Projeto Copa do Mundo para Educação Infantil

Desenvolver um projeto Copa do Mundo para a educação infantil é uma forma de incluir os estudantes no espírito da competição. Além disso, é uma oportunidade de ensinar grandes lições para a meninada sem deixar de lado disciplinas como matemática, história, geografia e português.

Quer saber como isso é possível? Veja neste artigo como montar um projeto para o mundial de futebol para aplicar em sala de aula com a meninada. Saiba como debater o tema nos eixos Linguagem Oral e Escrita, Identidade e Autonomia, Corpo e Movimento, Natureza e Sociedade, Plástica, Musical, Geografia etc.

Objetivos de um projeto copa do mundo para Educação Infantil

A ideia de um projeto copa do mundo para Educação Infantil é fazer com que as crianças identifiquem, inicialmente, as palavras, letras e cores. Também é ideal que elas se percebam como integrantes de uma nação e uma cultura, além de reconhecerem a existência de outras tantas.

No projeto Copa do Mundo para Educação Infantil é possível abordar o tema em todas as áreas

As crianças podem aprender a partir da temática da Copa diversas disciplinas (Foto: depositphotos)

É crucial ainda que os alunos interajam entre si e com a herança cultural e histórica de um evento esportivo desse porte. Assim, elas saberão valorizar a atividade física, música e geografia, entre outras conquistas relacionadas a um projeto como esse. Confira agora como cada área do ensino pode se beneficiar do tema copa do mundo.

Projeto Copa do Mundo: Música

Você pode trabalhar a copa do mundo em sala de aula com música. O primeiro elemento a ser exibido pode ser o hino nacional que é executado antes de cada partida de futebol. Para isso, prepare o ambiente e ajude a criançada a entrar no clima mais patriota.

Existem ainda muitas músicas da época da copa que podem ser trazidas para sala de aula. Procure estimular o uso de instrumentos musicais, como pandeiros, baterias, chocalhos e outros elementos.

Veja também: Descubra quais os benefícios de estudar música

Projeto Copa do Mundo: Linguagem Oral e Escrita

A copa do mundo é uma oportunidade incrível para intensificar o conhecimento sobre a linguagem oral e escrita. O docente pode explorar bastante os nomes dos jogadores e dos times por meio de joguinhos de montar as palavras.

Além disso, os estudantes do ensino infantil podem relacionar as letras aos times da competição, além de escrever e ler os nomes dos jogadores brasileiros.

Projeto Copa do Mundo: Geografia

Ter conhecimento básico da localização geográfica dos países mais famosos ou saber o nome do país que sedia a copa também é um ótimo estímulo para que as crianças desenvolvam a noção de espaço e organização política.

Dá para aproveitar e brincar com as bandeiras de cada país, com suas cores e até seus territórios geográficos. Essa atividade é mais indicada para as crianças que já estão maiorzinhas.

Projeto Copa do Mundo: Identidade e Autonomia

Durante a realização da copa do mundo, as atividades em sala de aula podem intensificar o conhecimento das crianças em identidade e autonomia. Essa noção pode fazer parte do projeto no qual elas tenham como missão identificar na sua nacionalidade e as letras que formam o nome do Brasil.

A depender da idade da turma, o professor pode estimular as crianças a identificarem visualmente o nome de alguns jogadores e relacioná-los ao próprio nome. É interessante também muitos recursos visuais.

Veja tambémCopa do Mundo: a organiza?

Projeto Copa do Mundo: Corpo e Movimento

Essa é a maneira mais autêntica de trazer o tema copa do mundo para a educação infantil. Para isso, promova jogo de futebol entre os estudantes e coloque todo mundo para se movimentar.

O projeto Copa do Mundo pode ser direcionado para crianças de diversas faixas etárias

Noções de nacionalidade, bandeiras e línguas diferentes podem ser exploradas nessa temática (Foto: depositphotos)

É fundamental esclarecer a importância do condicionamento físico e como a prática de atividades físicas promovem a saúde e beneficiam o organismo. Use acessórios e conte com a orientação de um educador físico para traçar o plano de aula inspirado na copa do mundo.

Projeto Copa do Mundo: Matemática

Dá para estimular a matemática inspirando-se na copa do mundo. Logo, é bastante fácil envolver a garotada na contagem dos jogadores do time, na identificação de quantos países estão envolvidos no campeonato.

No número de partidas, na duração dos jogos ou até mesmo na contagem dos títulos de cada país. Você pode utilizar recursos como tabelas, bolinhas ou outros acessórios que ajudem a contabilizar.

Projeto Copa do Mundo: Artes

A copa do mundo tem muitos elementos gráficos e plásticos que podem ser explorados em sala de aula junto aos alunos da educação infantil.

A começar pelos desenhos: dá para ilustrar campos de futebol, bandeiras, cartazes e se inspirar no mascote de cada edição. A massinha de modelar pode ser utilizada para representar jogadores ou bolas de futebol e o recorte de papeis coloridos para montar cenários, estádios e bandeiras.

Veja também: Quais foram as finais da Copa do Mundo de Futebol

Projeto Copa do Mundo: Nutrição

Como falar em nutrição e copa do mundo ao mesmo tempo? É só abordar o assunto falando sobre a importância da alimentação para o bom desempenho dos atletas e como os ingredientes certos podem ajudar a formar grandes campeões.

Diante disso, vale falar sobre os alimentos mais saudáveis como frutas, verduras e outros ingredientes naturais. Você pode até montar um cardápio com a meninada para os jogadores, além de falar sobre culinária típica de alguns países.

Projeto Copa do Mundo:  Português

Essa disciplina também pode se apropriar da eventualidade de uma copa do mundo para espalhar conhecimento na educação infantil. Prova disso, são as rodas de conversa que a meninada pode fazer entre si.

O professor deve levar revistas e jornais para o manuseio em sala de aula, leitura e identificação das letras. É válido também abordar o idioma nacional e os internacionais para familiarizar as crianças com outras línguas.

Projeto Copa do Mundo:  Sociabilização

O futebol é uma ótima desculpa para sociabilizar as crianças entre si e até com outras turminhas. Juntar toda a garotada para trocar informações sobre o campeonato, times, uniformes, bandeiras e outros elementos ligados ao mundial.

Através de elementos gráficos é possível aprender sobre culturas e costumes diferentes

Colagens e recorte de papeis podem ilustrar elementos que compõem uma Copa (Foto: depositphotos)

Também é o momento ideal para trazer a convivência familiar para dentro da aula. Que tal pedir para os alunos descreverem como seus familiares participam da copa? Peça para a criança fazer registros ou relatar suas experiências com os jogos da copa.

Projeto Copa do Mundo:  História e tradição

A copa do mundo é um evento à nível mundial e nada mais justo do que trazer isso para seus alunos. Contar um pouco da história do campeonato e as conquistas brasileiras é uma ótima ocasião para reviver a tradição esportiva.

Na educação infantil você pode trabalhar com imagens e até vídeos sobre o evento, trazendo os momentos mais marcantes para o conhecimento da meninada, de forma mais lúdica.

Veja também: Ideologia de gênero nas escolas; saiba o que é

Copa do mundo para Educação Infantil

Você percebeu como um projeto bem formulado pode ser aplicado em diversas disciplinas e áreas de conhecimento? Mesmo com um tema tão exclusivo como copa do mundo pode trazer grandes lições para a meninada, em todas as áreas!

Por isso, aproveite todo o apelo que esse evento esportivo tem para ensinar aos alunos conteúdos sobre português, matemática, artes, nutrição, música etc.

Sobre o autor

Avatar
Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.