A potenciação serve para representar multiplicações que possuem fatores iguais. Os termos da potenciação são: base, expoente e potência. Acompanhe a seguir a notação utilizada.
[7]Uma representação mais geral para os termos que compõem uma potência você confere a seguir:
Iremos tratar aqui de alguns tipos de potenciação. Acompanhe a seguir:
Quando o expoente é inteiro significa que ele pode ser positivo ou negativo.
Exemplos com expoente positivo:
[9]Quando o expoente é negativo deve fazer o inverso do número referente à base.
Exemplo com expoente negativo:
[10]Se o expoente é o número 1 a potência é o número da base.
Exemplos:
[11]Toda base elevada ao expoente 0 terá como potência o número 1.
Exemplos:
[12]Toda vez que a base for o número 1, a potência obtida será 1.
Quando a base é o número 10, a potência obtida será o número 1 seguido por 0. A quantidade de zeros corresponde ao número do expoente.
Exemplos:
[14]Se a base for um número inteiro negativo e o expoente for um número ímpar positivo, então a potência será um número inteiro negativo.
Exemplos:
[15]Caso a base seja um número inteiro negativo e o expoente um número par positivo, então a potência será um número inteiro positivo.
Exemplos:
[16]
Quando a base é uma fração, tanto o número quanto o denominador estão elevados ao expoente.
Exemplos:
[17]A seguir você irá aprender as propriedades/regras referentes à potenciação, acompanhe.
Quando realizamos o produto de termos de bases iguais, podemos somar o valor dos expoentes.
[18] [19]Quando dividimos termos de mesma base, devemos conservar a base e subtrair os expoentes.
[20] [21]A regra aplicada na potência de potência é a multiplicação dos expoentes.
[22] [23]Todos os fatores que estão reunidos em um conjunto compartilham de um mesmo expoente geral.
[24] [25]Quando os fatores compartilham de um mesmo expoente podemos conservar o expoente e realizar o produto das bases.
[26] [27]Quando a base possui um expoente fracionário devemos transformar a potência em uma raiz.
[28] [29]Quando uma raiz [30] estiver elevada a um expoente, isso significará que tal expoente é do radicando.
[31] [32] [33]Os exercícios a seguir são para você praticar as regras e propriedades aprendidas ao longo do texto. Encontre a solução final em todas as alternativas.
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» CASTRUCCI, G. JR, G. A conquista da matemática. Nova edição. São Paulo: FTD, 2016.