Península Balcânica – Mapa e história dos países

A Península Balcânica encontra-se em um ponto estratégico de entrada de pessoas para o continente europeu, uma vez que é rodeada por importantes mares

Como Península entende-se uma formação geológica que é rodeada por água praticamente em toda sua extensão, sendo ligada ao continente apenas por uma porção de terras de menor proporção. Dentre as principais Penínsulas do mundo, uma das que mais se destaca é a Península Balcânica, na Europa. 

Península Balcânica: características gerais

A Península Balcânica é uma região que está localizada no Sudeste do continente europeu, sendo conhecida também como “Balcãs” (montanha em idioma turco). O relevo desta região é marcado pela presença de montanhas em sua extensão territorial, principalmente na sua parte central.

Enquanto na região litorânea há a predominância de planícies, sendo que as planícies de maior destaque estão localizadas na Bulgária e na Romênia. Na hidrografia da Península Balcânica existem rios importantes, como o Morava, o Kupa e o Maritsa, embora o de maior destaque seja o Danúbio.

Península Balcânica - Mapa e história dos países

Foto: depositphotos

Os Balcãs possuem uma extensão territorial de 666.700 km², e há uma diversidade étnica bastante grande na região, sendo que a predominância da população é formada pelos eslavos do Sul. Existe uma divisão expressiva em relação ao idioma falado na Península Balcânica, sendo que boa parte da população adota as línguas eslavas como referência, sendo relevantes também os dialetos, como o servo-croata (ou serbo-croata), que é uma língua eslava falada principalmente na Sérvia, e ainda em Montenegro, na Croácia e na Bósnia e Herzegovina. As religiões predominantes são o cristianismo e o islamismo, que são fontes de conflitos na região.

A rota dos Balcãs

A Península Balcânica encontra-se em um ponto estratégico de entrada de pessoas para o continente europeu, uma vez que é rodeada por importantes mares, como o Mar Adriático (Oeste), Mar Jônico (Sul), Mar Egeu (Sudeste) e Mar Negro (Nordeste). Alguns países da Península Balcânica, como a Macedônia, Sérvia, Croácia e Eslovênia são utilizados como rota de imigrantes advindos do Oriente Médio para atingir o interior do continente europeu. Estes imigrantes são oriundos, principalmente, do Afeganistão, do Paquistão, do Iraque, da Síria, da Líbia, da Turquia, dentre outros.

Península Balcânica - Mapa e história dos países

Foto: Reprodução/Google Imagens

Desde o ano de 2016, alguns países dos Balcãs fecharam as rotas de passagem dos imigrantes, como a Macedônia e a Sérvia, deixando milhares de imigrantes presos dentro do continente, especialmente na Grécia, sem condições de prosseguir suas viagens. Com esse fechamento de fronteiras em alguns países dos Balcãs, houve uma expressiva diminuição em relação aos imigrantes que conseguiam chegar à Alemanha.

No entanto, problemas internos foram gerados por conta da medida, especialmente em relação às condições de vida em que os imigrantes barrados se encontravam. A atitude dos países balcânicos não resolveu o problema das migrações, uma vez que novas rotas passaram a ser utilizadas, denegrindo ainda mais a condição dos migrantes.

Quais são os países da Península Balcânica?       

Os países da Península Balcânica são conhecidos como países balcânicos, ou Balcãs, sendo eles: Albânia, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Grécia, Croácia, Sérvia, Montenegro, República da Macedônia. Além disso, o território de Kosovo e uma parte do território da Turquia, da Eslovênia, da Romênia e da Ucrânia.

Albânia

A República da Albânia é um país localizado na Península Balcânica, dotado com uma pequena porção territorial de 28.748 km². A população albanesa não chega aos 3 milhões de habitantes (2 milhões e 890 mil), apresentando uma expressiva queda de crescimento populacional desde os anos de 1990. A religião predominante é o islamismo, seguido pelo cristianismo. A Albânia é um dos países mais pobres da Europa, tendo sua economia pautada na agricultura e nas remessas de dinheiro advindas de fora do país. 

Bósnia e Herzegovina

Independente desde 1990, Bósnia e Herzegovina fazia parte da Iugoslávia. Contando com uma extensão territorial de 51.209 km2, o país tem como capital Saravejo. O território da Bósnia e Herzegovina é formado por um relevo montanhoso, com uma expressiva quantidade de rios, dentre eles o Bosna. A população do país é formada pelos bósnios, os sérvios e os croatas. A economia da Bósnia e Herzegovina é constituída por atividades manufatureiras e de mineração, além de comércio e serviços, bem como agricultura.

Bulgária

A Bulgária é um país que possui fronteiras com a Romênia, a Turquia e a Grécia, e tem como extensão territorial 110.994 km², cuja capital é Sófia. A população é composta essencialmente por Búlgaros, mas também conta com uma parcela de turcos e ciganos. A ampla maioria da população do país segue a religião Cristã Ortodoxa, e desde 2007 a Bulgária faz parte da União Europeia. A Bulgária foi um dos países aliados à União Soviética, e vem tentando se reestruturar economicamente desde a queda do socialismo.

Grécia

A Grécia ocupa uma posição estratégica entre a Europa, a Ásia, o Oriente Médio e a África, sendo, portanto, um dos países que mais enfrenta as dinâmicas do fenômeno migratório. A extensão territorial da Grécia é composta por 131.957 km², contando com mais de 10 milhões e 870 mil pessoas, sendo que a religião predominante no país é o cristianismo. Apesar da crise econômica que a Grécia vem enfrentando desde 2008, a economia do país tem como base a indústria, as finanças, o turismo e ainda a agricultura.

 Sérvia

A República da Sérvia é um país cuja capital é Belgrado, e faz fronteira com Montenegro, com a Bósnia e Herzegovina, com a Croácia, com a Macedônia e com a Albânia, ainda com a Romênia e com a Bulgária, além da Hungria. A Sérvia possui 88.361 km² de extensão territorial, e sua economia tem como base a agricultura e a indústria.

 Montenegro

Montenegro é um país europeu que se desmembrou da Sérvia no ano de 2006, cuja capital é Cetinje. A extensão territorial de Montenegro é pequena, contando com 13.812 km², contando com um relevo montanhoso. A economia de Montenegro é pautada na indústria da mineração e na indústria têxtil, sendo que mais recentemente o turismo também se tornou uma atividade economia importante do país.

 Macedônia

A República da Macedônia possui uma extensão territorial de 25.713 km², fazendo fronteira com o Kosovo, com a Sérvia, com a Bulgária, com a Grécia e com a Albânia, e cuja capital é Skopje. São bases da economia da Macedônia a agricultura, a indústria, serviços, bem como importações e exportações, sendo que 75% do Produto Interno Bruto (PIB) do país é constituído pelas plantações de trigo e de batatas. A população da Macedônia é pequena, formada por apenas dois milhões de habitantes.

 Kosovo

Até recentemente, 2008, Kosovo foi uma província da Sérvia, quando autodeclarou sua independência. O país faz fronteira com a Sérvia, com a Macedônia, com a Albânia e com Montenegro, possuindo uma extensão do seu território com 10.908 km². A população de Kosovo é predominantemente formada por albaneses e o islamismo é a religião principal. 

Além destes países que constituem os Balcãs, partes da Turquia, da Eslovênia, da Romênia e da Ucrânia estão contidas na chamada Península Balcânica.

*Luana Caroline Kunast é mestre em Geografia.

Referências

» VESENTINI, José William. Geografia: o mundo em transição. São Paulo: Ática, 2011.