Por que estudar libras é importante

Saber libras é importante para a educação, comunicação e também para a vida profissional. Saiba mais

A Língua Brasileira de Sinais, Libras, é estabelecida pela lei nº 10.436/2002, que afirma que ela “é a forma de comunicação e expressão, em que o sistema linguístico de natureza visualmotora, com estrutura gramatical própria, constituem um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil”.

O ensino das libras é importante para todas as pessoas, independentemente de possuírem alguma deficiência ou não.

De acordo com a intérprete de Libras Maria Luisa Senhorinho Torres, que falou com exclusividade ao Estudo Prático, o estudo das libras “para o surdo [deve iniciar] assim que a deficiência for identificada. É importante que a família introduza a Libras aos poucos, para que a criança tenha uma comunicação mais fácil no futuro”.

Já a idade para o ensino de libras para crianças sem deficiência seria a partir dos quatro anos, de acordo com a especialista. “Ele [o ensino] já pode ser introduzido na escola ou em casa”, ressalta Maria Luisa.

A importância de estudar libras

A partir dos quatro anos de idade, a criança já pode ter aula de Libras

Praticar a linguagem com a comunidade surda ajuda a fixar o aprendizado (Foto: depositphotos)

E para quem pensa que se comunicar em Libras é algo bastante difícil, a intérprete dá uma dica crucial ao leitor do Estudo Prático: “a Libras não tem mistério e torna-se mais fácil quando você tem interesse. Contudo, para facilitar a aprendizagem, seria interessante fazer bons cursos e conviver sempre com a comunidade surda”.

Vale lembrar que a Libras é uma linguagem unicamente brasileira, pois cada país tem a sua forma de se comunicar através dos sinais.

Pensando na importância do ensino de libras, trazemos as dicas da Universidade Estadual Paulista, a Unesp, para facilitar o aprendizado da Língua Brasileira de Sinais. Veja como.

Valorize a expressão facial

A Linguagem Brasileira de Sinais orienta todos os usuários e praticantes de Libras a utilizarem a expressão facial como recurso para ser melhor interpretado.

Veja também: Braille: Saiba mais sobre esse tipo de linguagem, seu significado e origem

A expressão facial é extremamente importante para dar sentido aos sinais da Libras. Ela, além de fazer parte da formação do sinal, pode esclarecer ainda mais o que você pretende dizer à pessoa surda. Inclusive, se você não empregar expressão facial alguma, ao falar em Libras, estará se equivocando”.

Logo, é fundamental no ensino e aprendizado de Libras que os intérpretes façam cara de bravo, triste, feliz dependendo do que eles estão comunicando.

Entenda o papel dos sentidos

É normal na comunicação em Libras a repetição de sinais

Todas as expressões significam alguma mensagem para a pessoa surda, portanto preste atenção a elas (Foto: depositphotos)

Pela ausência da audição, uma pessoa surda é mais sensível quanto a outros sentidos. Por exemplo, durante a comunicação em Libras, o ouvinte deve evitar tocar no surdo sem antes ter um contato visual, pois ele pode se assustar ao ser tocado bruscamente.

“Evite tocar o estudante surdo de forma imprevista, sem que ele visualize você. O toque é um dos sentidos aguçados da pessoa surda e ela pode se assustar. Então, dirija-se a ela vindo pela lateral e acene até que veja você”, ressalta o material da Unesp.

Outro sentido importante é o olhar. No comunicação de libras é essencial praticar a comunicação olho no olho, pois quando você está interagindo com alguém que não escuta, se você olha para o lado, ele também vai olhar procurando por algo, pois todas as expressões significam algo.

Veja também: Linguagem verbal e não verbal

Repita para dar ênfase

Quando uma pessoa quer dar ênfase em uma frase costuma repetir as palavras. Na Língua Brasileira de Sinais também é assim, só que com os gestos. “Como a pessoa surda não ouve o tom da voz, a ênfase das frases pode ser dada para ela mediante a repetição de um sinal. Portanto, é normal na comunicação em Libras a repetição de sinais, sendo assim, não tenha medo e faça a mesma coisa quando julgar necessário”.

Treine bastante

Saber libras é algo importante para a educação, comunicação e também para a vida profissional. Logo, treinar seu conhecimento em libras é algo que vai somar bastante à sua desenvoltura.

Converse bastante em libras e não esqueça de estudar a estrutura linguística, sublexical dos sinais, estruturação das sentenças, as categorias gramaticais e o alfabeto manual. Dessa forma, você alcançará o domínio da Língua Brasileira de Sinais.

Alfabeto de Libras

 Treinar seu conhecimento em libras é algo que vai somar bastante à sua desenvoltura

O alfabeto de libras é uma das primeiras coisas que se deve aprender (Imagem: Reprodução | Curso de Libras)

Sobre o autor

Avatar
Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.