Por que Maio Amarelo? Entenda sobre o movimento

Neste artigo, você ficará sabendo por que maio amarelo foi adotado no Brasil e quais são as suas principais ações de conscientização. O movimento ou campanha Maio Amarelo chama a atenção da sociedade para o alto índice de morte e feridos no trânsito em todo o mundo.

Essa responsabilidade ao volante é uma busca constante do projeto Maio Amarelo. A ideia é desenvolver ações no trânsito para tentar reduzir consideravelmente o número de acidentes, com ou sem vítimas.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a OMS, o Brasil ocupa o 4° lugar em número de acidentes do continente americano. São 47 mil mortes anuais e mais de 400 mil pessoas com sequelas. Ao todo, isso custa para os cofres brasileiros nada mais, nada menos que 36 bilhões por ano. Por isso, falar sobre os perigos da estrada e exigir o cuidado dos motoristas e pedestres é um passo importante para um trânsito mais seguro.

Maio Amarelo: Por que esse movimento foi criado?

O movimento Maio Amarelo foi criado em 11 de maio de 2011. Isso aconteceu quando a ONU, a Organização das Nações Unidas, decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. A ação inspirou os demais países a dedicarem o quinto mês do ano às ações de conscientização e balanço sobre a segurança no trânsito.

A ideia do Maio Amarelo é desenvolver ações no trânsito para tentar reduzir o número de acidentes

O Maio Amarelo existe desde 2011 e busca a conscientização no trânsito (Foto: Divulgação)

O projeto Maio Amarelo

O movimento Maio Amarelo promove ações coordenadas entre o a sociedade civil e o Poder Público. Eles trabalham juntos a fim de atingir o maior número de pessoas e organizações possíveis. São envolvidos empresas, associações, governos e organizações sem fins lucrativos.

Essa iniciativa é primordial pois, somente em 2009, cerca de 1,3 milhão de pessoas morreram em acidentes de trânsito em 178 países ao redor do mundo. Além disso, 50 milhões de pessoas sobreviveram com sequelas. Resumidamente, isso significa que três mil pessoas morreram por dia naquele ano.

Gastos com acidentes poderiam ser investimentos

As cifras gastas com os acidentes de trânsito poderiam ser revertidas em muitas benfeitorias para a própria sociedade. De acordo com o site oficial da campanha Maio Amarelo, “os acidentes de trânsito custaram R$ 36 bilhões por ano, nos últimos 20 anos”.

Veja também: O que entender por educação no trânsito. Entenda de forma descomplicada

Os dados do Observatório Nacional de Segurança Viária revelam que com esse dinheiro daria para: “quase triplicar o número de escolas no país; Construir 185 mil quilômetros de rodovias; Construir mais 60 mil quilômetros de ferrovias, triplicando a extensão atual de trilhos; Superar mais de duas vezes o gasto anual com segurança pública”.

Além disso, essas despesas cobririam “cinco anos do rombo da previdência pública, que hoje equivale a R$675,6 bilhões; Construir 22 mil novos hospitais com 250 leitos, UTI e unidade de traumatismos graves; Suprir o déficit habitacional brasileiro com sobra de 70% na construção de casas, que hoje equivale a 6 milhões”.

Maio Amarelo e suas ações

Durante todo o mês de maio ações acontecem em escolas, empresas e no trânsito em geral

Anualmente, vários países adotam campanhas no mês de maio visando a reeducação no trânsito Foto: depositphotos)

As ações do Maio Amarelo são voltadas para a conscientização do trânsito. Com temas relevantes para a sociedade, elas visam o estímulo ao debate de diversas faixas etárias e tipos de público específicos.

Por isso, as ações são amplas e acontecem em vários lugares. Nas escolas, por exemplo, o projeto é incentivado através de jogos lúdicos e de um concurso cultural.

Nas empresas, o foco são as palestras, debates e outras iniciativas; até mesmo os municípios ou companhias privadas podem ganhar um selo Laço Amareço. Conheça mais detalhes de algumas dessas ações abaixo.

Material didático

A campanha Maio Amarelo disponibiliza em seu site todo tipo de material de apoio para quem precisa falar sobre o movimento. Tem cartilhas, apostilas, informações para download. Esse material é útil principalmente para as escolas e educadores.

Veja também: O que é Setembro Amarelo

Distribuição de kits

Essa ação da campanha Maio Amarelo prevê a distribuição gratuita de cartazes, adesivos e até de lencinhos amarelos para lembrar da importância de um trânsito mais seguro.

Decoração

Uma das iniciativas para lembrar os motoristas e pedestres sobre a segurança no trânsito é sinalizar os espaços frequentados por esse público com objetos na cor amarela, como bandeiras e balões.

Selo Laço Amarelo

O selo Laço Amarelo é uma forma de destacar as empresas e governos que dedicam-se a ações por um trânsito mais seguro. Com isso, elas recebem certificado, acesso a plataformas específicas e podem se utilizar da marca Maio Amarelo para se promover.

Atividades sobre o Maio Amarelo nas escolas

O movimento Maio Amarelo tem uma iniciativa voltada somente para a educação infantil. É o chamado ‘Maio Amarelo Kids’. Ela se utiliza de jogos interativos e lúdicos a fim de atingir esse público.

Segundo o site oficial, “o projeto incentiva a discussão da mobilidade em conjunto com crianças, familiares e instituições de ensino por meio de ferramentas digitais ou presenciais, em espaços públicos ou privados, e visa assim contribuir para uma sociedade mais saudável e gerações mais conscientes sobre o tema”.

Para envolver os estudantes na iniciativa, existe um concurso cultural. Para participar, as crianças devem se cadastrar no site e iniciar uma espécie de competição em um jogo virtual.

A metodologia exige que os alunos resolvam cinco desafios por semana durante o mês de maio. Para resolvê-los a criança ou adolescente deve conversar com a família, os amigos e pesquisar informações sobre o tema. Depois disso, ele deve resolver as propostas feitas pelo jogo.

Mas não são só os alunos que têm que resolver sozinhos as questões. Os familiares também precisam se envolver, da seguinte forma: assistindo vídeos sobre trânsito no celular, por meio do aplicativo da campanha; abordar o assunto com as crianças, sempre que conveniente; estimular a garotada para procurar outras informações a respeito do tema. Os ganhadores do concurso cultural ganham um brinquedo e participam da premiação.

As escolas e professores também têm um material de apoio para trabalhar com o Maio Amarelo. Por meio do link é possível ter acesso ao conteúdo voltado para diversas faixas etárias e fases do desenvolvimento infantil.

Veja também: Problemas socioambientais urbanos

Cartaz da campanha

O cartaz da campanha Maio Amarelo, assim como todo o material didático e de divulgação envolvido no movimento, lembra ao público-alvo que por trás de toda regra de trânsito existe uma vida que precisa ser preservada.

Por isso, os cartazes e peças publicitárias usam a imagem de crianças, famílias, deficientes, idosos, jovens e adultos segurando as placas de sinalização de trânsito.

Temas usados no Maio Amarelo

Todo ano a campanha tem um tema específico. Desde que começou a ser amplamente promovida no país em 2014, os temas foram os seguintes:

  • 2014 – Atenção pela Vida
  • 2015 – Seja você a mudança
  • 2016 – Eu sou +1
  • 2017 – Minha escolha faz a diferença
  • 2018 – Nós somos o trânsito.

Sobre o autor

Avatar
Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.