História,Idade Moderna

Plantation

Alguma vez você já ouviu falar no sistema plantation? Esse é um sistema agrícola que produzia, principalmente, produtos tropicais em latifúndios monocultores para a exportação, era muito comum a utilização do trabalho escravo nesse sistema.

Definição

Plantation foi um sistema agrícola de exploração colonial, ele foi muito utilizado entre os séculos XV e XIX, principalmente nas colônias da América. Isso se deu devido ao fato de que na América o solo era fértil e propício para o cultivo das diversas espécies vegetais. As principais plantas cultivadas foram as tropicais, pois elas se adaptavam com mais facilidade ao clima e às condições do solo.

Plantation

Foto: Reprodução

Os sistemas agrícolas

Para que o sistema plantation seja compreendido, é preciso saber sobre os sistemas agrícolas. Estes classificam-se em dois tipos: o sistema agrícola intensivo e o extensivo. Veja a diferença entre cada um deles a seguir:

Onde se praticava

O sistema plantation era muito praticado na colonização da América, atualmente ainda é praticado em alguns países subdesenvolvidos. Este é um sistema de monocultura para exportação, pois o objetivo era complementar a agricultura dos europeus. Quase toda a produção era exportada e os produtos que permaneciam no país eram aqueles de menor qualidade.

Em nosso país, especialmente nos locais que a cana-de-açúcar e/ou o café eram cultivados, esse sistema ainda é usado, e em muitos casos o uso de mão-de-obra escrava é feito, mesmo esse tipo de ação sendo proibida.

As principais características

Entre as principais características do plantation temos:

Na economia

O plantation garantia lucros altos e proporcionava o chamado comércio triangular, onde os produtos eram vendidos na Europa em troca de tecidos, armas e álcool, que eram oferecidos aos mercadores africanos em troca de escravos. Estes eram levados às colônias para trabalhar nos latifúndios, formando assim um ciclo comercial.