, ,

Por que as orcas são conhecidas como baleias assassinas?

Certamente você já ouviu falar que as orcas são baleias assassinas. Porém, isso nada mais é que uma grande confusão! Os esquimós foram os primeiros a temerem esses animais, graças à forma violenta como eles caçavam no mar do polo norte.

Além disso, um filme americano chamado ‘Orca, a Baleia Assassina’, produzido na década de 70, foi o responsável por disseminar ainda mais essa ideia, que até hoje persiste no imaginário popular.

A verdade é que as orcas não atacam humanos, exceto quando se sentirem ameaçadas. No mais, as orcas nem são baleias! As diferenças são gritantes: apesar de pertencerem a mesma família de mamíferos marinhos e se comunicarem por meio da emissão de sons, ambas se distinguem por diversas características.

Por que as orcas são conhecidas como baleias assassinas?

Foto: depositphotos

Diferenças entre oscas e baleias

– As orcas possuem 50 dentes, enquanto as baleias possuem uma espécie de peneira na boca;
– O corpo de todas as orcas são iguais: elas têm a barriga branca e manchas na lateral do corpo, ao redor dos olhos. Já as baleias, têm diferentes características pois são mais de 17 espécies conhecidas;
– O tamanho também é diferente: a orca chega a 10 metros e pode pesar até 10 toneladas, enquanto as baleias podem chegar a 34 metros e 150 toneladas!

Conheça mais as orcas

Agora que você já sabe que as orcas não são assassinas, está na hora de descobrir o que faz esses animais marinhos serem tão especiais. A começar pela inteligência.

Eles têm uma capacidade incrível de aprender com os humanos e por isso são grandes estrelas de espetáculos que utilizam animais, como o parque SeaWorld em Orlando. Nesse lugar, as orcas e os golfinhos exibem-se em apresentações junto aos treinadores e atraem milhares de turistas para as arquibancadas.

Esse tipo de cativeiro é muito questionado por biólogos e ambientalistas, pois os animais, como a orca, podem se sentir estressados e tornarem-se violentos. Em um episódio recente, uma orca atacou sua treinadora durante uma apresentação nos Estados Unidos, levando-a a morte.

A motivação desse acidente foi ostensivamente debatida por especialistas que acreditam que a orca fez isso por está estressada em um ambiente de cativeiro ou por levar a brincadeira tão a sério e não ter a dimensão da sua força.

Apesar desse fato isolado, os estudiosos da vida marinha reafirmam: as orcas não são uma ameaça humana. Entretanto, o homem precisa respeitar o habitat natural dos animais marinhos, entre eles, as orcas. Elas são muito dóceis, divertidas e exibicionistas, desde que não sejam ameaçadas.

Sobre o autor

Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.