Por que maio é considerado o mês das noivas?

Muitas partes do mundo possuem o costume de dizer que maio é o mês das noivas. Mas você já parou para pensar o que leva o período a ter essa fama?

Chegada da Primavera

A verdade é que não existe nada concreto que justifique isso, mas na verdade, várias teorias. A primeira delas acontece no hemisfério norte. No mês de maio é quando acontece a primavera e as flores desabrocham. E por muito tempo a estação e os efeitos dela foram associadas ao casamento e ao amor.

Hora do banho

Ainda com relação ao hemisfério norte, outra explicação surge, mas desta vez na Idade Média. Devido às baixíssimas temperaturas do local antes da chegada da primavera, era bastante difícil alguém conseguir tomar banho durante o período.

Por que maio é considerado o mês das noivas?

Foto: depositphotos

Quando a época das temperaturas abaixo de zero passava e a primavera chegava, as pessoas prestes a se casar tomavam banho utilizando muitas flores para tentar diminuir o mau cheiro ocasionado pelos precários banhos da estação passada.

Além do banho, os noivos e noivas também carregavam muitas flores durante a cerimônia, o que hoje conhecemos como o buquê.

Mês de Maria

Outra teoria que existe diz respeito a religião católica. Para ela, maio é considerado o mês das noivas porque a época é da consagração da Virgem Maria, a mãe de Jesus e os religiosos aproveitam a época para homenagear a santa e também as noivas.

Como o segundo domingo de maio é comemorado o dia das mães, o mês tem bastante simbologia para os religiosos, que sempre tiveram grandes influências na nossa história. Por isso, a teoria da igreja Católica é a mais aceita para explicar o motivo da fama do mês.

Devido a todas essas histórias, por muito tempo maio foi o mês mais solicitado para casamento. Mas, hoje em dia, dezembro é a época mais disputada para realização de matrimônios. Isso acontece devido a praticidade tanto das férias de final do ano como ao recebimento do 13º salário.

Sobre o autor

Formada em Jornalismo pela Unicap, pós-graduada em Comunicação Empresarial e Mídias Digitais pela Devry, fez intercâmbio na ETC School (em Bournemouth (UK)), professora de inglês e tem experiência nas áreas de assessoria de comunicação, produção de vídeo e foto e redação.