Palavras e frases para começar uma redação

Veja exemplos para conquistar uma boa avaliação

Existem diversas palavras e frases  para começar uma redação. A introdução é uma forma interessante de atrair a atenção do seu avaliador ou leitor comum. Por isso, é crucial que você dedique tempo e atenção às primeiras palavras do seu texto.

Não preciso nem citar que você deve fugir das palavras sem sentido, que deixem logo de cara o seu leitor confuso. É preciso ter cautela na hora de escolher as primeiras frases da sua redação e ser claro o suficiente para que sua introdução conquiste e cative.

Pensando nisso, neste artigo, você conhecerá uma lista com as principais palavras para começar uma redação. Na verdade, são frases clássicas para você empregar no seu texto do Enem ou na escola, independentemente do tema. A ordem aqui é impressionar e tirar uma boa nota. Preparado? Confira agora.

Como começar uma redação com estilo

A redação é parte primordial para conquistar uma boa avaliação seja no Enem ou em sala de aula. Aliás, aprender a escrever bem é um dos requisitos necessários para conquistar diplomas e também um bom emprego, futuramente.

A coesão textual, mesmo que não esteja diretamente ligada à sua área de atuação, como o campo das ciências exatas, é relevante, pois ao longo da sua trajetória acadêmica a escrita lhe acompanhará, seja na produção de monografias e até no desenvolvimento de teses de especializações, mestrados ou doutorados.

Mulher sentada escrevendo

Frases como “Atualmente…” e “Observando o cenário…” são exemplos de como começar uma redação (Foto: depositphotos)

Sendo assim, saber escrever é indiferente à profissão escolhida. É requisito básico para você se destacar em qualquer área. Logo, é melhor começar desde cedo a praticar e buscar o aperfeiçoamento da sua redação.

Vamos começar pelas frases mais adequadas para iniciar uma redação. Acompanhe:

Hoje em dia…
No passado…
Atualmente…
Observando o cenário…
Basta olhar para um passado próximo…
Talvez seja difícil dizer o motivo pelo qual…
Comenta-se, com frequência, a respeito de…
Atualmente, observa-se que…
É fácil falar sobre…
É difícil abordar…
Ao se examinarem alguns… verifica-se que…
Convém lembrar …
É de fundamental importância…
É indiscutível que…/ inegável que…
Muito se discute a importância de…
No século …
É de conhecimento geral que…
Levando-se em consideração os aspectos…
Todos sabem…
Poucos sabem…
Muito se debate, hoje em dia…
Muitos duvidam…
A história afirma…
Apesar de muitos acreditarem que…
Pode-se afirmar que, em razão de…
Cogita-se, com muita frequência de…
Dado o exposto da pesquisa tal…
Todos sabem que, em nosso país, há tempos, observa-se…
Ao contrário do que muitos acreditam …
Muito se tem discutido, recentemente, acerca de…
Ao analisar os fatos…
Não raro, toma-se conhecimento…
Percebe-se que…
Em virtude do cenário atual…
Em vista da atual situação…
Se você observam bem…
Levando-se em conta às últimas notícias…
Em virtude do que foi mencionado pelo especialista tal…
Em face da realidade…
Você precisa saber que…
Alguns argumentam que…
Dentre os inúmeros motivos que levaram…
Ao olhar para trás…

Veja também5 dicas para redação do Enem; confira para não se ‘enrolar’ na prova 

Formas de iniciar uma redação

Além das frases de efeito que podem iniciar uma redação, há também as formas de conduzir uma argumentação para envolver o leitor. Veja algumas possibilidades:

Alusão à História

É comum iniciar uma redação falando sobre o que diz a História. À luz do conhecimento qualquer tema fica mais interessante. É possível mencionar guerras, conflitos, conquistas e revoluções para iniciar uma redação.

Oposição a uma ideia

Também é possível instigar o seu leitor por meio de uma oposição a uma ideia. É uma forma interessante, mas que precisa ser bem fundamentada para não se perder logo de cara. Evite opiniões pessoais, traga apenas ideias.

Citação

Você também pode começar uma redação fazendo uma citação de alguém importante. Mas atenção: cuidado com citações muito polêmicas e que atualmente não são aceitáveis. Prefira mencionar especialistas, políticos, historiadores, cientistas, antropólogos ou sociólogos.

Pesquisa

Nada mais sólido do que mencionar pesquisas em uma redação. Além de impressionar o avaliador, você pode capturar a atenção do leitor comum. Mas, cuidado com a fonte de pesquisa. Ela precisa ser idônea e séria.

Estatísticas

As estatísticas são formas excelentes de trazer à tona um tema na redação, principalmente para confirmar o que você tem a dizer. Os números são praticamente irrefutáveis.

Definição

O dicionário é sempre um amigo leal de quem escreve e na hora de fazer uma redação ele pode ser seu melhor aliado. Defina as palavras do seu tema e você dificilmente errará na escolha da sua introdução.

Contrapontos

Que tal começar logo polemizando? Mas, calma! Tudo dentro de um padrão. Você pode trazer na sua introdução duas correntes opostas ao tema e assim atrair o leitor para a sua conclusão sobre a polêmica.

Argumento

Essa é a forma mais tradicional de iniciar uma redação. É com um bom argumento que você vai agradar seu professor ou avaliador. Nesse sentido, você tem que estar bem certo sobre seu argumento para não acabar se contradizendo durante o texto.

Questionamento

Você pode deixar uma pergunta ao leitor logo de cara. Isso vai fazê-lo se envolver com o seu tema e buscar uma resposta ao longo do texto para responder ao questionamento introdutório.

Cite personalidades

Algumas pessoas importantes ou famosas podem fazer parte da sua introdução. Tudo com muita parcimônia e seriedade. Contudo, evite frivolidades ou celebridades. Prefira políticos, escritores, esportistas poetas, especialistas, cientistas e outras personalidades respeitadas na área do tema.

Veja na prática o início de redações premiadas

Agora que você já sabe as melhores palavras, frases e estilos para iniciar uma redação, veja exemplos claros de redações que tiraram notas excelentes e merecem servir de inspiração para você.

Veja também: Como não fugir do tema da redação do Enem. Aprenda já!

Estudante escrevendo redação

Usar estatísticas e citações de especialistas também são um bom começo de redação (Foto: depositphotos)

Tema: A Persistência da Violência contra a Mulher na Sociedade Brasileira

Nota no Enem: 1.000

“Do Iluminismo, já sabemos – ou deveríamos saber – que uma sociedade só progride quando um se mobiliza com o problema do outro. No entanto, quando se observa a persistência da violência contra a mulher no Brasil em pleno século XXI, percebe-se que esse ideal iluminista é verificado na teoria e não desejavelmente na prática. Muitos importantes passos já foram dados na tentativa de se reverter esse quadro. Entretanto, para que seja conquistada uma convivência realmente democrática, hão de ser analisadas as verdadeiras causas desse mal” (Autor: Richard Wagner Caputo Neves)

“É inegável o fato de que, na sociedade brasileira contemporânea, a igualdade de gêneros é algo que existe apenas na teoria. Medidas como a criação da Lei Maria da Penha e da Delegacia da Mulher, apesar de auxiliarem na fiscalização contra a violência ao sexo feminino e na proteção das vítimas, são insuficientes e pouco eficazes, algo comprovado através da alta taxa de feminicídios ocorridos em nosso país, além dos enormes índices de relatos de vítimas de violência”. (Autora: Sofia Dolabela Cunha Saúde Belém)

“O feminismo é o movimento que luta pela igualdade social, política e econômica dos gêneros. Hodiernamente, muitas conquistas em prol da garantia dessas igualdades já foram alcançadas – a exemplo do direito ao voto para as mulheres, adquirido no Governo Vargas. Entretanto, essas conquistas não foram suficientes para eliminar o preconceito e a violência existentes na sociedade brasileira” (Autora: Júlia Guimarães Cunha)

Tema: Educação inclusiva

Nota no Enem: 1.000

“Durante o século XIX, a vinda da Família Real ao Brasil trouxe consigo a modernização do país, com a construção das escolas e universidades. Também, na época, foi inaugurada a primeira escola voltada para a inclusão social de surdos”. (Autora Beatriz Albino Servilha)

Tema: A Publicidade Infantil em Questão no Brasil

Nota no Enem: 1.000

“A publicidade vem sendo valorizada com a constante globalização, onde o marketing se apropria em atingir diferentes parcelas populacionais. A questão da publicidade infantil vem ganhando destaque no cenário mundial, sendo criticadas suas grandes demandas dirigidas à criança, persuadindo-as em favor do consumismo” (Autora: Mariana Pereira Pimenta)

“A grande preocupação hoje, nas políticas públicas, é propiciar um melhor atendimento integral à criança, principalmente no que se refere ao desenvolvimento moral, social, político e cultural enquanto sujeito ativo e participante dos plenos direitos e deveres na sociedade, conforme as normas declaradas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)” (autora: Rosely Costa Sousa).

“Produtos e serviços são necessários a qualquer sociedade. Dentre eles, estão serviços de planos de saúde, financiamento de moradias, compra de roupas e alimentos, entre outros elementos presentes no âmbito social. A publicidade e a propaganda exercem papel essencial na divulgação desses bens. No entanto, é preciso atenção por parte dos consumidores para analisar e selecionar que tipos de propagandas são fidedignas, e no caso de publicidade direcionada a crianças e adolescentes, essa medida nem sempre é possível” (Autora: Nathalia Cardozo)

Veja também: Profissões para quem gosta de redação

Dicas para iniciar uma redação

Apesar de todos esses modelos nota 1.000 de redação do Enem ou ainda das frases feitas para começar, você precisa se preparar bem para o conteúdo da redação.

Não basta apenas iniciar de forma excelente, é preciso conduzir o desenvolvimento para manter o mesmo padrão. Portanto, leia bastante e busque referências dos temas mais atuais.

É fundamental ter uma boa base para argumentar à altura e conquistar uma boa avaliação da sua redação. Estude bastante e boa sorte!

Sobre o autor

Avatar
Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.