Quais os significados das cores? Como o cérebro reage a elas?

Você já parou para se perguntar como as cores se formam? De uma maneira rápida, as cores são percepções dos olhos ao captarem as ondas eletromagnéticas refletidas em determinadas superfícies.

Dependendo do tamanho da onda ou de seu comprimento, as cores variam. Quando a informação chega até o cérebro, as reações são diversas e vão estar relacionadas a cada cor.

Isto ocorre porque o cérebro reage de forma diferente dependendo da cor que chega até ele. Cada uma possui um significado específico e por isso causa divergentes sentimentos no indivíduo. Neste artigo, você pode conferir os possíveis significados de 11 cores, do preto ao branco, passando pelos tons mais claros até os mais escuros.

Os significados das cores

Quais os significados das cores?

Foto: depositphotos

Branco

De uma maneira geral o branco significa paz, clareza, purificação e inocência. É muito relacionado ao estado de equilíbrio, pois ajuda os indivíduos a alcançarem um estado de calma. Contudo, dependendo da cultura, pode ter uma interpretação diferente, pois enquanto o Ocidente acredita que o branco simboliza a alegria, o Oriente o relaciona com o luto.

Preto

Comumente utilizado para simbolizar a morte, o isolamento, a depressão e a solidão, o preto possui ainda um outro lado. Esta cor, extremamente escura, pode ser utilizada para dar sofisticação e elegância aos objetos, ambientes e até mesmo em pessoas.

Amarelo

Quando pensamos em elementos da cor amarela, logo vem a mente o Sol. Isto porque o significado desta cor está muito relacionado ao astro do sistema. Assim, é possível dizer que o amarelo simboliza calor, luz, claridade e prosperidade. Além disso, essa cor também pode estar associada ao raciocínio, criatividade, felicidade e otimismo.

Azul

Considerada uma cor fria, o azul é relacionado, muitas vezes, à monotonia. Porém, de uma maneira geral, o azul é associado à tranquilidade, serenidade e harmonia. Estes são sentimentos que surgem quando olhamos para o céu ou quando admiramos o mar e suas grandezas, por exemplo.

Verde

Frescura, calma, vigor e equilíbrio, estas são as reações provocadas ao ver o verde. Não é a toa, por exemplo, que essa cor é encontrada na natureza. Isto porque, quando estamos rodeados de verde, sentimos o corpo mais enérgico, a saúde revigorada e a mente mais cheia de vida. Juventude, vigor e esperança são utilizados como significados do verde.

Rosa

O rosa em si indica delicadeza, romantismo e carinho. Pode ainda transmitir a sensualidade e a beleza, tudo ao mesmo tempo. Além destes aspectos, a cor é doce e simboliza muito bem um mundo encantado e a ternura.

Vermelho

A cor da paixão, romance, amor, calor e cumplicidade. Ela representa muito bem o sentimento de desejo, liderança e conquista. Porém, não são apenas esses significados que o vermelho possui, isto porque ele pode ser usado para representar violência, virilidade, guerra, confronto e sangue.

Laranja

A mistura entre vermelho e amarelo resulta no laranja e ele significa vitalidade, alegria e prosperidade. Muitos estudiosos também o associam ao sucesso, espontaneidade, otimismo e ação. Laranja ainda consegue transformar um ambiente em um lugar acolhedor, que aproxima pessoas e as deixam confortáveis. Porém, é necessário utilizá-la com precaução, evitando que o exagero transmita desgosto.

Roxo

Quando alguém quer representar bruxas ou um universo repleto de mistérios, o roxo é uma cor que não pode faltar. Isto ocorre devido aos significados e simbologias que esta cor possui, como misticismo, mistério, magia e melancolia. Além disso, roxo tem uma associação comum à espiritualidade.

Marrom

Maturidade, estabilidade e responsabilidade. Estes são alguns dos possíveis significado do marrom. Além disso, esta cor pode simbolizar firmeza e segurança, por esta razão pode transformar qualquer ambiente em um lugar confortável e agradável.

Cinza

Esta cor é considerada neutra, por isso há uma relação de ausência de sentimentos. Sólido, o cinza é usado para sofisticar elementos. Apesar disso, muitos ainda acreditam que a cor remete à solidão, tristeza e depressão.

Sobre o autor

Avatar
Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.