “muito obrigado” fazendo uso da estrutura: THANKS A LOT.

Na hora de responder aos agradecimentos, a estrutura mais comum a ser utilizada, sem dúvidas, será: YOU’RE WELCOME, que em português significará para nós “de nada” ou “por nada”.

Veja também“Bom dia”, “boa tarde” e “boa noite” em inglês

Exemplos em que THANK YOU/THANKS se fazem presentes

Algumas formas que você pode utilizar para encaixar esse vocabulário em frases completas podem ser observadas nos exemplos abaixo:

I cant`t thank you enough for what you did – Eu não posso te agradecer suficientemente pelo que você fez.
I dont`t know even how to thank you – Eu não sei nem mesmo como te agradecer.
Will I ever stop thanking you for this? I really don`t know – Eu algum dia vou parar de te agradecer por isso? Eu realmente não sei.
I’m not really sure if I thanked you last night – Eu realmente não tenho certeza se te agradeci na noite passada.

Os mais atentos com certeza observaram que a estrutura anteriormente apresentada de forma pronta como “obrigado” e “muito obrigado” se comportaram junto aos auxiliares nesses exemplos como verbos.

E isso, realmente, é possível. Tendo em vista que TO THANK é um verbo regular da língua inglesa e significa agradecer/dizer obrigado. Logo, você pode encaixá-lo de acordo com a estrutura que desejar montar livremente utilizando-o como verbo.

Outras formas de agradecer em inglês

Existem algumas outras formas, um pouco mais “avançadas”, de agradecer em inglês e que podem ser feitas com base nas seguintes estruturas e exemplos:

I appreciate it – Eu agradeço.
– I really appreciate it – Eu agradeço muito.
I really appreciate what you`ve done – Eu realmente agradeço o que você fez.
I appreciate for helping me – Eu agradeço por ter me ajudado.

Observe que você pode utilizar junto de WHAT quando sua intenção é falar sobre o que alguém (YOU, no exemplo) tenha feito. E, você utilizará essa mesma estrutura com FOR quando estiver diante do que foi feito (TO HELP = ajudar, que após o for vem na forma contínua aqui) por alguém (ME, pronome oblíquo da primeira pessoa do singular).

– I’m really grateful – Eu estou muito agradecido.
I’m really grateful to you – Estou muito grato a você.
-I’m really grateful for your loan – Estou muito grato pelo seu empréstimo.

Veja também: “Whatever”: o que significa e tradução

Essa estrutura você usará com TO quando sua intenção for dizer a quem você está agradecido, e utilizará a mesma com FOR quando sua intenção for dizer pelo que você agradece.

Quando sua intenção, no entanto, for agradecer quando alguém lhe fizer algum elogio ou lhe disser algo que mexa com suas emoções, não necessariamente o agradecimento sendo por algo que a pessoa tenha feito, a estrutura que pode ser utilizada por você para agradecer por isso é:

– I’m flattered – Estou lisonjeado.

Na prática, todas essas outras formas de agradecer unidas às formas mais comuns poderão ser o diferencial na sua comunicação e entendimento quando imerso em universos nativos. Bons estudos e continue ligado em nossa página para mais dicas.