Quais os tipos de forró e suas características

O Forró é um ritmo típico do Nordeste do Brasil. O seu auge acontece durante as festas juninas, cujas maiores expressões acontecem na cidade de Caruaru, em Pernambuco, e em Campina Grande, na Paraíba.

Entretanto, é possível escutar e dançar forró em qualquer época do ano nessa região. O ritmo se caracteriza pela presença de sanfona, triangulo e zabumba, mas já existem outras variações que conheceremos abaixo. Já a dança é marcada por dois passos, “um para um lado e outro para o outro”.

De acordo com o blog de ‘Feliciano do Acordeon’, o forró está associado a outros ritmos nordestinos como baião, xaxado e com o xote, que tem origem na Europa. O artigo explica que “o forró possui semelhanças com o toré e o arrastar dos pés dos índios, com os ritmos binários portugueses e holandeses, porque são ritmos de origem europeia a chula, denominada pelos nordestinos simplesmente “forró”, xote e variedades de polcas europeias que são chamadas pelos nordestinos de arrasta-pé ou quadrilhas. A dança do forró tem influência direta das danças de salão europeias, como evidencia nossa história de colonização e invasões europeias”.

Luiz Gonzaga é o maior nome do forró nordestino

O forró universitário é apreciado pelo público mais jovem (Foto: Reprodução | Folha de Caruaru)

Os tipos do Forró

O forró é um ritmo típico do Nordeste do Brasil, mas o restante do país já o adotou. Por isso mesmo surgiram alguns estilos diferenciados de aproveitar esse ritmo. Cada qual se encaixa em um determinado grupo de pessoas que tiram dele o melhor proveito e garantem diversão. Vamos conhecê-los?

Veja também: A origem do axé music, gênero musical brasileiro

Forró Pé-de-Serra

Esse é o principal e mais tradicional estilo do forró. Geralmente, ele é formado por três músicos que tocam triângulo, sanfona e zabumba. Podemos dizer que assim nascem o forró com grandes representantes nordestinos como os saudosos Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro e Gonzaguinha.

Forró Universitário

Esse movimento nasceu em São Paulo e conquistou o coração da juventude mais moderna e antenada do Brasil. Formada por integrantes jovens, o Forró Universitário utiliza os instrumentos do pé-de-serra acrescidos de instrumentos como violão e o contrabaixo.

Veja tambémA origem do samba, ritmo tipicamente brasileiro

Os maiores representantes desse estilo são as bandas Falamansa, Flor de Mandacaru entre outras lançadas mais recentemente.

Forró eletrônico

Esse estilo é o mais polêmico entre todos, pois ele faz uso de instrumentos eletrônicos como teclado, bateria e guitarra, inserções inimagináveis no forró pé-de-serra, por exemplo. Também é conhecido por forró estilizado.

O forró eletrônico é muito criticado no meio dos críticos e forrozeiros mais tradicionais, pois se assemelha muito mais ao pop do que ao ritmo caipira. Apesar disso, muitas bandas e cantores fazem fama nesse segmento, como Mastruz com Leite, Aviões do Forró, Wesley Safadão etc.

Veja também: A origem, significado e características do maracatu

Sobre o autor

Avatar
Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.