, ,

Origem: Saiba de onde vem a força dos músculos. Pesquisadores revelam

Estudo fez revelação fantástica sobre o funcionamento dos músculos botando à baixo antigas teorias

Você malha bastante para definir seus músculos e ficar forte e saudável? Mas, você sabe de onde vem a sua força? Foi para responder a essa pergunta que pesquisadores americanos realizaram um estudo e descobriram algo fenomenal.

De acordo com a BBC Brasil, uma equipe de cientistas da Universidade de Washington revelou que a força de um determinado músculo é obtida por meio de uma espécie de malha de células. Isso é um grande avanço na área, pois antes se acreditava que a força viria a partir de células que subiam e desciam, gerando pressão.

Mas, qual é o impacto dessa descoberta? Quando os músculos são flexionados, internamente eles abrem uma malha de células, o que significa que a força se expande em diversas direções e não só de cima para baixo ou vice-versa como se acreditava anteriormente.

Origem: Saiba de onde vem a força dos músculos

Foto: depositphotos

Thomas Daniel que faz parte da equipe de pesquisadores da Universidade de Washington afirmou que “este aspecto da geração de força muscular não foi detectado durante décadas e agora está se transformando em uma característica fundamental da nossa compreensão dos aspectos normais e patológicos do músculo”.

O mais incrível é que o coração, que também é um músculo, obtém força também dessa forma. Ou seja, a força que alimenta o coração é obtida de vários ângulos, de uma forma radial. “As forças radiais e de grandes eixos que são geradas podem estar comprometidas de uma forma diferente nas doenças cardíacas e este novo modelo detalhado ajuda a estudar pela primeira vez este tema, em um nível molecular”, afirmou à BBC, Michael Regnier, membro da equipe de Washington.

Essas descobertas vão ajudar tanto às pessoas que trabalham com músculos, como fisiculturistas, atletas e fisioterapeutas, como médicos cardiologistas, no tratamento de problemas cardíacos.

Curiosidades sobre músculos

– Somente no rosto possuímos mais de 30 músculos que nos ajudam a expressar nossos sentimentos. Por exemplo, para chorar são utilizados 42 músculos, já para sorrir são apenas 17;
– Sabe qual é o músculo mais movimentado? São os dos olhos, que se movem mais de 100 mil vezes em um único dia!
– O maior músculo é o do glúteo. Já o menor é o que fica na orelha;
– A maioria dos músculos do corpo humano está ligada aos ossos, são os músculos esqueléticos, mas também existem os lisos e os cardíacos;
– Nosso peso corporal é representado 40% por músculos. São tantos, que possuem 640 nomes;
– Para manter o músculo saudável é preciso oxigênio e nutrição;
– Assim como os ossos se quebram, os músculos se rasgam.

Sobre o autor

Avatar
Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.