,

Quais são os tons da cor amarela? 

Relacionado diretamente ao calor, otimismo e a riqueza, o amarelo e seus 115 tons classificados é uma daquelas cores que dividem opiniões quando se trata de gostar ou não do tom, já que é uma coloração muito “chamativa” aos olhos de algumas pessoas.

Considerada uma cor-pigmento primária e cor-luz secundária, o amarelo é fruto da sobreposição do verde com o vermelho.

Mistura do verde com vermelho deu origem ao tom amarelo

Esquema mostrando a tríade de cores primarias aditivas (Foto: Reprodução/Wikimedia Commons)

Os tons da cor amarela

Amarelo seletivo

Não se impressione se nunca ouviu falar nessa tonalidade, porém, não é por sua falta de popularidade que ela não é importante.

O amarelo seletivo é a cor que é utilizada nas lâmpadas de automóveis, já que essa tonalidade melhora a percepção visual por remover da luz emitida o espectro azulado, que é processado com dificuldade pelo olho humano e pode tornar a iluminação difusa na chuva, nevoeiro, neve ou poeira.

Âmbar

Este é um tom de amarelo um pouco aproximado do laranja e que possui esse nome do material produzido por árvores e que possui a mesma nomenclatura.

O amarelo âmbar é muito utilizado em lâmpadas de postes de iluminação e também na iluminação de TV e cinema, por diminuir a intensidade da luz sem alterar tanto a temperatura da iluminação.

Açafrão

Da mesma forma que o âmbar, o amarelo açafrão leva esse nome devido a cor do condimento muito utilizado na culinária não só para dar mais sabor e cor para vários alimentos, como queijos e licores, como também como medicamento alternativo, sendo este normalmente ingerido para esse fim em forma de chá.

Dourado

Fruto da mistura do amarelo, com magenta e preto, o dourado é a cor utilizada para representar o metal ouro, que é o material que dá nome para a tonalidade. Por ser relacionada a um dos metais mais valiosos do mundo, ela é sempre associada à fartura, poder e riquezas.

Etimologia do amarelo

Não existem evidências concretas sobre a origem do nome amarelo, porém, umas das crenças é que ela tenha surgido a partir do termo em latim amarus, que era usado para indicar algo amargo. A relação da cor com o sabor, tem relação com a tonalidade e o gosto da bile, substância liberada pela vesícula biliar.

Significado da cor amarela

Considerada por cerca de 80% das pessoas do mundo como a cor que melhor representa a felicidade, a cor amarela pode ter diversos significados dependendo do contexto em que seus tons são utilizados, ou dos costumes e cultura de um determinado grupo social.

Apesar de normalmente ser uma cor relacionada aos sentimentos positivos como felicidade e otimismo, os tons amarelados também podem ser associados ao desprezo, inveja, hipocrisia, covardia ou traição.

Quais são os tons da cor rosa

A relação entre o amarelo e o Reiki

Praticantes de Reiki, uma doutrina oriental que se baseia na crença da existência de uma energia vital universal (Ki), que pode ser manipulada através das mãos, acreditam que o amarelo possui efeitos espirituais, sendo capaz de regular o poder pessoal, autoestima, força, coragem e autovalorização.

Os reikianos também acreditam que a cor nos influencia fisicamente, estimulando os sistemas nervosos central e autônomo. Também segundo a crença, o amarelo acalma o sistema digestivo, favorece o sistema imunológico, estimula o raciocínio e a memória.

O amarelo na cultura de diferentes países

Na China, o amarelo representa a terra e também é a cor da China Imperial, sendo esta considerada a cor simbólica dos cinco antigos imperadores do país. Enquanto Império, a China tinha seus palácios reais, templos e altares ornamentados em amarelo. Durante aquela época, apenas o imperador podia usar roupas de cor amarela.

Em países de cultura islâmica, o amarelo dourado significa sabedoria, enquanto o amarelo mais opaco remete à traição. Na Europa Medieval, a cor também era associada a traidores, tanto que as portas das casas dos mesmos sempre eram pintadas de amarelo.

Sobre o autor

Jornalista formado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo (UniFavip-DeVry). Possui experiência prática de dois anos na área de produção de textos para web e social media (MTB/PE: 6771). Atualmente trabalha com produção de conteúdo audiovisual para plataformas digitais, sendo as principais os canais do Remédio Caseiro e do Clube para Cachorros, no YouTube.