Oceano Atântico

Esse oceano está localizado entre as porções continentais do continente americano e as terras da Europa e da África

O Oceano Atlântico é um dos oceanos terrestres, um corpo d’água de grande extensão e importância para os deslocamentos e para a economia. Por sua expressividade, é importante saber onde o Oceano Atlântico está localizado, bem como suas principais características, como cor e profundidade, seus limites, e quais as ilhas e mares que estão localizados nele.

As águas existentes no planeta Terra estão todas interligadas. No entanto, para melhor diferenciar a localização dessas porções hídricas, as sociedades nomearam os rios, oceanos, mares, lagos e aquíferos. Os oceanos guardam muitos mistérios, especialmente por serem ambientes menos explorados dentre os ecossistemas terrestres, principalmente no que tange às grandes profundidades.

Nesse artigo você vai conhecer melhor o Oceano Atlântico e suas características. Além disso, vai poder entender um pouco mais sobre os demais oceanos e as suas curiosidades. Acompanhe!

Onde fica o Oceano Atlântico?

O Oceano Atlântico está localizado entre as porções continentais do continente americano (América do Norte, América Central e América do Sul) e as terras da Europa e da África. Na porção Oeste do Oceano estão as Américas, na porção Leste estão os continentes europeu e africano.

O Oceano Atlântico é frequentemente dividido em Oceano Atlântico Norte e Oceano Atlântico Sul, pelo fato de que sua extensão abrange os dois hemisférios terrestres a partir da Linha do Equador. Tanto o Atlântico Sul, quanto o Atlântico Norte, se estendem da Linha do Equador até a região polar.

Características

  • Tamanho: o Oceano Atlântico é o segundo maior do mundo em extensão, ficando atrás apenas do Oceano Pacífico. Estima-se que a extensão do Atlântico seja de 106.500.000 km²
  • Cor: devido a grande extensão do Oceano Atlântico, ele não apresenta uma coloração única, mas variações entre o azul e o verde. Isso acontece devido ao tipo de matéria em suspensão nas várias porções oceânicas. A luz solar penetra as águas, e dependendo do material que está suspenso (areia, lama, algas) a cor terá variações
  • Profundidade: a profundidade do Oceano Atlântico é bastante variável, já que ele é um oceano bastante grande. Das áreas já descobertas, a mais profunda no Oceano Atlântico é a Fossa de Porto Rico, localizada na porção norte da ilha de Porto Rico. Esta fossa teria 8.605 metros de profundidade, e uma extensão de cerca de 800 quilômetros.

Mapa e limites do Oceano Atlântico

O Oceano Atlântico é ligado ao Oceano Ártico, na região do Polo Norte, sendo que em alguns casos, o Oceano Ártico é referenciado como um mar do Atlântico. A Sudoeste, os Oceanos Atlântico e Pacífico se encontram, e ao Sudeste, o Atlântico se liga ao Índico. Ao Sul, na região polar, o Atlântico se encontra com o Oceano Antártico.

O Oceano Atlântico é dividido em duas porções partindo da Linha do Equador, Oceano Atlântico Norte e Oceano Atlântico Sul. As águas do Oceano Atlântico banham os continentes americano, mais precisamente a América do Norte, América do Sul e América Central, o continente europeu e o continente africano. No caso do Brasil, toda costa Leste do país, a região litorânea, é banhada pelo Oceano Atlântico.

Ilhas e Mares

O Oceano Atlântico inclui mares importantes, como o Mediterrâneo, o Mar do Norte, o Mar Báltico e o Mar das Caraíbas. Existem também muitas ilhas localizadas no Oceano Atlântico, tanto no Hemisfério Norte, quanto no Hemisfério Sul. Algumas dessas ilhas são Açores (Portugal), Bermudas (Reino Unido), Fernando de Noronha (Brasil), Madeira (Portugal), São Pedro e São Paulo (Brasil), Abrolhos (Brasil), Groelândia (Dinamarca), Malvinas (Falklands, Reino Unido), Canárias (Espanha), dentre muitas outras.

Os oceanos

Os oceanos formam a maior parte da hidrosfera, a camada de água que constitui o planeta Terra. Mais de 70% da superfície do planeta Terra é formada pelos oceanos, por isso a Terra é conhecida como “planeta água”. Existe um único corpo d’água gigantesco e contínuo na superfície da Terra, porém, para melhor estudar e localizar as porções desse corpo d’água, estas foram nomeadas.

Assim, reconhecem-se cinco oceanos terrestres, sendo eles:

  • Oceano Pacífico: o maior dos oceanos terrestres, é aquele que separa a Ásia e Oceania do continente americano
  • Oceano Atlântico: segundo maior em extensão, é aquele que separa o continente americano da Eurásia e também da África
  • Oceano Índico: aquele que banha o sul da Ásia e separa África e Austrália
  • Oceano Glacial Antártico: é um oceano que circunda a Antártida, é a extensão ao sul dos oceanos Pacífico, Atlântico e Índico
  • Oceano Glacial Ártico: está localizado nos entornos do Polo Norte, entre as porções norte da América do Norte e a Europa e a Ásia.

Curiosidades

Os oceanos podem ser considerados como elementos essenciais para a existência da vida terrestre, isso porque correspondem a mais de 70% da água contida na superfície do planeta. Logo, é de fundamental importância a preservação da qualidade dessas águas.

Os oceanos possuem uma importância geopolítica enorme, isso porque foram historicamente a via de ligação entre as porções continentais. Até hoje os oceanos estão ligados à segurança territorial das nações. Os oceanos estão também ligados à economia, pois facilitam as negociações e transporte de produtos entre os continentes.

Além de ser fonte de pescado, o Oceano Atlântico possui importantes reservas de petróleo, de gás natural e de carvão. A origem do nome Oceano Atlântico tem relação com a mitologia em uma referência ao titã Atlas, que era aquele que carregava o céu em suas costas.

Existe uma cadeia montanhosa debaixo do Oceano Atlântico, chamada de Dorsal Mesoatlântica. Essa cordilheira se estende sob o Oceano Atlântico e o Oceano Ártico, possuindo cerca de 65.000 quilômetros de extensão. Essa cadeia de montanhas é considerada a maior do mundo, e se formou a partir da separação entre as placas tectônicas.

Referências

PORTUGAL. Ciência Viva. “Relatório da Comissão Estratégica dos Oceanos – Parte 1.” Disponível em: http://www.cienciaviva.pt/img/upload/Relat%C3%B3rioCEO.pdf. Acesso em 12 mar. 2019.

SANTOS, Edgard et al. Geologia dos Fundos Oceânicos: experimento – maquete geodinâmica”. Universidade Federal do Pará, disciplina Introdução às Geociências, Belém, 2013. Disponível em: . Acesso em: 12 mar. 2019.

Sobre o autor

Avatar
Mestre em Geografia e Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Especialista em Neuropedagogia pela Faculdade Alfa de Umuarama (FAU) e em Educação Profissional e Tecnológica (São Braz).