Geografia

Países transcontinentais

Existem países cujos territórios estão geograficamente em mais de um continente terrestre, são os chamados países transcontinentais.

Segundo a contagem da Organização das Nações Unidas (ONU), existem 193 países no mundo. Estes países são muito variados em sua extensão territorial, alguns deles são ilhas, outros são territórios ultramarinos, alguns deles, inclusive, não têm sua independência reconhecida oficialmente.

Quer entender mais sobre os países transcontinentais? Então confira neste artigo preparado pelo Estudo Prático!

O que são países transcontinentais?

Basicamente, para que um país seja considerado como transcontinental, seu território deve estar distribuído por mais de um continente terrestre. Como existem vários países que possuem ilhas em seu território, ou ainda, territórios ultramarinos, fica um pouco mais difícil definir a transcontinentalidade.

Globo continentes

Países transcontinentais estão localizados em mais de um continente terrestre (Foto: pixabay)

Para isso, comumente se estabelece que um país transcontinental é aquele que tem seu território estendido de forma contígua por mais de um continente terrestre. Como não há uma única divisão dos continentes aceita, nem sempre é possível definir com precisão quais são os países transcontinentais, já que depende dos critérios utilizados para definir o próprio conceito de continente.

O que são continentes?

Os continentes [1] são as grandes massas de terra emersas do globo terrestre que estão cercadas por água dos oceanos. Existem algumas formas possíveis para divisão dos continentes, as quais podem ser com base em aspectos físicos, culturais, políticos ou históricos.

Os mais comuns são físicos (massa de terras mais extensa que a Groenlândia) e políticos (conjunto de países localizados em uma dada região do mundo, podendo haver ainda arquipélagos ou ilhas fora de seu território).

Neste sentido, as duas divisões são: América, Eurafrásia (Europa, África e Ásia), Austrália e Antártida (físicos) e América, Europa [2], Ásia, África, Oceania e Antártida (políticos).

Quais são os países transcontinentais do mundo?

A distribuição continental dos países depende muito do tipo de critério utilizado para divisão dos próprios continentes. No entanto, geograficamente, os países considerados como transcontinentais são:

Entre Ásia e Europa

Entre Ásia e África

Egito [4]: é um país que está localizado entre o Nordeste da África e o Sudoeste da Ásia, fazendo limite através da Península do Sinai. É um país mediterrâneo, cujos limites são estabelecidos pela Faixa de Gaza [5] e Israel, o Golfo de Ácaba e o Mar Vermelho, o Sudão e a Líbia.

Entre Ásia e Oceania

Países transcontinentais da Europa

Os países europeus que têm seu território estendido por mais de um continente são: Armênia, Azerbaijão, Cazaquistão, Chipre, Geórgia, Rússia e ainda Turquia. Todos eles têm uma porção territorial também no continente asiático.

Essa grande quantidade de países transcontinentais ocorre porque fisicamente há apenas uma massa de terras emersas, a qual envolve os dois continentes – Europa e Ásia – essa grande porção de terras é chamada de Eurásia.

Se aceita que os divisores das partes europeia e asiática sejam os Montes Urais, o Rio Ural, o Mar Negro e ainda o Mar Cáspio.

Maior país transcontinental do mundo

O caso mais conhecido de país transcontinental é a Rússia. Este país é o que possui a maior extensão territorial do mundo, com 17.100.000 quilômetros quadrados de território.

A Rússia é um país eurasiático, o que significa que seu território está distribuído pelos continentes da Europa e da Ásia. A maior parte física do território está no continente asiático, enquanto a parte história e econômica está na porção europeia, bem como a maioria de sua população.

A divisão dos continentes asiático e europeu é comumente atribuída à presença dos Montes Urais, uma cadeia montanhosa da região, e que separa o território russo. Desta forma, a parte a Oeste dos Montes Urais é considerada europeia, enquanto a parte a Leste é asiática.

A capital da Rússia [6], Moscou, que é onde se concentram os setores político, econômico, cultural, científico, religioso, financeiro, educacional e de transportes do país, fica na parte do território que está no continente europeu.

Istambul e a transcontinentalidade

Existe uma cidade no mundo que tem uma situação bem interessante em relação à transcontinentalidade. Essa cidade é Istambul, maior cidade da Turquia [7], que é um país localizado em dois continentes: Europa e Ásia.

A cidade de Istambul, a mais populosa do país, fica em um local estratégico, que é as margens do Estreito do Bósforo e do norte do mar de Mármara, sendo que estes marcos naturais separam os continentes europeu e asiático no sentido Norte-Sul.

Dentre as cidades do mundo, Istambul é a única que ocupa dois continentes, ou seja, é uma cidade transcontinental.

Referências
GARCIA, Helio; MORAES, Paulo Roberto. “Geografia“. São Paulo: IBEP, 2015.

MOREIRA, João Carlos; SENE, Eustáquio de. “Geografia“. São Paulo: Editora Scipione, 2011.

POLON, Luana. Estudo Kids. “Qual a capital da Rússia? Descubra!” Disponível em: https://www.estudokids.com.br/qual-capital-russia/. Acesso em 10 jun. 2019.

POLON, Luana. Estudo Prático. “Turquia“. Disponível em: https://www.estudopratico.com.br/turquia/. Acesso em 10 jun. 2019.