Plano de estudo para concurso

Seleções são muito concorridas e por isso a disciplina nos estudos é tão necessária para o concurseiro sair bem-sucedido

Criar um plano de estudo para concurso é fundamental para enfrentar a concorrência acirrada da maioria das seleções. Para você ter uma ideia, há concursos cujo número de candidatos ultrapassa a marca de um milhão de inscritos.

Um bom exemplo disso foi o concurso para os Tribunais do Trabalho do Rio de Janeiro, Dnit, Ancine e CNJ, cujos candidatos bateram a marca de 17 mil, 2 mil, 500 e 600 candidatados por vaga, respectivamente.

Por isso, é importante que cada pessoa se dedique e tenha um plano organizado para ter tempo de estudar todas as disciplinas presentes no edital de publicação do concurso público. Confira agora quais são as dicas de especialistas para aumentar o seu desempenho e aproveitamento de todo o conteúdo programático.

Quanto tempo preciso para estudar para concurso público

O tempo de dedicação aos estudos é muito relativo. Cada pessoa tem uma dedicação única, pois depende da capacidade de fixação das matérias. Outro aspecto fundamental é a disponibilidade de tempo que cada pessoa tem para empregar aos estudos.

Fazer plano de estudo ajuda e muito quem deseja estudar para concurso

No dia a dia corrido de quem trabalha, é preciso disciplina para poder estudar (Foto: depositphotos)

Devido à correria do dia a dia, os candidatos contam, por vezes, com tempo apertado para estudar. E quando isso acontece, o planejamento é ainda mais importante, pois mesmo com pouco tempo, há pessoas que conseguem boas colocações.

Para especialistas, o ideal é dedicar-se da seguinte maneira durante a semana para passar em um concurso público:

  • Noções de Informática: 6 horas semanais
  • Ética e Atendimento: 4 horas semanais
  • Atualidades: 4 horas semanais
  • Legislação específica: 4 horas semanais
  • Matemática: 6 horas semanais
  • História e Estatuto: 4 horas semanais
  • Língua Portuguesa: 4 horas semanais
  • Conhecimentos específicos: 10 horas semanais

Veja também: Plano de estudo para Enem

Plano de estudo para concurso no Excel

O Excel é uma excelente ferramenta para organizar um cronograma de estudos para concurso público. O site Mapeando Concursos disponibiliza uma planilha em branco para que o candidato a preencha de acordo com as suas possibilidades. Confira o modelo vazio e um preenchido.

Plano de estudo para concurso para quem trabalha

As pessoas que trabalham sentem mais dificuldade em organizar o tempo para dedicar-se aos estudos para concurso público. Porém, muitas delas conseguem conquistar a aprovação mesmo competindo com pessoas que nem sequer trabalham.

Como podemos explicar isso? Simples! A resposta é planejamento e dedicação. Por isso é tão importante fazer um plano de estudo para concurso para quem trabalha.

O site dá dicas incríveis para que os trabalhadores não percam a oportunidade de concorrerem a cargos públicos.

A primeira delas é no que diz respeito ao material do estudo. É crucial que o candidato tenha as ferramentas corretas para lhe auxiliar a melhorar o seu desempenho. Outra forma de sair na frente na disputa nos concursos públicos é variar essas ferramentas.

Por exemplo, a pessoa que trabalha não pode estudar somente pelos livros. É claro que eles são fontes de pesquisa indispensáveis, porém você pode complementar com apostilas, vídeos, grupos de discussão entre outras formas de estudar.

O estudante que trabalha também não pode esquecer de focar nas disciplinas certas. A ideia é descobrir qual são as disciplinas com maiores pontuações. Elas funcionam como critério de desempate nas situações nas quais os concorrentes conquistam a mesma pontuação das demais áreas.

Outra dica infalível é não deixar para estudar somente com o edital do concurso sair. Isso quase sempre acontece muito em cima da hora. É primordial que o concurseiro comece bem antes a estudar para as provas.

Especialistas dão dicas que, ao menos, um ano, o candidato que trabalha deve começar a se dedicar intensivamente.

Cronograma de estudos para concurso

Para que você cumpra um cronograma de estudos, também deve adaptar alguns hábitos de vida para ampliar as possibilidades de contratação, como por exemplo:

Acorde 1 horas mais cedo

Se o seu dia já é corrido, cheio de atividades, você precisa encontrar uma fórmula para que ele dure mais. Uma forma para fazer isso acontecer é acordar uma hora mais cedo todos os dias. O sacrifício vai valer a pena quando você conquistar o seu tão sonhado cargo na gestão pública.

Veja também: Reserve um tempo e faça um plano de vida. Veja o que não pode faltar

Estude no trânsito

Aproveite o trânsito caótico das maiores cidades do Brasil para estudar. Deixe o carro em casa e pegue um ônibus ou van para poder ficar livre para ler, estudar, praticar exercícios, ver vídeos ou ouvir aulas on-line.

Se dedique na hora do almoço

Sacrificar a sua hora do almoço não é algo tão positivo. Contudo, quando você tem uma boa intenção vale a pena. Por isso, dê uma pressinha na hora da refeição e utilize o tempo restante para se debruçar aos livros.

Consulte um médico

Estudar bastante pode trazer algumas consequências para sua saúde. Logo, é interessante que você consulte um médico para avaliar sua condição para enfrentar uma maratona de estudo. É uma boa ideia também consultar um nutricionista e, se for possível, consumir alimentos que melhorem o funcionamento do cérebro e dê mais disposição e energia para estudar.

Evite distrações

Sabe o seu celular? Ele pode ser uma ótima ferramenta de estudos, mas também uma fonte inesgotável de distrações. No momento em que você se dispuser ao estudo, saia das redes sociais e resolva somente o necessário pelo seu smartphone.

Se acomode bem

Estudar exige dedicação e concentração. Mas nada disso é possível se você não possui as ferramentas básicas para ficar bem. Por exemplo, a cadeira e mesa de estudos devem deixar o seu corpo relaxado e alerta. A iluminação do espaço também tem forte influência sobre sua produtividade.

Troque informações

Um bom concurseiro aproveita suas relações para aprender mais e mais. Una-se a outros candidatados e saiba o que eles estão estudando. É importante compartilhar experiências e também trocar informações.

Plano de estudo para concurso

Um plano de estudo para passar em concurso deve ser feito bem dentro da realidade de cada candidato. A maior parte dos interessados já trabalha e tem outros afazeres, logo é primordial planejar bem, montar um cronograma que faça parte de um plano de estudo maior.

Veja também: O que é e como fazer um plano de negócios

Leve em consideração seu tempo disponível e não tenha receio de comprometer um pouco mais o seu tempo livre para dedicar-se a algo tão relevante para sua ascensão profissional. Coloque toda disposição nesse objetivo e construa sua meta a ser alcançada.

Sobre o autor

Avatar
Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.