Por que as noivas casam de branco? Conheça esse e outros rituais do casamento

De acordo com as estatísticas do Registro Civil, divulgadas pelo Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o casamento no Brasil apresenta crescimento ano após ano. Então, se há casamento, há também festa, viagem de lua de mel, buquê, padrinhos e madrinhas e, talvez, o mais importante item em toda esse acontecimento: o vestido de noiva.

É inevitável, o vestido da noiva toma proporções enormes no que se refere ao casamento. Ele se torna um dos assuntos mais comentados antes, durante e depois do matrimônio. Por isso que é um tema bastante debatido e tem até quem escolha o modelo antes mesmo de marcar a união. Geralmente, a escolha do modelo se dá pelas características e personalidade da noiva, mas a cor branca costuma ser a mais pedida.

Isto porque, trata-se de uma tradição que tem origens bem antigas na história. Se você tem curiosidade de saber o porquê desta cor ser a escolhida ou de entender outros ritos que envolvem o casamento, é bom ficar atento a este artigo.

Por que as noivas casam de branco? Conheça esse e outros rituais do casamento

Foto: depositphotos

A história dos vestidos brancos nos casamentos

Entre os historiadores não há um consenso sobre como surgiram os vestidos de casamento, mas há relatos na Bíblia que insinuavam o uso de vestes especiais neste momento de vida do casal. Contudo, de acordo com o site Inesquecível Casamento, nada se compara ao modelo que hoje faz parte da maioria dos casamentos, branco, por exemplo, não era a cor mais utilizada.

Na antiguidade, o casamento era visto como uma maneira de demonstrar a riqueza da família dos noivos, por isso não importava a cor, mas sim o luxo do vestido. Ainda segundo o site especializado em matrimônio, na Renascença o “preto básico” já foi utilizado nos casamentos pelas noivas, pois esta cor representava religiosidade e obediência à igreja.

Apesar disso, não significa dizer que o branco era uma opção descartada pelas noivas, algumas delas escolhiam esta cor, mas ela só foi se popularizar após o casamento da rainha Vitória da Inglaterra, no século XIX. Ela foi a primeira nobre a casar por amor e por isso se tornou um símbolo para outras mulheres. Desde então o branco se tornou uma cor oficial para as noivas e ele remete à castidade e pureza.

Outros rituais do casamento

Além da cor do vestido da noiva, existem outros ritos bem comuns no casamento e que podem despertar o interesse das pessoas para entender melhor a história que há por trás de alguns hábitos.

Por que a noiva joga o buquê?

O buquê da noiva é visto como um símbolo de sorte e, de certa forma, é “abençoado” durante a cerimônia do casamento. Quando a noiva decide jogá-lo, está oferecendo a oportunidade de alguém pegar e com isso ter sorte no amor. Este costume surgiu no século XIV, mas antes disso a noiva ofertava pedaços do seu vestido para trazer sorte as convidadas.

Qual o sentido de jogar arroz cru na saída dos noivos?

Arroz é um grão que representa fertilidade e, por muitos anos, o casamento foi visto apenas com esta ótica. A ideia, antigamente, era unir duas pessoas que pudessem dar continuidade ao nome da família, ou seja, um casal que garantisse filhos para a família.

Por que a aliança fica no dedo anelar esquerdo?

A partir do século XVI, as alianças foram tidas como elementos primordiais para o casamento católico. Simboliza, entre outras coisas, a união entre o casal. O dedo escolhido para ter a aliança é o quarto dedo da mão esquerdo, pois segundo os gregos e romanos era por esse dedo que passava uma veia que liga ao coração. Assim, os corações dos apaixonados estariam sempre conectados.

Sobre o autor

Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.