11 principais cidades da Itália para turismo

Neste artigo, você conhecerá 11 principais cidades da Itália para turismo. Como você já deve saber a Itália fica no centro-sul da Europa e é um dos países mais turísticos do mundo! Berço da antiga civilização romana, a “bota” como também é chamada, concentra tantos lugares fascinantes no seu mapa que fica difícil escolher as melhores cidades italianas para fazer um roteiro pelo país.

Mas claro que fizemos uma seleção incrível dos locais imperdíveis da Itália para você conhecer agora. Confira neste artigo a localização e os principais pontos turísticos desses locais. E buon viaggio!

As 11 cidades mais turísticas da Itália

  • Roma
  • Veneza
  • Florença
  • Verona
  • Pisa
  • Milão
  • Cinque Terra
  • Turim
  • Assis
  • Gênova
  • Siena

Mapa da Itália

Abaixo segue o mapa da Itália para você se situar sobre a localização de cada uma dessas cidades italianas voltadas para o turismo.

Mapa da Itália com a localização das cidades principais

Veja tambémSignificado da bandeira da Itália

Roma

Roma faz parte das 11 principais cidades da Itália para turismo

O Coliseu é o maior símbolo da Itália. Ele está situado em Roma (Foto: depositphotos)

Vamos começar nossa seleção de principais cidades da Itália para turismo com a capital Roma. A Cidade Eterna é mesmo um esplendor. Movida à história, tradição e religiosidade, ela ostenta os pontos turísticos mais importantes da Europa e do mundo inteiro. Veja quais são os passeios turísticos imperdíveis em Roma:

Coliseu

Sem dúvidas, o maior símbolo de Roma e de toda uma época medieval. A grande arena já serviu para embates entre gladiadores e animais e recebia um público de até 70 mil pessoas. O espaço começou a ser construído 7 décadas d. C. e hoje só restam suas ruínas. Ainda assim é possível visitar o espaço e conferir um pedaço tão importante da história da humanidade.

Fórum Romano e Paladino

Esses são dois marcos na história de Roma. O primeiro é o berço do Direto, onde é possível conferir o Arco de Tito, a Basílica Giulia e o Templo de Saturno. Já o segundo espaço fica em uma colina de onde surgiram os primeiros indícios de Roma.

Fontana di Trevi

Outro ponto turístico imperdível em Roma é a Fontana di Trevi. Recentemente reformada, essa fonte se destaca das dezenas que existem em Roma pela sua magnitude e beleza. Vale a pena se amontoar junto aos turistas para jogar uma moedinha nas suas águas, pois diz a tradição que isso garante a sua volta à cidade. Quem não gostaria de arriscar?

Praças ou piazzas

Não dá para descrever o número de praças importantes que Roma possui. Um turista que se preze tem que colocar no seu roteiro pelo menos três, são elas: a Piazza di Spagna, geralmente ornamentada com muitas flores; a Piazza Navona, cuja arquitetura é tipicamente italiana; e a Piazza Venezia, com um monumento lindíssimo no seu centro.

Vaticano

O Estado do Vaticano fica em Roma e é a sede do Catolicismo. Independente da sua religião, não perca essa visita. Ela é histórica, cultural e magnífica. A Capela Cistina e o conjunto de Museus do Vaticano vão deixar você de queixo caído.

Veneza

Veneza faz parte das 11 principais cidades da Itália para turismo

Na imagem é possível ver um dos canais de Veneza e ao fundo a Ponte Rialto (Foto: depositphotos)

Se você pudesse conhecer somente uma cidade em toda a Itália, com certeza diria: vá a Veneza. Isso porque a cidade é única não só no país, mas também no planeta inteiro. Já pensou uma cidade onde carro não entra e todas as fundações dos prédios são dentro da água de uma lago cujas águas vêm do Mar Adriático? Isso mesmo!

Quem já viu uma foto se quer de Veneza sabe que ela fica às margens de grandes canais e todo o seu transporte de pessoas e produtos é feito por barcos. Um deslumbre! Os pontos de interesse no destino são:

Grande canal

Como o próprio nome já diz, o Grande Canal é o principal de Veneza. É ele que fica no centro da cidade e as principais pontes estão sobre ele. Largo e belo, ele tem em ambos os lados construções magníficas.

Piazza de San Marco

É nele que fica a Basílica di San Marco, a Torre do Campanário, a Torre dell”Orologio, o Palácio Ducal e a Piazzetta di San Marco. Ou seja, diversos locais turísticos em um só. Esse espaço da praça vez ou outra é invadido pelas águas e ainda assim continua sendo um maravilhoso atrativo turístico de Veneza.

Ponte Rialto

Considerada uma das pontes mais bonitas do mundo, a Ponte Rialto é de pedra e oferece uma das vistas mais lindas de Veneza. Do alto dela, você verá o vai e vem dos barcos que circulam pelo Grande Canal.

Florença

Florença faz parte das 11 principais cidades da Itália para turismo

A Ponte Vecchio, em Florença, sedia inúmeras joalherias (Foto: depositphotos)

A capital da Toscana italiana é um primor. Florença guarda toda a magia da época medieval com destaque para a natureza exuberante que existe ao seu redor. Destaque para os seguintes locais turísticos:

Ponte Vecchio

A Europa está cheia de pontos significativas. A Ponte Vecchio é mais uma delas. Construída sobre o Rio Arno ela sedia uma série de lojas, a maioria joalheria.

Piazzale Michelangelo

A Piazzale Michelangelo é outro atrativo em Florença, uma das mais famosas cidades italianas. O espaço fica no alto e serve como mirante para os turistas apreciaram de longe a beleza de toda a cidade.

Basílica di Santa Maria del Fiore

Essa é a igreja mais importante de Florença e uma das mais belas de todo o Velho Continente. A Basílica di Santa Maria del Fiore chama a atenção no centro da cidade, principalmente por conta da sua cúpula enorme. Vale a pena conferir esse atrativo.

Veja tambémOs estereótipos italianos, de fato, existem ou não? Descubra

Igreja de Santa Maria Novella

Essa é uma igreja cuja a fachada é bem diferente da que costumamos ver na Europa. Suas paredes externas são talhadas em mármore branco. Por dentro, a igreja reserva muitas obras de arte sacras.

Davi de Michelangelo

Davi de Michelangelo é uma das mais magníficas esculturas feitas pelo artista. A obra tem mais de 5 metros de altura e fica na Galleria dell’Accademia em Florença. Uma parada obrigatória.

Verona

Verona faz parte das 11 principais cidades da Itália para turismo

O ponto turístico mais famoso de Verona é a Casa de Julieta (Foto: depositphotos)

A cidade de Verona é um dos destinos mais românticos da Itália. E não é para menos, a cidade carrega a lenda de uma das histórias de amor mais emblemáticas do mundo: Romeu e Julieta. Verona foi palco do romance trágico escrito por William Shakespeare. Os passeios imperdíveis são:

Casa de Julieta

O ponto turístico mais famoso de Verona é a Casa de Julieta. Ela funciona como um museu que mostra como era a casa descrita por Shakespeare, as vestes, utensílios de cozinha entre outros. A sacada de Julieta é o espaço mais disputado pelos turistas. Além de uma estátua da apaixonada, cuja lenda diz que se você tocar em um dos seus seios, terá sorte no amor. Deu para imaginar o tamanho da fila que se forma, não é?

Arena

A Arena de Verona é um anfiteatro romano conhecido pelo seu estado de preservação. O local é muito utilizado para realização de grandes eventos culturais em Verona.

Pisa

Pisa faz parte das 11 principais cidades da Itália para turismo

Na imagem é possível ver a Torre de Pisa e a Catedral de Pisa (Foto: depositphotos)

Pisa é uma das principais cidades da Itália para turismo graças à torre inclinada que fica em seu território. Por conta disso, ela recebe uma grande quantidade de visitantes interessados em ver de perto esse monumento.

Torre de Pisa

A torre inclinada é a grande responsável por ter botado essa cidade italiana no mapa turístico da Itália. Localizada no centro de Pisa, essa construção não deu certo do ponto de vista estrutural e sofreu uma inclinação de 3,99 graus.

Batistério de Pisa

Esse espaço fica na Praça dos Milagres, onde também está a torre inclinada. Ele faz parte do complexo que é considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Chama atenção os detalhes da construção.

Catedral de Pisa

Esse é o terceiro prédio que faz parte do complexo onde está a Torre de Pisa. A Catedral é monumental. Cheia de detalhes, branca e sua parte interna também reserva agradáveis surpresas aos visitantes.

Veja também: A Torre de Pisa, na Itália, corre o risco de cair?

Milão

Milão faz parte das 11 principais cidades da Itália para turismo

A Duomo de Milão é uma igreja inspirada no estilo gótico (Foto: depositphotos)

Milão é a capital da moda. E por conta disso, dar uma passada por ela é imperdível. Isso porque ela mistura o moderno e o antigo em locais turísticos que valem a pena a sua visita.

Duomo de Milão

Esse é o principal cartão-postal de Milão. A Duomo é a igreja central. Inspirada no estilo gótico, ela recebe inúmeros visitantes que podem subir nas suas torres para uma vista panorâmica dessa parte da cidade. Ela tem 157 metros de comprimento e 109 metros de largura.

Galeria Vittorio Emanuelle

Essa galeria é tão grande que funciona como uma rua. Indo por ela você chegará na praça onde fica a Duomo de Milão. A Galeria Vittorio Emanuele II é toda feita em ferro e vidro, cheia de lojas e restaurantes super charmosos.

Cinque Terre

Cinque Terre faz parte das 11 principais cidades da Itália para turismo

Os casarios coloridos encravados nas rochas nos penhascos à beira-mar de Cinque Terre (Foto: depositphotos)

As “cincos terras” fazem parte da La Spezia. Esse trecho de terra banhando pela costa italiana da Ligúria é uma das paisagens mais bonitas da Itália. Graças aos casarios encravados nas rochas nos penhascos à beira-mar.

Riomaggiore

Ao longe, o Castello di Riomagiore já se destaca na paisagem dessa vila italiana. Fundada pelos Gregos, Riomaggiore é uma das mais visitadas das Cinque Terre. E tem de tudo um pouco: até uma praia excelente para banho.

Manarola

Manarola é vizinha de Riomaggiore e possui um legado de vitinicultura. Existem vinícolas que podem ser visitadas e degustações de vinhos em inúmeras propriedades. Os visitantes também podem incluir no roteiro uma visita à Basílica di San Lorenzo, construída em 1338.

Corniglia

Corniglia é a menor vila das Cinque Terre. É a única das Cinque Terra que não pode ser acessada de barco, mas existe trem até ela. Para visitar, a Igreja de São Pedro é uma opção.

Vernazza

Suas casas coloridas são o que mais chama a atenção em Vernazza. O Castelo Doria e os restaurantes dessa cidadela são atrativos magníficos para os turistas.

Monterosso al mare

Nessa última parada nas Cinque Terre, você pode conferir as praias Vila Antiga e Fegina. Além da Igreja de San Giovanni Battista, construída em 1244.

Turim

Turim faz parte das 11 principais cidades da Itália para turismo

A Mole Antonelliana mede 167,5 metros e é o cartão-postal de Turim (Foto: depositphotos)

Turim ou Torino é uma cidade fantástica. Ela é uma das principais cidades da Itália para turismo, principalmente pelo seu caráter religioso. Entenda o por quê.

Mole Antonelliana

A Mole Antonelliana é o cartão-postal de Turim. Tem 167,5 metros de altura. Na sua base funciona o Museu do Ressurgimento Italiano.

Rio Po

Outra atividade prazerosa para fazer em Turim é passear pelas margens do Rio Po. Uma dica especial é fazer isso com uma bike! Você poderá percorrer mais bairros da cidade.

Catedral de Turim

O principal ponto de interesse dessa catedral é o Santo Sudário. O pano teria enrolado Jesus Cristo depois de morto e antes de ressurreição. Nela, fica exposto uma réplica e o verdadeiro só é exposto em ocasiões raras.

Assis

Assis faz parte das 11 principais cidades da Itália para turismo

A Basílica de São Francesco é considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco (Foto: depositphotos)

Assis também se destaca pelo aspecto religioso e também pode ser uma cidade medieval da Itália. O que ver em Assis:

Basílica de São Francesco

É o santo São Francisco de Assis o maior expoente da pequena cidade italiana. Em Assis fica um complexo religioso que é considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Basílica de Santa Clara

Clara foi a companheira de missão de São Francisco e também ganhou um espaço dedicado à ela. É a Basílica de Santa Clara que contém as relíquias dela junto ao crucifixo que, segundo, a história de São Francisco, teria falado com o santo pedindo para que ele construísse a sua igreja.

Veja também: Imigração italiana para o Brasil – História

Gênova

Gênova faz parte das 11 principais cidades da Itália para turismo

A Cattedrale di San Lorenzo possui inúmeros afrescos, esculturas e vitrais (Foto: depositphotos)

Essa cidade tem como maior destaque o seu porto. Durante milhares de anos foi um dos mais importantes do mundo, uma porta da Europa para o mundo. Conheça:

Aquário de Gênova

Já que estamos em uma cidade portuária, nada mais justo do que começar o passeio por um aquário. O “Acquario di Génova” expõe uma quantidade grande de animais marinhos, como: tubarões, peixes, arraias, pinguins, leões marinhos.

Cattedrale di San Lorenzo

Estamos na Itália e o que não falta pelas principais cidades da Itália para turismo é igreja. Por isso, você tem que visitar a Catedral de São Lourenço. Ela fica na Piazza Ferrari e é cheia de afrescos, esculturas e vitrais impressionantes.

Siena

Siena faz parte das 11 principais cidades da Itália para turismo

O principal atrativo turístico de Siena é a Piazza del Campo (Foto: depositphotos)

Siena fica na região da Toscana italiana. Ela é considerada uma cidade medieval da Itália, pois conserva muito das suas ruazelas iguais à Idade Média. A cidade histórica é considerada Patrimônio Mundial pela Unesco.

Piazza del Campo

Esse é o principal atrativo turístico de Siena. A Piazza del Campo é o coração pulsante da cidade onde se realizam diversos eventos. O mais interessante da cidade como um todo é apreciar a vista e as construções históricas.

Turismo na Itália

Deu para perceber que quando o assunto é turismo na Itália as opções são tantas que fica até difícil incluir tudo em uma viagem só, não é? Aproveite esses destinos e considere voltar a eles quantas vezes quiser! Realmente, são cidades lindas e cheias de história!

Sobre o autor

Avatar
Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.