Presépio de Natal: o que é, significado e como fazer

O primeiro presépio feito na história foi elaborado pelo São Francisco de Assis, em 1223, na Itália

Assim como diversas tradições, o presépio de Natal se faz presente nas decorações de final de ano. Mas você sabe o que é e qual o significado desse símbolo natalino? Se não, prepare-se para descobrir nesse artigo.

Além disso, você aprende como fazer um presépio de Natal com todas as peças que o compõe. Ainda nesse texto também é possível conhecer as orações que podem ser feitas diante dessa peça repleta de simbolismo para os cristãos.

O que é um presépio de Natal?

O presépio de Natal é a representação do nascimento de Jesus Cristo. Historicamente, essa reconstituição remota a São Francisco de Assis, de acordo com o autor do livro “Natal: Teologia, tradição, símbolos”, Israel José Nery.

Para o teólogo, o santo padroeiro dos animais foi o primeiro a montar como teria sido o nascimento do Salvador. Em 1223, na época em que se aproximava o Natal, Francisco teria pedido autorização a Igreja para celebrar a vida de Jesus de “maneira nova e original”. (1)

Presépio de Natal

O presépio simboliza o dia do nascimento de Jesus (Foto: depositphotos)

Naquele período, a instituição católica não permitia representações litúrgicas. No entanto, Assis pediu uma licença da proibição, a qual foi atendida. Então, em Greccio, na Itália, o frade encontrou uma maneira para reconstituir o nascimento do menino Jesus.

Para isso, levou em consideração a passagem bíblia de Lucas (2:7). “E deu à luz a seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem.” (2)

Assim, “[…] A tradição, com muita imaginação, situou esse

lugar como sendo uma gruta ou estábulo com feno, animais, cochos. No meio de tudo isso, Maria, José e o menino. Mas, não faltando, sem dúvida, o burrinho que transportou a família de Nazaré para Belém”, ressalta Israel José Nery.

Veja também: Conheça os símbolos do Natal

O que significa?

A representação criada por São Francisco de Assis compôs uma solene missa dirigida por ele próprio. Na ocasião, o diácono queria falar a todos sobre o nascimento de Jesus pobre.

“O presépio foi organizado por São Francisco para visualizar, sensibilizar, facilitar a meditação da mensagem evangélica do conteúdo do mistério de Jesus Cristo, que nasce na pobreza, na simplicidade, para fazer o homem mais humano: Filho de Deus, irmão de todos os demais homens, harmonizado com o cosmos”, explica o teólogo no livro.

Além disso, todos os personagens e elementos presentes no presépio natalino possuem um significado para os cristãos. A seguir você entende um pouco mais sobre o simbolismo de cada peça.

Peças do presépio

Ainda segundo o livro de Israel José Nery, as peças do presépio possuem significados para as pessoas da igreja. Para não esquecer, veja o que cada personagem simboliza:

  • Jesus: O filho de Deus e escolhido para viver entre os homens, ensinando e se doando pela humanidade
  • José: Escolhido por Deus para ser o pai de Jesus na Terra, José é um exemplo de homem, companheiro e responsável
  • Maria: A mulher, mãe, pura e companheira. Vista como um símbolo da mulher que ensina, educa, ora e se doa com total dedicação
  • Pastores e sábios: Nas representações, os pastores e sábios representam pessoas que estão à escuta, que se deslocam para encontrar os outros e que reconhecem a presença de Deus nos terceiros
  • Animais, feno e gruta: Simbolizam a natureza que está à serviço dos homens e de Deus, aquela que acolhe a todos
  • Estrela: Elemento que guiou os três reis magos até o local de nascimento de Jesus. Por isso, ela representa o guia, o ideal
  • Anjos: Assim como em todos os momentos, os anjos são considerados os mensageiros de Deus e são comunicadores de boas novas.

Oração diante do presépio natalino

São várias as orações que podem ser feitas diante do presépio de Natal, como o Pai Nosso. Além disso, você pode ter esse momento sozinho ou em família e amigos. No entanto, instituições católicas recomendam algumas preces especiais para a oração junto ao presépio. A seguir você confere exemplos:

Veja também: Natal: Origem e curiosidades sobre essa festa

Oração 1

“Senhor, diante do teu presépio venho pedir por minha família. Abençoa as pessoas que amo e aquelas que ainda não amo o bastante. Que dentro de nosso lar habite a confiança de tua Mãe, Maria, o zelo de José e a inocência de teu rosto de criança.
Afugenta de nossa casa as dores, lágrimas e angústias causadas pelos que lutam por matar nossos sonhos de paz. Dá-nos saúde, para que possamos cantar teus louvores cada dia deste ano novo.
Que nossas portas estejam sempre abertas para ti, nas visitas que nos fazes em tantos rostos sofridos. Dá-nos a alegria de tua presença em nosso lar. Abençoa todas as famílias neste Natal, Senhor. Amém.” (3)

Oração 2

“Menino Jesus, Deus que se fez pequeno por nós, diante da cena do teu nascimento, do presépio, estamos reunidos em família para rezar.
Mesmo que fisicamente falte alguém, em espírito somos uma só alma.
Olhando Maria, tua Mãe Santíssima, rezamos pelas mulheres da família, que cada uma delas acolha com amor a palavra de Deus, sem medo e sem reservas, que elas lutem pela harmonia e paz em nossa casa.
Vendo teu pai adotivo, São José, pedimos ó Menino Deus, pelos homens desta família, que eles transmitam segurança e proteção, estejam sempre atentos às necessidades mais urgentes, que saibam proteger nossos lares de tudo que não provém de ti.
Diante dos pastores e reis magos, pedimos por todos nós, para que saibamos render-te graças, louvar-te sempre em todas as circunstâncias, e que não nos cansemos de te procurar, mesmo por caminhos difíceis.
Menino Jesus, contemplando tua face serena, teu sorriso de criança, bendizemos tua ação em nossas vidas.
Que nesta noite santa, possamos esquecer as discórdias, os rancores, possamos nos perdoar.
Jesus querido, abençoa nossa família, cura os enfermos que houver, cura as feridas de relacionamentos.
Fazemos hoje o propósito de nos amar mais.
Que neste Natal a bênção divina recaia sobre nós.
Amém.” (4)

Como fazer um presépio de Natal?

Existem diferentes tipos de presépio de Natal, dos mais completos aos mais simples. Alguns modelos são pequenos e outros podem chegar a ter o tamanho real dos personagens.

Além disso, o material de produção também pode variar. Enquanto alguns podem ser feitos de gesso, biscuit ou barro. Outros, mais simples, podem ser elaborados com paletas, feltro e eva. Nesse artigo, vamos ensinar a fazer dois tipos de presépio natalino. Acompanhe o passo a passo a seguir.

Presépio natalino de paletas

Para fazer esse presépio você vai precisar dos seguintes materiais:

  • Dois pequenos vasos de barro ou de plástico
  • 3 bolas de isopor ou madeira de tamanho pequeno
  • Retalhos
  • Paletas de sorvete
  • Caneta preta
  • Musgo artificial
  • Tintas coloridas
  • Juta
  • Cola quente
  • Madeira em formato de estrela
  • Arame

Comece montado o presépio com cola quente e as paletas de picolé, fazendo uma cabana pequena com telhado. Enquanto seca, pinte os vasos das cores que você preferir e as bolinhas de isopor na cor de pele de Maria, José e Jesus. Aproveite para pintar também a estrela.

Enquanto as peças secam, volte para a cabana e cole o musgo em cima do telhado. Com mais paletas cortadas, faça a manjedoura e pinte-a.

Em seguida, cole duas das bolas de isopor em cada um dos vasos. Já a terceira delas cole em paletas que vão servir como o corpo do menino Jesus. Agora está na hora de desenhar os rostos dos personagens.

Veja também: Papai Noel: história e curiosidades

Depois cubra os bonequinhos com os retalhos que possuir. Posicione Maria e José dentro da cabana e a manjedoura do lado de fora. Por fim, cole a estrela e um pedaço de arame e prenda-o no teto. Pronto, seu presépio estará pronto. (5)

(Foto: Reprodução | Como Fazer Artesanatos/Today`s Fabulous Finds)

(Foto: Reprodução | Como Fazer Artesanatos/Today`s Fabulous Finds)

(Foto: Reprodução | Como Fazer Artesanatos/Today`s Fabulous Finds)

(Foto: Reprodução | Como Fazer Artesanatos/Today`s Fabulous Finds)

(Foto: Reprodução | Como Fazer Artesanatos/Today`s Fabulous Finds)

Presépio de Natal de feltro

A Revista Artesanto também ensinou a fazer um presépio simples, porém delicado. Para conseguir produzi-lo em casa, você deve ter:

  • Feltro nas cores, preferencialmente, amarelo, marrom, vermelho, azul, salmão e verde
  • Agulha de ponta fina
  • Linha para bordar nas cores, preferencialmente, preto, marrom, amarelo, azul e verde
  • Alfinetes
  • Linha mais grossa

Antes de mais nada, você precisa cortar os moldes de cada elemento. Com o amarelo corte uma casinha e com o marrom apenas um contorno para ela. Já com o azul e o verde faça os corpos de Maria e José.

Ainda com o amarelo faça duas bolinhas e uma estrela. E com o restante do marrom, faça o molde de manjedoura. Por fim, corte um coração com o feltro vermelho.

Agora com todos os moldes cortados, comece costurando as bolinhas nos corpos de Maria e José, elas serão os rostos dos personagens. Para finalizá-los, faça um nó com linha preta representado os olhos.

Em seguida, costure a parte marrom ao redor da casinha amarela, dando a impressão de teto. Aproveite e aplique a estrela no alto. No espaço central da cabana, costure Maria e José nas laterias e o manjedoura no meio deles. Em cima do berço simples, coloque o coração. O resultado do presépio de Natal é lindo. (6)

(Foto: Reprodução | Como Fazer Artesanatos/Pinterest)

(Foto: Reprodução | Como Fazer Artesanatos/Pinterest)

(Foto: Reprodução | Como Fazer Artesanatos/Pinterest)

(Foto: Reprodução | Como Fazer Artesanatos/Pinterest)

(Foto: Reprodução | Como Fazer Artesanatos/Pinterest)

(Foto: Reprodução | Como Fazer Artesanatos/Pinterest)

Referências

1. NERY, Israel José. “Natal: Teologia, tradição, símbolos”. Editora Santuário. 1ª edição, 2004.
2. Bíblia Online. Disponível em: https://www.bibliaonline.com.br/acf/lc/2.
3. CARMO, Basília Nossa Senhora do. “Oração diante do presépio”. Arquidiocese de Campinas, Campinas, São Paulo. Disponível em: http://www.basilicadocarmocampinas.org.br/presepio.htm.
4. DIGITAL, ACI. “Ao colocar o menino Jesus no presépio, reze em Família”. 23 de dezembro de 2015. Disponível em: https://www.acidigital.com/noticias/ao-colocar-o-menino-jesus-no-presepio-reze-em-familia-99051.
5. ARTESANATOS, Como fazer. “Como fazer presépio de Natal artesanal”. 30 de outubro de 2012. Disponível em: https://www.comofazerartesanatos.com.br/como-fazer-presepio-de-natal-artesanal/.
6. ARTESANATO, Revista. “Como fazer um presépio de feltro simples e delicado”. Disponível em: https://www.revistaartesanato.com.br/como-fazer-um-presepio-de-feltro. Acesso em 12 de dezembro de 2018.

Sobre o autor

Avatar
Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.