,

Palavras e expressões de cortesia

“A primeira impressão é a que fica”. Praticamente todas as pessoas já ouviram essa frase, mas parece que muitas não conseguem levar para a vida o grande conselho que ela traz consigo, pois é fácil confundir o sentido dela.

Você já se afastou de alguém que não aprovou à primeira vista e, depois de um tempo, percebeu que ela era até agradável? É exatamente isso que essa frase deseja expressar, que passar uma primeira impressão errada pode fazer com que muitas pessoas se afastem de você porque não te conhecem melhor.

Para evitar equívocos e causar uma boa impressão, nada melhor do que ser gentil e educado com todos, em todos os momentos do dia. Se esse tipo de tratamento se tornar um hábito na sua vida, você vai notar que muitas portas e sorrisos vão se abrir para você.

Veja como usar algumas palavras de cortesia

Palavras e expressões de cortesia

Imagem: Estudo Prático

Vamos agora conferir algumas orações com palavras de cortesia, se atentando para a forma como elas são empregadas, tendo em vista que elas devem ser utilizadas também na linguagem escrita e não apenas falada:

“Obrigado”, “Por favor”, “Bom dia”

Somos acostumados a falar essas expressões no português falado, mas geralmente no escrito tendemos a ser muito diretos, e por vezes até frios. Para evitar isso, use essas palavras de cortesia até mesmo em cartas, requerimentos e ofícios.

“Aguarde-me mais uns instantes, por gentileza”

Utilizar ‘por gentileza’ é de extrema polidez e é sinal de muita educação. Em relação à gramática, devemos observar que a expressão pode vir em qualquer local da oração – no início, meio ou final dela – mas sempre acompanhada de vírgula.

“Pedimos-lhe, por obséquio, que aguarde mais uns instantes”

Essa expressão também está sempre demarcada por vírgulas e é muito utilizada na linguagem escrita, pois confere mais suavidade à enunciação.

“Gostaríamos que você desse sua versão dos fatos”

Empregar o verbo “gostar” no futuro do pretérito no modo indicativo causa um efeito de leveza nas orações, que perdem a conotação de ordem e assumem um tom de desejo íntimo e delicado. Na linguagem falada, essa expressão é muito utilizada, por ser educada sem ser formal.

“Prezados colaboradores, queiram entrar na sala agora”

Esse é outro caso de palavra que suaviza os pedidos e solicitações. Mesmo nas frases onde uma ordem é dita de maneira explícita, o uso do verbo “querer” consegue deixá-la com um tom harmonioso e elegante. Use muito nos textos escritos, pois o uso dessa expressão demonstra cordialidade.

Sobre o autor

Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.