Quais foram as finais da Copa do Mundo de Futebol

Você sabe quais foram as finais da Copa do Mundo? As finais da Copa do Mundo de Futebol da Fifa, a Federação Internacional de Futebol, são eventos que mobilizam milhares de pessoas ao redor do mundo. Elas ultrapassam os limites esportivos e geram muitas receitas para as cidades que as sediam. Descubra neste artigo quais foram as finais da copa do mundo e quem faturou os títulos mundiais.

Os números do evento como um todo são realmente impressionantes. Para você ter uma ideia, quando a copa foi realizada no Brasil em 2014, foram mais de 30 bilhões injetados na economia brasileira durante a realização dos jogos. Esse impacto econômico adicionou quase 10 bilhões ao PIB nacional daquele ano.

Ao todo, já foram mais de 20 finais da Copa do Mundo realizadas em diferentes países de três continentes, a América do Sul, Europa, África e Ásia. Confira agora os placares dessas disputas mundiais e saiba quem levou a taça para casa.

Importância das finais da copa do mundo

Não só as finais da Copa do Mundo, mas o evento como um todo tem uma importância histórica, esportiva e até cultural. Ele foi idealizado em 1928, pelo francês Jules Rimet, e sua primeira edição ocorreu dois anos mais tarde, em 1930.

As finais da Copa do Mundo de Futebol acontecem a cada quatro anos

A primeira edição da Copa do Mundo de Futebol aconteceu em 1930, no Uruguai (Foto: depositphotos)

Inicialmente, 13 times se enfrentaram no Uruguai: o país sede, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Peru, Bélgica, França, Iugoslávia, Romênia, México e Estados Unidos.

A regra da primeira edição dos jogos era no formato de uma fase de grupo, uma fase de eliminação com um jogo contando com quatro equipes. Com o passar dos anos, isso foi se aperfeiçoando até chegar aos moldes que temos hoje: uma fase de grupos e uma fase de eliminação com dezesseis equipes.

A cada 4 anos, as equipes caem em campo, exceto entre 1942 e 1946, quando a 2ª Guerra Mundial eclodiu e arrastou milhares de pessoas para os conflitos armados. Já foram duas dezenas de finais e cada dia mais o evento se fortalece.

Veja também: Conheça a Uefa, União das Federações Europeias de Futebol

A final acontece assim: duas equipes se enfrentam durante 90 minutos. Caso fique empatado, um prorrogação de 30 minutos é concedida. Caso o placar não se modifique, é hora de partir para os pênaltis e quem fizer mais gols, é a campeã.

Em todas as edições da Copa, 77 países jogaram ao menos um vez, e 12 delas disputaram as finais, sendo 3 da América do Sul e 9 da Europa. O Brasil é o país que mais tem títulos no campeonato mundial. Foram cinco até o momento. Depois dele, vêm a Alemanha e Itália, ambas são tetras.

A Argentina e o Uruguai são bi-campeões e a Inglaterra, Espanha e França já venceram uma vez cada uma a Copa do Mundo. Descubra agora quais foram as finais dessa importante disputa mundial.

Jogos das finais da Copa do Mundo

1ª final da Copa do Mundo

O ano era 1930 e 13 países participaram da primeira Copa do Mundo no Uruguai. A final foi entre Uruguai e Argentina, teve 6 gols, sendo 4 para o país sede. O jogo ocorreu no Estádio Centenário, em Montevidéu, e reuniu 68.346 pagantes.

Veja também: Conmebol, importante torneio do futebol sul-americano

2ª final da Copa do Mundo

Em 1934, a Itália foi a sede da 2ª Copa do Mundo. Mantendo a tradição da edição anterior quando o país sede levou o título, ela saiu vitoriosa em 2 a 1 contra a Tchecoslováquia. O confronto ocorreu no Stadio Nazionale em Roma, com um público de 55 mil pessoas.

3ª final da Copa do Mundo

Em 1938, a final da 3ª Copa do Mundo aconteceu no Estádio Olímpico Yves-du-Manoir em Paris na França. A Itália conquistou o seu bi-campeonato fazendo 4 gols contra 2 da Hungria. Um público de 45 mil pagantes assistiu o jogo.

4ª final da Copa do Mundo

Depois da pausa alongada pela 2ª Guerra Mundial, a final de Copa do Mundo voltou a acontecer em 1950 na Rio de Janeiro, no Brasil. Dessa vez, o Uruguai fez 2 a 1 no país sede, que perdeu a taça. 173.850 pagantes foram assistir a final.

5ª final da Copa do Mundo

Em 1954, a Alemanha venceu por 3 a 2 a final contra a Hungria. O estádio de Wankdorfstadion localizado em Berna, na Suíça, sediou a 5ª final da Copa do Mundo. Sob os olhares de 62.500 pagantes.

6ª final da Copa do Mundo

A Suécia sediu a 6ª final da Copa do Mundo em 1958, que teve como resultado o Brasil campeão com 5 gol em cima do país sede. A disputa aconteceu no estádio de Råsunda, na cidade sueca de Solna. 49.737 pagantes assistiram o jogo.

7ª final da Copa do Mundo

A 7ª final da Copa do Mundo aconteceu em 1962 entre o Brasil e Tchecoslováquia. Foram 3 a 1 para a nação tupiniquim, que foi aos gramados do Estádio Nacional da cidade de Santiago do Chile. 68.679 pessoas torceram pela disputa.

8ª final da Copa do Mundo

Em 1966, a Inglaterra ganhou de 4 a 2 para a Alemanha Ocidental no Wembley Stadium, na cidade de Londres na Inglaterra. Um público de 96.924 assistiram a final.

9ª final da Copa do Mundo

O México sediou a Copa do Mundo em 1970 e viu o Brasil golear a Itália com 4 gols, contra 1 do time europeu. O Estádio Azteca, na Cidade do México, recebeu 107.412 torcedores.

Veja também: Entenda o ‘futebolês’, a linguagem do futebol

10ª final da Copa do Mundo

Em 1974, a Alemanha Ocidental venceu por 2 a 1 os Países Baixos no Olympia Stadion em casa, na cidade de Munique, sob a presença de 78.200 torcedores.

11ª final da Copa do Mundo

Em 1978, a Argentina levou a taça depois de ganhar de 3 a 1 dos Países Baixos, no jogo que aconteceu dentro de casa no Estádio Monumental, em Buenos Aires. 71.483 assistiram a final.

12ª final da Copa do Mundo

Em 1982, aconteceu a 12ª final da Copa do Mundo em Madrid, na Espanha. A Itália venceu a Alemanha Ocidental por 3 a 1, no estádio de Santiago Bernabéu, diante de um público de 90 mil pessoas.

13ª final da Copa do Mundo

Em 1986 a Argentina venceu de 3 a 2 a Alemanha Ocidental, no Estadio Azteca, na Cidade do México. Mais de 100 mil pessoas assistiram a final.

14ª final da Copa do Mundo

Em 1990, a Alemanha venceu de 1 a 0 a Argentina. No Stadio Olimpico em Roma, na Itália. 73.603 pessoas pagaram para ver a disputa.

15ª final da Copa do Mundo

Em 1994, o Brasil venceu a Itália depois de uma disputa que foi aos pênaltis no estádio Rose Bowl, na cidade de Pasadena, nos Estados Unidos. 94.194 pessoas assistiram às apresentações.

16ª final da Copa do Mundo

Em 1998, a França venceu o Brasil de 3 a 0 em casa. No Stade de France, na cidade Saint-Denis. 80 mil pessoas assistiram a 16ª final da Copa do Mundo.

17ª final da Copa do Mundo

Em 2002, o Brasil volta a uma final da Copa do Mundo e venceu a Alemanha por 2 a 0 no estádio de Yokohama Kokusai Sōgō Kyōgi-jō, na cidade de Yokohama, no Japão. Foram 69.029 pagantes.

Veja também: Tragédias aéreas que marcaram a história do futebol mundial

18ª final da Copa do Mundo

Em 2006, a Itália e França empataram a final na cidade de Berlim, no Olympia Stadion. O primeiro venceu a disputa nos pênaltis, diante de um público de 69.000.

19ª final da Copa do Mundo

Em 2010, a Espanha ganhou a 19ª final da Copa do Mundo dos Países Baixos no estádio Soccer City, na cidade de Johannesburgo, na África do Sul. 84.490 pessoas assistiram a partida decisiva.

20ª final da Copa do Mundo

Em 2014, a Alemanha venceu a Argentina de 1 a 0 no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. 74.738 pagantes assistiram a disputa.

Veja também: A história da centenária Copa América de Futebol

Sobre o autor

Avatar
Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.