Física

Ondas eletromagnéticas

As ondas eletromagnéticas são pulsos energéticos que têm a capacidade de se propagarem no vácuo, sendo o resultado das interações de campos elétricos e campos magnéticos. Estas ondas apresentam as propriedades típicas de uma onda mecânica, tais como reflexão, refração, difração, interferência e transporte de energia.

Graças à descoberta das propriedades das ondas eletromagnéticas, hoje nós podemos ouvir rádio, assistir televisão, usar o celular, acessar a Internet, preparar um alimento no aparelho de micro-ondas, fazer exame de raios-x, ultrassons e muitas outras coisas mais. A utilidade prática destas ondas é imensa e elas são utilizadas em todos os ramos da ciência.

Ondas eletromagnéticas

Foto: Reprodução

A descoberta das ondas eletromagnéticas

O físico escocês James Clerk Maxwell foi o responsável por descrever matematicamente as ondas eletromagnéticas, no século XIX.

Baseando-se nas equações dos cientistas Ampere, Coulomb, Gauss e Faraday, o físico Maxwell deu-lhes um novo olhar e formou, assim, um conjunto de quatro equações (que passaram a ser conhecidas como “equações de Maxwell” e são a base do eletromagnetismo) que permitiram a demonstração da interação entre o campo elétrico e campo magnético, bem como as suas relações com a corrente elétrica e a voltagem.

Somente após 9 anos, a confirmação da existência dessas ondas foi feita pelo físico de origem alemã Heinrich Hertz.

Maxwell também afirmou que a luz é uma onda eletromagnética e que todas as ondas eletromagnéticas se propagam no vácuo com a velocidade da luz (3.108 m/s).

As características das ondas eletromagnéticas

As três grandezas das ondas

Assim como todas as ondas, as ondas eletromagnéticas são caracterizadas por três grandezas, a saber: período, frequência e fase.