Química

Peróxido de hidrogênio

O peróxido de hidrogênio é um composto inorgânico molecular de fórmula química H2O2, descrito pela primeira vez por Louis Jacques Thénard, numa reação de peróxido de bário com ácido nítrico.

Trata-se de um líquido incolor à temperatura ambiente, poderoso oxidante, solúvel em água, viscoso, de sabor amargo e odor irritante. Em solução aquosa, é conhecido comercialmente como água oxigenada, que pode ser produzida a partir da reação de qualquer peróxido com água ou ácidos diluídos.

Características do peróxido de hidrogênio

As ligações entre as moléculas de peróxido de hidrogênio são fracas e, por este motivo, a substância é bastante instável. Quando perturbada, decompõe-se rapidamente em água (H2O) e oxigênio (O2), de acordo com a seguinte reação:

2  H2O2 ————-à 2 H2O + O2

Quando a substância é transformada em água e oxigênio pela catalase, acaba matando bactérias e vírus anaeróbicos, adquirindo a função de “desinfetante oxidante”.

A água oxigenada vendida no comércio é uma mistura de água e peróxido de hidrogênio, com uma concentração entre 3% e 9% do composto inorgânico.

Peróxido de hidrogênio

Foto: Reprodução

Aplicações do peróxido de hidrogênio

O peróxido de hidrogênio possui diversas aplicações em várias áreas, dentre as quais estão a agricultura, couro, celulose e papel, meio ambiente, desinfecção de alimentos, plastificantes, sabões e detergentes, têxtil e outras. Esta substância pode ser encontrada em baixas concentrações em vários produtos domésticos para uso medicinal e como clareador de roupas e dos cabelos.

Na indústria, o peróxido de hidrogênio é usado em concentrações mais elevadas para clarear tecidos, pasta de papel e como combustível para ajuste nas trajetórias e órbitas de satélites artificiais no espaço.

Na Medicina, a substância é utilizada como desinfetante ou agente esterilizante em autoclave de plasma. Em variadas concentrações, o peróxido de hidrogênio ainda é empregado nas seguintes situações:

Peróxido de hidrogênio x Água oxigenada

É importante ressaltar que água oxigenada não é sinônimo de peróxido de hidrogênio. A água oxigenada é um pouco menos instável do que o peróxido de hidrogênio puro, e pode ser facilmente decomposta na presença de luz e calor. Por este motivo, ela deve ser embalada em frascos opacos e armazenada em locais arejados.