Os rios mais poluídos do Brasil

Neste artigo você poderá saber quais são os rios mais poluídos do Brasil, bem como quais são os rios mais poluídos do mundo. Com isso, poderá descobrir qual é o rio mais poluído do mundo dentre todos os rios poluídos.

Além disso, conhecerá qual a porcentagem de rios poluídos no Brasil, percebendo quais são as consequências disso para a qualidade de vida das pessoas, especificamente sobre o rio poluído mais conhecido, o Tietê.

Conhecerá ainda quais são os rios não poluídos do mundo, bem como os rios menos poluídos do Brasil. A poluição dos rios afeta a vida das pessoas, ocasionando danos em sua saúde e bem-estar, seja por meio de contaminação direta ou indireta.

O meio ambiente como um todo foi prejudicado pelas ações humanas inconsequentes, e os rios são recursos que sofrem com deposição inadequada de resíduos, contaminação por elementos poluentes e tóxicos, redução de sua diversidade biológica e comprometimento de sua qualidade para consumo animal e humano.

Quais são os rios mais poluídos do Brasil?

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tem uma lista dos rios mais poluídos presentes no território brasileiro. Em primeiro lugar há o Rio Tietê, o qual nasce em Salesópolis, na serra do Mar, atravessando o estado de São Paulo, trajeto no qual ele banha 62 municípios.

O segundo rio mais contaminado do Brasil é o Rio Iguaçu, o qual é o maior rio do estado do Paraná e faz uma divisa natural com o estado de Santa Catarina. Em terceiro lugar, tem-se o Rio Ipojuca, o qual banha vários municípios do estado de Pernambuco, tendo sua nascente no Sertão Nordestino.

Rio tietê poluído

Localizado na cidade de São Paulo, o rio Tietê acumula lixo e resíduos industriais (Foto: Reprodução | Rovena Rosa/ Agência Brasil)

Destaca-se também o Rio dos Sinos, como o quarto mais poluído, sendo ele o mais poluído da região de Porto Alegre, recebendo resíduos do intenso parque industrial na região. Ainda no Rio Grande do Sul, ocupando o quinto lugar está o Rio Gravataí, o qual separa as cidades de Canoas e Porto Alegre.

Em sexto lugar em relação a poluição dentre os rios brasileiros está o Rio das Velhas. Esse rio tem nascentes na cachoeira das Andorinhas, no município de Ouro Preto, em Minas Gerais, sendo ele o maior afluente em extensão do rio São Francisco. O sétimo rio mais poluído está no território do Pernambuco, banhando dezenas de cidades, sendo ele o Rio Capibaribe.

Já o oitavo rio em poluição está também no Rio Grande do Sul, sendo ele o Rio Caí, sendo que a poluição deste é intensificada pelas atividades industriais das cidades de Caxias do Sul e Farroupilha. Em nono lugar, tem-se o Rio Paraíba do Sul, cujas águas banham os estados de Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. Em décimo lugar, destaca-se pela poluição o Rio Doce, o qual tem suas águas nos estados do Espírito Santo e de Minas Gerais.

Porcentagem de rios poluídos no Brasil

Todos os Biomas brasileiros têm rios que estão poluídos, mas os dados mais divulgados são acerca da Mata Atlântica, sobre a qual descobriu-se no ano de 2017 que somente 4% dos rios que cortam este Bioma em todo o País têm qualidade da água considerada boa, sendo que a maior parte é considerada como regular (75,5%) ou ainda ruim e péssima (20,4%).

Depois da Mata Atlântica, o Cerrado é o Bioma que mais sofre com a poluição, especialmente pela ação humana sobre este, o que se reflete também na qualidade de seus rios. O Cerrado é considerado como o “berço das águas”, por isso a preocupação em relação a qualidade destas é ainda mais alarmante.

Estudos feitos sobre a água entre os anos de 2015 e 2016, mostraram que 36,3% dos pontos de coleta avaliados em todo o Brasil foram classificados como ruim ou péssima, já a classificação foi regular em 59,2% das amostras e boa em apenas 4,5% delas.

Veja também: Descubra: De onde veio toda a água que existe no mundo?

O poluído Rio Tietê

O Rio Tietê é popularmente conhecido justamente pelos índices de poluição que afetam a este, especialmente pelo odor que exala de suas águas, a qual incomoda em muito as pessoas que precisam passar por cima dele em suas áreas mais afetadas.

Esse rio brasileiro nasce na Serra do Mar, no município paulista de Salesópolis, atravessa a Região Metropolitana de São Paulo e segue para o interior do Estado, até o município de Itapura, em sua foz no rio Paraná.

Dentre seus problemas estão o lançamento de esgotos industriais, bem como o fato de atravessar o mais complexo urbano-industrial do país, onde recebe muitos resíduos urbanos e industriais.

Quais os menos poluídos do Brasil?

Embora haja um consenso de que os rios brasileiros não possuam boa qualidade de suas águas. Um dos pontos do Brasil com água mais pura, de boa qualidade, fica em Piraquara, um município da Região Metropolitana de Curitiba.

Esse rio é uma das fontes do Rio Iguaçu, e se mantém com tanta qualidade por conta preservação da Mata Atlântica naquela região. Segundo estudos feitos, essa água é mais pura do que aquela comumente comprada pelas pessoas. A porcentagem de rios brasileiros que possuem qualidade de suas águas é muito baixa, o que compromete toda qualidade de vida da população.

Veja também: Quais são os lagos mais bonitos do mundo?

E os rios mais poluídos do mundo, quais são?

Existem muitos rios bastante poluídos no mundo, já que os problemas ambientais alcançam todas as partes do planeta. Dentre os rios mais poluídos pode-se citar o próprio Rio Tietê no Brasil, bem como o Riachuelo na Argentina. Podem ser destacados ainda o Rio Karachay, na Rússia, o qual se transformou em um depósito para o descarte de lixo radioativo.

Lixo próximo ao rio

Poluição dos rios vai desde lixo comum até resíduos provenientes de cremação (Foto: depositphotos)

Também os rios Yamuna e Ganges, os quais são sagrados para os praticantes da religião Hindu, onde estes se banham diariamente para retirar suas impurezas espirituais. O Ganges é um rio que recebe muitos resíduos, dentre eles corpos humanos e animais, bem como restos provenientes de cremação.

Há ainda outros rios bastante poluídos, como o Mississippi River nos Estados Unidos, o Cuyahoga River, em Ohio, nos Estados Unidos. Também o Buriganga River, em Dhaka, Bangladesh. Na Itália tem-se ainda o Sarno River, e muitos outros em várias partes do mundo.

O rio mais poluído do mundo

Atualmente, o rio considerado como o mais poluído de todo o mundo é o rio Citarum. Ele possui uma extensão de mais de 300 quilômetros de extensão. Esse rio nasce nas encostas do Monte Wayang, na Ilha de Java, seguindo até o Mar de Java, onde se localiza a sua foz.

Por muito tempo o Rio Citarum serviu como sustento de pessoas que habitavam suas margens durante muito tempo na história da humanidade, mas com o crescimento populacional, não foi dada a devida atenção aos cuidados com este rio. Ele é considerado como um rio muito mais poluído do que o Rio Tietê, bem como o Rio Ganges. A toxicidade do Rio Citarum é muito grande, mas apesar disso, as pessoas acabam usando suas águas para as mais diversas atividades.

Veja também: As mais belas cachoeiras que todos deveriam conhecer

Resumo

Neste breve artigo, você leu mais sobre quais são os rios mais poluídos do Brasil, bem como quais são os rios mais poluídos do mundo. Ainda, soube qual é o rio mais poluído do mundo, bem como a porcentagem de rios poluídos no Brasil.

Soube ainda se existem rios não poluídos no país, bem como algumas informações sobre o Rio Tietê, o mais poluído do Brasil. É importante destacar que a qualidade das águas afeta diretamente e indiretamente a qualidade de vida das pessoas, comprometendo principalmente sua saúde.

A porcentagem de rios no Brasil que possuem uma boa qualidade de suas águias é muito baixa, sendo que a ampla maioria apresenta condições de risco para a saúde humana.

 

Referências

» ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS – ONU BRASIL. Disponível em: https://nacoesunidas.org/acao/agua/. Acesso em 23 jul. 2018.

» SÃO PAULO. Departamento de águas e energia elétrica – DAEE.

» Histórico do Rio Tietê. Disponível em: http://www.daee.sp.gov.br/index.php?option=com_content&id=793:historico-do-rio-tiete&Itemid=53. Acesso em 24 jul. 2018. 

Sobre o autor

Avatar
Mestre em Geografia e Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Especialista em Neuropedagogia pela Faculdade Alfa de Umuarama (FAU) e em Educação Profissional e Tecnológica (São Braz).