Primeira brinquedoteca do mundo surgiu há mais de 80 anos

As brinquedotecas são espaços que reúnem diversas coleções de jogos, brinquedos, livros e gibis, que podem ser utilizadas gratuitamente por qualquer pessoa, desde crianças, passando por adolescentes e até os adultos. Muitas escolas mantêm estes espaços, a fim de desenvolver a autonomia e a criatividade das crianças e pré-adolescentes.

O surgimento da brinquedoteca

A ideia de brinquedoteca surgiu primeiramente em Los Angeles, em 1934, com o objetivo de resolver o problema de uma loja de brinquedos. As crianças de uma escola municipal estavam roubando os brinquedos da loja e, com isso, foi criado um serviço de empréstimo de brinquedos, como um recurso comunitário. Na década de 60, esse método espalhou-se para a Europa.

Em 1963, na Suécia, surgiu a primeira “Lucoteca”; e em 1967, na Inglaterra, surgiram as “Bibliotecas de Brinquedos”.

No Brasil, foi inaugurado o centro de habilitação da Apae, em São Paulo, no ano de 1971. Já a primeira brinquedoteca surgiu em 1981, com a criação da Primeira Brinquedoteca Brasileira na Escola, em Indianópolis, também em São Paulo.

Quais são os objetivos das brinquedotecas?

Existem diferentes tipos de brinquedotecas, de acordo com a necessidade de cada local. Nas escolas e creches, os professores e outros profissionais da Educação utilizam o espaço com objetivo pedagógico, proporcionando a interação entre os alunos, aperfeiçoando a coordenação motora e criando um ambiente mais descontraído do que o das salas de aula tradicionais.

Nas comunidades ou bairros, as brinquedotecas servem para estimular as relações dos vizinhos; nos hospitais, estes espaços ajudam a amenizar o sofrimento das crianças internadas; nas universidades, servem como espaço de pesquisa acerca do comportamento infantil; nas bibliotecas e centros culturais, a brinquedoteca funciona como um espaço de incentivo à leitura.

Independentemente do tipo de brinquedoteca, algumas de suas funções são as seguintes: a socialização, com o estímulo de atividades individuais e coletivas; o desenvolvimento da inteligência e da atenção; a maior autonomia da criança; a valorização do brinquedo como meio de desenvolvimento intelectual e social; e o enriquecimento das relações familiares.

As brinquedotecas também são uma maneira ecológica para reaproveitar os materiais, pois recebem doações de brinquedos que alguém poderia jogar no lixo.

As características da brinquedoteca

Existem diversos brinquedos e jogos disponíveis e que são utilizados nas brinquedotecas, sendo que os mais procurados são o gamão, xadrez, dama, ludo, dominó, banco imobiliário, ursinho de pelúcia e outros. Os adultos que frequentam estes espaços geralmente são atraídos pelos jogos de tabuleiro.

Embora sejam de diferentes tipos e sirvam a diferentes funções, as características de uma brinquedoteca são as mesmas: são espaços com brinquedos e jogos que preparam um espaço do “faz de conta”, que estimulam a criatividade da criança e adolescente, e demonstram o afeto pelo período da infância.

Nestes espaços, a criança vive diversas atividades lúdicas, se conhece melhor a aprende a representar o mundo exterior.

Sobre o autor

Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.