Professor aposentado cria biblioteca ambulante para crianças sem acesso à leitura

Antonio de Cava. Este é o nome do professor de literatura que, quando se aposentou, simplesmente não quis ficar em casa e largar a paixão pelos livros. Pelo contrário, ele resolveu canalizar a sua paixão por livros para beneficiar crianças que moram em aldeias italianas de acesso difícil. E foi aí que nasceu o projeto da biblioteca ambulante, a “Bibliotemotocarro

O projeto da ‘Bibliotemotocarro’

Professor aposentado cria biblioteca ambulante para crianças sem acesso à leitura

Foto: Divulgação/ Bibliotemotocarro

Dotada de aproximadamente 700 livros, a biblioteca sobre rodas idealizada por Cava surgiu em 2003. A mesma já circulou por mais de 500 quilômetros em várias regiões da Itália. O projeto não possui nenhum tipo de incentivo financeiro de ONG e nem mesmo do governo. Todo o custo da Bibliotemotocarro fica inteiramente a cargo do professor aposentado.

“Eu sempre acreditei que as crianças devem ter a oportunidade de aprender coisas interessantes em todos os lugares, não apenas enquanto estão na escola”, ressalta Cava.

Recepção do público

Similar a um caminhão de doces ou sorvete. É assim como a biblioteca móvel chega e é recebida nos vilarejos italianos. A mesma desembarca com música nas localidades, provocando alarde e entusiasmo por parte das crianças que logo se interessam pela ideia.

Sobre o autor

Avatar
Jornalista (MTB-PE: 5833), formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelo Centro Universitário UniFavip/Wyden, com experiência em rádio, TV, impresso, web, assessoria de comunicação política e Marketing. Além da iHaa Network, já atuou no portal G1, no Sistema Jornal do Comércio de Comunicação (na TV Jornal/SBT, Rádio Jornal e portal NE10), e também no antigo Jornal Extra de Pernambuco.