,

ONU

A ONU dispõe de escritórios em quase todo o mundo, incluindo o Brasil

Com certa frequência os noticiários mencionam ações desenvolvidas pela ONU em todo o mundo, as quais geralmente tomam por base a manutenção de um estado de pacificidade no mundo, ou ainda no combate aos problemas sociais e auxílio humanitário aos mais suscetíveis.

A ONU é uma importante organização internacional que surge no âmbito da Segunda Guerra Mundial, visando criar estratégias para que as ações violentas do contexto não viessem a se repetir no mundo.

Embora todas as pessoas já tenham ouvido falar na ONU, muitas desconhecem sua atuação, e mais ainda o papel que o Brasil tem junto da organização.

Dentre as principais atribuições da ONU estão a da promoção da cooperação diante do direito internacional, bem como no tocante a segurança internacional, ainda sobre o desenvolvimento econômico e o progresso social, os direitos humanos e a garantia da paz no mundo.

O que é a ONU?

A ONU é uma organização internacional que visa o desenvolvimento econômico e o progresso social das nações

O símbolo oficial da ONU é constituído por uma projeção azimutal, onde no centro está o Polo Norte (Foto: depositphotos)

A Organização das Nações Unidas – ONU, foi fundada em 1945, em pleno contexto de finalização da Segunda Guerra Mundial, a qual acabou por devastar dezenas de países envolvidos no conflito, ceifando a vida de milhões de seres humanos.

Com base no saldo negativo do ocorrido, principalmente em relação a degradação da vida humana, havia um sentimento no mundo de que algo deveria ser feito para que conflitos deste porte não voltassem a ocorrer.

Neste contexto, surgiram várias preocupações que levaram a progressos no pensamento da sociedade, tanto em relação ao contexto ambiental, diante da inquietação causada pela bomba atômica, quanto no contexto social, visando a garantir de um sentimento de paz no mundo, para que aquilo que se viu na guerra, não voltasse a acontecer.

Para isso, era necessário um mecanismo de promoção de paz entre os países.

Veja também: Descubra quais são os idiomas oficiais da ONU e por que foram escolhidos

Escolha do nome

A criação da ONU ocorreu através de um processo de planejamento e discussões. O presidente norte-americano Franklin Roosevelt foi o autor do nome escolhido para a organização “Nações Unidas”, o qual foi utilizado pela primeira vez no contexto da Declaração das Nações Unidas ainda no ano de 1942, quando houve discussões entre vinte e seis países que tinham interesse nos assuntos que vinham sendo tratados e que firmaram, na ocasião, um compromisso de que seus governos continuariam lutando contra o Eixo (encabeçado pela Alemanha, Itália e Japão), já que estava-se no auge dos conflitos da Segunda Guerra Mundial.

Esse mesmo nome foi ampliado para seu uso no âmbito da formação da organização que tem por finalidade ações visando a garantia de um estado pacífico no mundo.

Sede

Em 1946 houve uma primeira reunião da Assembleia Geral da ONU, a qual foi realizada em Londres, no Reino Unido. Na ocasião, decidiu-se que a sede permanente da organização seria nos Estados Unidos. Ainda em 1946, foram comprados terrenos em Manhattan, Nova York, para construção da referida sede.

Assim, a estrutura central da Organização das Nações Unidas está ainda hoje localizada em Nova York, no entanto, conta também com sedes em várias outras partes do mundo: Genebra (Suíça), Viena (Áustria), Nairóbi (Quênia), Addis Abeba (Etiópia), Bangcoc (Tailândia), Beirute (Líbano) e Santiago (Chile).

Além disso, a ONU dispõe também de escritórios em quase todo o mundo, o que facilita o conhecimento dos problemas locais dos países, ampliando a capacidade de ação da organização.

Veja tambémConselho de segurança da ONU

Símbolo

O símbolo oficial da Organização das Nações Unidas, constituído por uma projeção azimutal, onde no centro está o Polo Norte. Nele, é possível a visualização também de todos os continentes, em um sentimento de integração mundial.

ONU no Brasil

A Organização das Nações Unidas tem uma representação fixa no Brasil desde os anos de 1947, logo após a sua criação oficial, o que surgiu diante de uma demanda do Brasil por atenção mais especializada.

A existência de uma representação no Brasil tem por finalidade maximizar, mas de forma coordenada, o trabalho desenvolvido pela ONU, de modo que seja possível obter respostas coletivas, coerentes e integradas às necessidades apresentadas nacionalmente.

A atuação das agências da ONU no mundo varia em conformidade com as demandas locais, portanto, a ação desta no Brasil não será igual na dos demais países, porque existem questões muito particulares de intervenção. De modo amplo, as agências atuam juntamente com os governos, desenvolvendo projetos com vistas a buscar solução para a superação dos desafios apresentados pelas nações.

A ONU atua conjuntamente com os governos em nível federal, estadual e municipal, bem como com a iniciativa privada, com organizações não governamentais e com a sociedade civil.

Existem organismos da ONU no Brasil em Brasília, Rio de Janeiro e Salvador, com funcionários de origem internacional e brasileiros. São desenvolvidos planos de ação, visando atender os pontos mais específicos apresentados pelo Brasil. Existe um plano de ação em vigência, o qual se estende dos anos de 2017 até 2021, e que pode ser acessado nesse link.

O Brasil apresenta alguns pontos específicos de preocupação, que são o desenvolvimento humano sustentável, o crescimento do país, o combate aos problemas sociais, como a pobreza. A ações da ONU no Brasil tem como desafio maior o trabalho com uma população diversificada, miscigenada, em um país bastante dinâmico.

Veja tambémUnicef: Fundo das Nações Unidas para a Infância

Projetos realizados no Brasil

Alguns dos eixos principais abordados pela ONU no Brasil são: Sociedade inclusiva, equitativa e com plenos direitos para todos e todas; Gestão sustentável dos recursos naturais para as gerações atuais e futuras; Prosperidade e qualidade de vida para todas as pessoas; Sociedade pacífica, justa e inclusiva; Parcerias múltiplas para implementação da agenda de desenvolvimento sustentável.

A Organização das Nações Unidas no Brasil trabalha em ações como o “Criança Esperança”, o qual atende crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. A ONU atuou juntamente com o Ministério da Saúde no Brasil no combate ao vírus Zika, o qual está associado ao nascimento de crianças com microcefalia. Diante da expressividade da questão, a ONU interviu com companhas para solução urgente do problema.

A ONU auxilia o Brasil também em relação aos refugiados que chegam ao país buscando uma nova chance de continuar vivendo, orientando sobre as ações necessárias e possíveis no caso do abrigo aos refugiados.

A ONU lançou também uma companha denominada de “Ajude Sofia” em 2016 no Brasil, a qual se remete ao auxílio às crianças refugiadas, muitas das quais órfãs. Essas crianças necessitam de ajuda principalmente em relação ao contexto alimentar, mas também na garantia dos direitos à educação, qualidade de vida e lazer.

Assim, a campanha visa conscientizar a população sobre um problema muito significativo dos tempos atuais, aceitando doações para suprir as necessidades destas crianças, enquanto medidas mais duradouras não são efetivadas.

 

Referências

» Site oficial da ONU no Brasil: http://www.onu.org.br/

» Site oficial da ONU: http://www.un.org/en/index.html

Sobre o autor

Avatar
Mestre em Geografia e Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Especialista em Neuropedagogia pela Faculdade Alfa de Umuarama (FAU) e em Educação Profissional e Tecnológica (São Braz).