Por que nosso organismo precisa gerar o espirro?

O organismo faz de tudo para expulsar as substâncias estranhas que entram nas vias respiratórias. Um dos meios que ele encontra para isso é o espirro, que é uma expulsão de ar, convulsiva e semi-autônoma, do nariz e boca.

O espirro pode ser por gripe, por alergia ou por olhar diretamente para a luz. Mas, afinal, por que o nosso organismo precisa gerar o espirro? Saiba mais neste artigo.

Por que nós espirramos?

Quando alguma substância estranha entra nas vias respiratórias, o nervo trigêmio (nervo craniano responsável pelo controle motor da face) identifica a irritação e informa ao cérebro, fazendo com que os músculos das costas do abdômen se contraiam, os pulmões se encham de ar e provoquem a saída violenta do ar.

Por que nosso organismo precisa gerar o espirro?

Foto: depositphotos

Assim sendo, o espirro é uma reação involuntária do nosso organismo, provocada pela presença de micro-organismos, tais como vírus ou bactérias, no nariz, na garganta e na boca, ou partículas como pólen e poeira.

A função do espirro é justamente expelir do corpo algo que o está incomodando. Por esse motivo, é comum espirrarmos quando estamos resfriados, ou em ambientes empoeirados, mofados e sujos.

Nós também podemos espirrar quando a luz do sol bate diretamente em nossos olhos. E por quê? Esse tipo de espirro é denominado espirro de reflexo fóptico, sendo provocado por estímulos luminosos, como o sol ou uma lâmpada muito forte.

Nesse caso, o espirro é provocado quando um feixe de luz chega repentinamente aos nossos olhos, estimulando o nervo óptico que, por sua vez, envia sinais para que o cérebro contraia a retina. Como o nervo óptico está localizado bem próximo ao nervo trigêmeo, este também recebe a mensagem do nervo óptico e interpreta a situação como uma irritação nasal, gerando o espirro.

O espirro deve ser evitado?

Antes do espirro propriamente dito, as pessoas sentem vontade de espirrar e, em determinadas situações, desejam parar o espirro. Como o ar expulso com espirro pode atingir incríveis 160 km/h, ele não deve ser impedido mecanicamente, pois há o risco de um súbito aumento de pressão que pode causar vertigens, surdez e até mesmo a ruptura do tímpano.

Curiosidade

Em diversas culturas, desde a época do Império Romano, tem-se o costume de dizer “saúde!” para quem espirra. Você sabe o motivo desse costume milenar? Tal costume expressa o desejo pelo bem-estar da pessoa que espirra, pela antiga crença de que o reflexo era sinônimo de mau presságio, relacionado a doenças graves, que poderiam levar à morte.

Sobre o autor

Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.