Para que serve um blog?

Com o objetivo inicial de servir como um diário pessoal online, os blogs mostraram um potencial muito maior

Com a facilidade do acesso a internet que se tem atualmente, é comum ouvir ou ler vários termos relacionados a essa mídia e suas muitas nomenclaturas, sendo uma das mais recorrentes, a palavra blog ou blogueira.

A nomenclatura blog vem da contração gramática dos termos web e log que, em tradução livre, significam respectivamente rede e registro.

Desta forma, conclui-se que a plataforma blog foi criada com o intuito de servir como uma espécie de diário online. Obviamente, esse tipo de espaço ganhou um contexto muito mais amplo e, atualmente, possui atributos que vão além de um diário.

Para que serve um blog?

Além de poder ser utilizado como um diário pessoal online, já que este era o objetivo primordial da plataforma, os blogs, como conhecemos hoje, se tornaram ferramentas flexíveis e servem para praticamente qualquer tipo de publicação.

A plataforma blog foi criada com o intuito de servir como uma espécie de diário online

O blog pode ser utilizado para promover a comunicação entre pessoas com interesses em comum (Foto: depositphotos)

O fato desse tipo de plataforma ser mais simples do que um site para gerenciar, fez com que ele se popularizasse rapidamente.

Em dezembro de 2007, o motor de buscas Technorati, que no passado já competiu com o gigante Google, rastreou a existência de mais de 112 milhões de blogs.

Atualmente, o blog pode ser utilizado para promover a comunicação entre pessoas com interesses em comum, divulgar produtos e serviços, como é visto, há algum tempo, com as “blogueirinha” de moda, por exemplo.

Veja também: Aplicativo ajuda a controlar e contornar censura na Internet

Os blogs também têm sido uma forte ferramenta para os comunicadores independentes, já que por poder ser utilizada de maneira praticamente gratuita, dá autonomia para que os “blogueiros” possam expressar as suas opiniões pessoais.

Blog x Site

Por se tratarem de duas plataformas virtuais muito semelhantes nos dias de hoje, muitas pessoas não sabem diferenciar os blogs dos sites. Mas afinal de contas, site e blog é a mesma coisa? Quais as particularidades de cada um?

Os sites são feitos sob demanda, já que normalmente são espaços usados por empresas para promover seus produtos e serviços e é necessário um cuidado maior com a identidade visual.

Já os blogs são muito mais básicos e normalmente são elaborados em plataformas que já estão prontas; além de possuírem limitações em relação as ações do autor dentro da plataforma e ao layout da mesma.

Um outro ponto que diferencia os sites dos blogs, são seus conteúdos. Enquanto o primeiro tem uma função mais comercial, já que tem a intenção de promover um conteúdo, produto ou serviço, o blog é algo mais pessoal e independente, porém, isso não o impede de fazer o papel de divulgador.

Veja tambémO uso das redes sociais para conseguir um emprego

Por último, mas não menos importante, blogs são ferramentas muito simples de serem gerenciadas, já que sua interface é projetada para ser intuitiva. Sites, por outro lado, precisam de conhecimentos em programação e HTML, o que pode tornar o administração da plataforma um desafio.