Escritores,Literatura

Os escritores do Romantismo

Já parou para pensar sobre quantos escritores do Romantismo você conhece? Álvares de Azevedo, Castro Alves, Gonçalves Dias e José de Alencar são alguns dos nomes mais importantes desse período na literatura brasileira.

Em suas obras, os autores românticos buscavam retratar o drama da humanidade, amores trágicos e ideais utópicos. Divididos em três gerações com características bem peculiares.

Mas de uma forma geral, o Romantismo foi um movimento artístico e filosófico surgido em países da Europa durante as últimas décadas do século XVIII. Trata-se de uma escola literária fortemente ligada aos sentimentos, à valorização das emoções, liberdade de criação e de expressão, temas religiosos, nacionalistas e históricos.

O movimento romântico surgiu inicialmente nos territórios que futuramente seriam a Alemanha e a Inglaterra, posteriormente ganhando força na França e espalhando-se para outras regiões dos continentes europeu e americano. Conheça agora os principais autores desse período no Brasil e mais características desse momento da literatura.

Escritores do Romantismo e principais obras

Conheça a seguir um pouco mais a respeito de alguns dos principais representantes da literatura romântica brasileira e suas principais obras!

Álvares de Azevedo

Nascido no dia 12 de setembro de 1831, em São Paulo, Manuel Antônio Álvares de Azevedo foi um escritor da segunda geração romântica (Ultrarromântica [1], Byroniana ou Mal-do-Século). Suas principais obras são “Lira dos Vinte Anos”, “Macário” e “Noite na Taverna”.

Castro Alves

Antônio Frederico de Castro Alves [2], mais conhecido simplesmente por Castro Alves, nasceu em 14 de março de 1847, em Curralinho, no estado da Bahia, e foi um importante poeta da geração condoreira.

Suas poesias mais conhecidas são marcadas pelo combate à escravidão, como em “O Navio Negreiro [3]”. As principais obras do escritor incluem também “Espumas Flutuantes”, “Os Escravos” e “Tragédia no Mar”.

Gonçalves Dias

Nascido no dia 3 de novembro de 1823, em Caxias, no estado do Maranhão, Antônio Gonçalves Dias foi um grande expoente do romantismo brasileiro e do indianismo.

Escreveu um dos poemas mais famosos da literatura brasileira, intitulado “Canção do Exílio”, além de outros títulos como “I-Juca-Pirama”, “Seus Olhos”, “Os timbiras” e “Meditação”.

Confira o poema “Canção do Exílio”:

“Minha terra tem palmeiras, 
Onde canta o Sabiá; 
As aves, que aqui gorjeiam, 
Não gorjeiam como lá.

Nosso céu tem mais estrelas, 
Nossas várzeas têm mais flores, 
Nossos bosques têm mais vida, 
Nossa vida mais amores.

Em  cismar, sozinho, à noite, 
Mais prazer eu encontro lá; 
Minha terra tem palmeiras, 
Onde canta o Sabiá.

Minha terra tem primores, 
Que tais não encontro eu cá; 
Em cismar sozinho, à noite
Mais prazer eu encontro lá; 
Minha terra tem palmeiras, 
Onde canta o Sabiá.

Não permita Deus que eu morra, 
Sem que eu volte para lá; 
Sem que disfrute os primores 
Que não encontro por cá; 
Sem qu’inda aviste as palmeiras, 
Onde canta o Sabiá.”

Bernardo Guimarães

O romancista e poeta nascido em Ouro Preto, interior de Minas Gerais, é conhecido pelo romance “A Escrava Isaura”.

José de Alencar

Considerado o fundador do romance de temática nacional, José Martiniano de Alencar [4] nasceu na cidade de Messejana, no Ceará, em 1 de maio de 1829. É considerado o precursor do Romantismo no Brasil em quatro características, a saber: indianista, psicológica, regional e histórica.

Suas principais obras incluem: “Ubirajara”, “Iracema”, “O Guarani”, “Diva”, “Lucíola”, “Senhora”, “A Viuvinha”, “O Sertanejo”, “O Tronco do Ipê”, “O Gaúcho”, “Til”, Cinco Minutos”, dentre outras.

Joaquim Manoel de Macedo

As principais obras de Joaquim Manoel de Macedo são: “A Moreninha”, “O Moço Loiro”, “O Rio do Quarto” e “A Luneta Mágica”.

Machado de Assis

Nascido no Rio de Janeiro, em 21 de junho de 1839, o escritor passeia por duas escolas literárias, o Realismo [5] e o Romantismo.

Sua primeira fase literária é constituída de obras nas quais nota-se características românticas, incluindo títulos como “Ressurreição”, “A Mão e a Luva”, “Helena” e “Iaiá Garcia”.

Principais características do período

Estudiosos consideram que existiram três gerações de artistas românticos. As principais características de cada fase do período são:

O Romantismo no Brasil

No Brasil, o contexto histórico da escola literária denominada Romantismo coincidiu com a Independência política do Brasil em 1822. O marco do movimento romântico no país deu-se com a publicação do livro de poemas “Suspiros poéticos e saudades”, do autor Domingos José Gonçalves de Magalhães, em 1836.

O Romantismo [6] no Brasil prolongou-se por pelo menos 45 anos.