Península Ibérica, a segunda maior península da Europa

A Península Ibérica teve seu território tomado por muçulmanos. Entenda como isso aconteceu e como foi a Retomada do território pelos cristãos

A Península Ibérica está localizada no continente europeu, e os dois países mais conhecidos que compõem este ambiente são Espanha e Portugal. As Penínsulas de maior relevância do continente europeu são a Península Itálica, a Grega, a Ibérica, a Balcânica e Península da Escandinávia, sendo que a Península Ibérica é a segunda maior do continente.    

O que são Penínsulas?

As penínsulas são formações geológicas (através dos processos endógenos da Terra), que consistem em uma extensão territorial que se estende para dentro do oceano, sendo cercada por água em praticamente toda sua extensão, apenas ligada ao continente pelo istmo (uma estreita faixa de terras). Existem várias penínsulas no mundo, espalhadas pelos continentes.

As penínsulas são mais comumente localizadas nas costas oceânicas e marítimas, e se não fosse pelo “braço” de terra que as liga às áreas continentais, podiam ser caracterizadas como ilhas. Algumas penínsulas importantes no mundo são: Península Ibérica, Península Coreana, Península Itálica, Península Escandinava, Península Arábica, Península da Flórida, Península Balcânica, dentre outras tantas.

Península Ibérica

Foto: Reprodução/NASA

A Península Ibérica

É uma península localizada na região sudoeste do continente europeu, a qual é constituída por Gibraltar (um território britânico ultramarino), Portugal, Espanha, Andorra e uma pequena parcela do território da França. Juntamente com a Península Itálica e a Península Balcânica, a Península Ibérica constitui o conjunto de penínsulas que estão localizadas na Europa Meridional. Em relação à dimensão territorial, a Península Ibérica é a segunda maior do continente europeu, sendo apenas menor que a Península Escandinava.

Península Ibérica - Mapa

Imagem: Reprodução/Google Imagens

A Península Ibérica possui uma dimensão territorial que ultrapassa os 580.000 km² de extensão. Ela está ligada ao continente europeu por um istmo que é constituído pela Cordilheira dos Pirineus, a qual representa uma fronteira física entre a Espanha e a França. Essa cordilheira ultrapassa os 3000 metros de altitude, e seu ponto mais alto é o Pico Aneto. A Península Ibérica é rodeada pelo Oceano Atlântico em suas porções Norte, Oeste e parte do Sul, e pelo Mar Mediterrâneo pelo restante da costa Sul e Leste.

Rios

Os rios mais relevantes são o Tejo (o mais extenso da Península Ibérica), Rio Douro (segundo maior da Península), Rio Guadiana, Rio Guadalquivir, os quais deságuam no Oceano Atlântico, e ainda o Rio Ebro, sendo que este último deságua no Mar Mediterrâneo.

Clima

As condições climáticas da Península Ibérica são delimitadas a partir de três grandes grupos, sendo eles a Zona Atlântica, com temperaturas mais amenas e índices pluviométricos abundantes, especialmente nos outonos e invernos. Zona Mediterrânea, com invernos mais suaves, bem como verões quentes e com baixos índices pluviométricos e ainda a Zona Continental, com invernos rigorosos e verões também bastante quentes.

Povos

Os povos que vivem ou descendem de habitantes da Península Ibérica são denominados de Ibéricos, sendo que este conceito é recente e está relacionado principalmente a Portugal e Espanha, sendo duas importantes nações em um contexto global.

Países da Península Ibérica

  • Gibraltar: é na realidade um território britânico ultramarino, ou seja, são territórios que estão sob jurisdição e soberania do Reino Unido. Ele está localizado na região do extremo Sul da Península Ibérica, e sua dimensão territorial corresponde a 6,8 km² de extensão. Gibraltar tem uma população que ultrapassa os 32 mil habitantes. Os idiomas oficiais são o Inglês e o Llanito, ou Yanito, que é um dialeto local. Gibraltar possui um dos maiores Produto Interno Bruto (PIB) do mundo, sendo que as bases da economia do território são os serviços bancários e financeiros, as atividades turísticas, atividades portuárias e desenvolvimento de jogos online. As condições climáticas de Gibraltar apresentam um verão com menor pluviosidade do que o inverno, sendo caracterizado como um clima quente e temperado.
Península Ibérica - Gibraltar

Foto: depositphotos

  • Portugal: a República Portuguesa é um país localizado no Sudoeste do continente europeu, na Península Ibérica, e cuja capital é Lisboa. Portugal possui uma extensão territorial de 92.212 km², e uma população de mais de 10 milhões de habitantes. O Produto Interno Bruto (PIB) de Portugal está dividido entre alguns setores de destaque como comércio e serviços, sendo a atividade que mais produz lucratividade ao país; setor industrial, o qual representa também uma boa parcela do capital que entra em Portugal e, por último, a agricultura em menor proporção. O clima de Portugal é o Mediterrâneo, com temperaturas bem amenas.
  • Espanha: o Reino de Espanha, na Europa Meridional, cuja capital é Madri. A extensão territorial da Espanha é de 505.990 km², e sua população é composta por mais de 46 milhões de habitantes. A Espanha possui uma das maiores economias da União Europeia, e a base de sua economia é muito parecida com a de Portugal, com o comércio e serviços representando a ampla maioria da geração de capital, seguido da indústria e, por último, também o setor agrícola. O clima da Espanha é o Mediterrâneo, com verões secos e invernos amenos. A Língua Castelhana é o idioma oficial da Espanha.
  • Andorra: oficialmente chamado de Principado de Andorra, mas também denominado de Principado dos Vales de Andorra, é um país de pequenas proporções, com 467,6 km² de extensão, localizado entre a Espanha e a França. Andorra possui uma população com mais de 70.000 habitantes, e o idioma oficial é a Língua Catalã. A economia de Andorra é basicamente constituída a partir das atividades turísticas, sendo também relevante o setor industrial em maior destaque, seguido da agricultura e dos serviços. Andorra tem algumas particularidades que são atrativas para pessoas do mundo todo, como estações de esqui, resorts de inverno, dentre outras atrações turísticas, além disso, Andorra é também considerado como um dos paraísos fiscais do mundo.
  • França: apenas uma pequena parte do território francês está localizado na Península Ibérica, que é Cerdanha, a qual é uma região bastante pequena localizada nos Pirenéus Orientais, dividida entre a França (49,7% do território) e a Espanha (50,3% do território) por um tratado assinado em 1659. Cerdanha foi um dos condados da Catalunha, uma comunidade autônoma da Espanha.
Referências

» AREÁN-GARCÍA, Nilsa. Breve histórico da Península Ibérica. Revista Philologus, ano 15, n. 45, Rio de Janeiro: CIFEFIL, 2009. Disponível em: < http://www.usp.br/gmhp/publ/AreA4.pdf>. Acesso em: 20 de junho de 2017.

» VESENTINI, José William. Geografia: o mundo em transição. São Paulo: Ática, 2011.

Sobre o autor

Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Especialista em Neuropedagogia pela Faculdade Alfa de Umuarama (FAU) e Mestre em Geografia (Unioeste)