,

Pintor sírio retrata líderes mundiais como refugiados

Com o objetivo de retratar a fragilidade dos civis deslocados durante a travessia entre países em guerra, o artista sírio Abdalla Al Omari idealizou e criou pinturas com líderes mundiais retratados como refugiados. Chamada de The Vunerability Series, em português “A Série de Vulnerabilidade”, o trabalho do artista já está sendo reconhecido pelo mundo todo.

Eu precisava tirar fora o poder deles, não para servir a mim e minha dor, mas para dar a esses líderes de volta a sua humanidade, audiência e visão sobre o que o poder da vulnerabilidade pode atingir“, explica o artista em entrevista para o BuzzFeed. Neste sentido, Abdalla passou mais de um ano e meio reimaginando políticos mundiais no lugar de refugiados, a exemplo de Donald Trump, Barack Obama, Angela Merkel etc.

pintor-sirio-retrata-lideres-mundiais-como-refugiados

Foto: Reprodução Facebook

Essência e trabalho do pintor sírio

De acordo com Abdalla, a escolha pelos políticos não foi aleatória. “Esses líderes foram parcialmente responsáveis ​​pelo deslocamento dos sírios. Talvez eles sintam o que é ser vulnerável”, justifica. Ainda segundo o artista, que fugiu da cidade natal Damasco em 2011 devido a guerra e buscou asilo na Bélgica, o trabalho foi conduzido no início pela sua raiva e pelo seu deslocamento.

Contudo, aos poucos as telas foram ganhando outro sentido.”De alguma forma, meu objetivo mudou de uma expressão de raiva para um desejo mais vívido de desarmar os personagens e retratá-los fora de suas posições de poder”, completa Abdalla em sua entrevista ao site norte-americano.

Algumas obras de Omari

“Angela”, 2015

angela-merkel-como-refugiada

Abdalla Al Omari / Ayyam Gallery / Via abdallaomari.com

“Vlad”, 2014

vladimir-putin-como-refugiado

Abdalla Al Omari / Ayyam Gallery / Via abdallaomari.com

“The Queue,” 2016

lideres-mundiais-como-refugiados

Abdalla Al Omari / Ayyam Gallery / Via abdallaomari.com

“Barack”, 2015

barack-obama-como-refugiado

Abdalla Al Omari / Ayyam Gallery / Via abdallaomari.com

“Donald”, 2016

donald-trump-como-refugiado

Abdalla Al Omari / Ayyam Gallery / Via abdallaomari.com

 

Sobre o autor

Avatar
Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.